Cavaleiro da Lua

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

Cavaleiro da Lua | Os principais easter eggs e referências do terceiro episódio

Capítulo lembra Indiana Jones e pode ter introduzido novo tipo de magia ao MCU

Omelete
1 min de leitura
Nico Garófalo
13.04.2022, às 15H17

[Spoilers de Cavaleiro da Lua - “O Tipo Amigável” à frente]

Chegamos à metade de Cavaleiro da Lua e o terceiro episódio da minissérie do Disney+ contou com mais algumas referências ao restante do MCU, aos quadrinhos da Marvel e a outros personagens icônicos da cultura pop.

Abaixo, você confere os principais easter eggs espalhados por “O Tipo Amigável”, terceiro episódio da série:

Layla e Marlene

Marvel Studios/Divulgação

A cena de abertura do episódio desta quarta-feira (13) traz novas informações sobre Layla (May Calamawy) e seu passado. Aqui, descobrimos que ela é filha de um grande arqueólogo que a ensinou tudo o que sabia, levando-a às suas escavações. Essa história - além de seu casamento com Marc (Oscar Isaac) - é bem parecida com a de Marlene, esposa de Spector nos quadrinhos e que também acompanhava o pai arqueólogo em suas explorações.

Nos gibis, Marlene presenciou o assassinato do pai e as tentativas de Marc de salvar seu pai. Ela se apaixonou pelo ex-mercenário e os dois tiveram muitas idas e vindas antes de se casarem e terem um filho. Ainda não se sabe o quanto isso será explorado na minissérie.

Os Caçadores da Arca Perdida

Lucasfilm/Divulgação

Se a cena em que Harrow (Ethan Hawke) e seus seguidores são guiados pelo escaravelho à tumba de Ammit te deu uma sensação de dejá vu, é porque ela recria um momento similar de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, uma das maiores franquias da cultura pop. Assim como no filme, exploradores mal-intencionados vagam o deserto em busca de uma tumba lendária com a ajuda de um artefato dourado.

A grande diferença, é claro, é que, no filme de Steven Spielberg, o herói vivido por Harrison Ford consegue encontrar o esconderijo da arca perdida antes dos nazistas. Em Cavaleiro da Lua, Harrow e seus seguidores chegam na frente de Marc e Layla.

Jake Lockley

Marvel Studios/Divulgação

A terceira personalidade do Cavaleiro da Lua enfim ensaia uma aparição em “O Tipo Amigável”. No terceiro episódio, Marc apaga duas vezes ao perseguir capangas de Harrow e, na segunda, acorda cercado por corpos ensanguentados. Após discutir com Steven e Khonshu, fica claro que há uma persona desconhecida - provavelmente a mesma que conseguiu um encontro para o ex-caixa de loja lá no primeiro capítulo - dividindo o corpo com eles.

O mais provável é que essa personalidade deve ser Jake Lockley, taxista que usa sua proximidade das ruas para conseguir informações sobre criminosos menores que podem levar o Cavaleiro da Lua a chefões do crime. Embora ele não seja do tipo violento nos gibis, vale lembrar que a minissérie do Disney+ já mudou bastante a personalidade de Steven Grant e Senhor da Lua, então não é de se espantar que Jake também passe por alterações ao ser adaptado para as telinhas.

Pirâmide de Gizé

Marvel Studios/Divulgação

Em uma das primeiras cenas do episódio de estreia de Cavaleiro da Lua, Steven adverte uma menina que usou um modelo da pirâmide de Gizé para esconder lixo. Ao ouvir a “bronca”, a garota afirma que não há nada no interior da pirâmide. Em “O Tipo Amigável”, descobrimos que, na verdade, a pirâmide guarda uma câmara de audiências frequentada pela enéade egípcia, que também foi referenciada no primeiro episódio.

A enéade egípcia

Marvel Comics/Divulgação

Conforme dito acima, a enéade egípcia referenciada no primeiro capítulo retorna em “O Tipo Amigável”, mas, desta vez, com nomes e rostos. Encarnando seus respectivos avatares, Hórus, Ísis, Tefnut, Osíris e Hathor recebem Marc e Khonshu, que acusam Harrow de tentar libertar Ammit.

O curioso é que, assim como no pôster do British Museum, a audiência divina é marcada pela ausência de alguns deuses - no caso do novo episódio, Set, Nephthys, Nut, Tem e Geb não apareceram.

Considerando que Russell Crowerevelou que viverá Zeus em Thor: Love and Thunder, não é exagero esperar que essas outras divindades surjam no futuro do MCU, especialmente Set, que já enfrentou Thor e Odin nos quadrinhos.

Novo tipo de magia?

Marvel Comics/Divulgação

Conforme dito na lista de easter eggs da semana passada, os tipos de magia do MCU são diferenciadas por suas cores (dourado, verde, vermelho, roxo e laranja). Em Cavaleiro da Lua, Osíris (Khalid Abdalla) para Marc com sua magia, que se manifesta como uma luz branca, possivelmente a forma encontrada pelo Marvel Studios para representar energias divinas.

Faixas brancas também dominam o céu quando o Senhor da Lua e Khonshu “rebobinam” o céu egípcio, o que parece confirmar que a cor está ligada à magia usada por essas divindades.

Homem da Meia-Noite

Marvel Comics/Divulgação

“O Tipo Amigável” marca a estreia de Anton Mogart, um colecionador de obras adquiridas na clandestinidade vivido por Gaspard Ulliel. Nos gibis, Mogart é a identidade civil do Homem da Meia-Noite, ladrão que rouba artefatos antigos e preciosos por prazer e que já enfrentou o Cavaleiro da Lua no passado.

No novo episódio, Mogart acaba atingido por uma das armas do Cruzado da Crescente, mas como seu corpo nunca é mostrado, é possível que ele retorne devidamente uniformizado nos próximos episódios.

Vale lembrar que Ulliel morreu em janeiro de 2022, após um acidente de esqui na França. “O Tipo Amigável”, inclusive, se encerra com uma dedicatória ao ator, que tem em Mogart seu último trabalho.

Madripoor

Marvel Comics/Divulgação

Central em Falcão e o Soldado Invernal, Madripoor volta a ser citada no MCU durante Cavaleiro da Lua. Em uma rápida passagem, é revelado que Layla teve problemas com Mogart na ilha asiática. A menção é curta e tem pouco significado para a minissérie, mas dá a entender que o local será mais explorado no futuro da franquia.

Os pecados de Harrow

Marvel Studios/Divulgação

A primeira cena de Cavaleiro da Lua mostra Harrow colocando cacos de vidro em seus sapatos, um ato de penitência por seus pecados. O final de “O Tipo Amigável” revela que o cultista tem se punido pela violência que cometeu - e que gostou de cometer - enquanto servia como Punho da Vingança de Khonshu (F. Murray Abraham). Fica subentendido que o autoflagelo a que ele se submete faz parte de sua vida como servente de Ammit.

O elenco de Cavaleiro da Lua conta com Oscar Isaac (Cenas de Um Casamento) como o personagem-título, Ethan Hawke (Boyhood) como o vilão Arthur Harrow, May Calamawy (Ramy) como Layla, Gaspard Ulliel (em sua última performance antes de morrer) como o Homem da Meia-Noite e F. Murray Abraham (Amadeus) como dublador do deus egípcio da Lua, Khonshu.

A série terá novos episódios liberados todas as quartas-feiras no Disney+.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.