Os Jovens Vingadores das HQs e a Ms. Marvel do MCU (Reprodução/Montagem Omelete)

Créditos da imagem: Os Jovens Vingadores das HQs e a Ms. Marvel do MCU (Reprodução/Montagem Omelete)

Filmes

Artigo

Quem são os Jovens Vingadores, e quem pode formar o time no MCU?

Ms. Marvel recruta a Gaviã Arqueira para a sua nova equipe em As Marvels

Omelete
4 min de leitura
13.11.2023, às 09H00.
Atualizada em 13.11.2023, ÀS 09H14

ATENÇÃO: Spoilers de As Marvels a seguir!

Quem tem acompanhado o universo cinematográfico Marvel de perto já deve ter ligado os pontos há muito tempo, mas é só em As Marvels que a franquia oficializa o que já era óbvio: os Jovens Vingadores vem aí!

A cena que dá o pontapé na criação do supergrupo adolescente acontece quando Kamala Khan, a Ms. Marvel (Iman Vellani) aparece de surpresa no apartamento de Kate Bishop, a Gaviã Arqueira (Hailee Steinfeld). 

Repetindo várias frases emblemáticas de filmes da Fase 1 do MCU, quando ocorreu a criação dos Vingadores originais, ela convida Kate a fazer parte de um novo time — e até menciona Cassie Lang, a Estatura (Kathryn Newton), filha do Homem-Formiga (Paul Rudd).

Mas, afinal, quem são os Jovens Vingadores nos quadrinhos da Marvel?

Detalhe da capa de Jovens Vingadores, #1, de 2005 (Reprodução)
Detalhe da capa de Jovens Vingadores, #1, de 2005 (Reprodução)

A primeira versão do supertime adolescente apareceu nas HQs em 2005, criada pelo roteirista Allan Heinberg (então mais conhecido pela série de TV The O.C.). O grupo se formou para tentar preencher o vazio deixado pelos Vingadores logo após a storyline A Queda, que levou à separação do time principal da Marvel.

Com integrantes como Rapaz de Ferro, Patriota, Hulkling, Wiccano, Gaviã Arqueira, Estatura, Visão e Célere, os Jovens Vingadores logo ganharam popularidade. Sob os protestos de heróis adultos como o Capitão América e o Homem de Ferro, que chegaram a confiscar as armas e trajes dos Jovens Vingadores, eles agiram inicialmente nas sombras.

Beijo entre Wiccano e Hulkling em Vingadores: A Cruzada das Crianças (Reprodução)
Beijo entre Wiccano e Hulkling em Vingadores: A Cruzada das Crianças (Reprodução)

Em 2012, o grupo protagonizou a saga Os Vingadores: A Cruzada das Crianças, que lidava com o complicado legado familiar de Wiccano e Célere, colocava o time para lutar contra Magneto, reafirmava o romance entre Wiccano e Hulking e terminava com a legitimação do time e seu reconhecimento como “Vingadores de verdade”.

A saga também é famosa (ou seria infame?) no Brasil, por causa de uma tentativa de censura na Bienal do Livro de 2019, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o prefeito Marcelo Crivella tentou proibir a venda da versão encadernada da HQ no evento, alegando que seu conteúdo era “impróprio para crianças” — uma referência mal velada aos personagens e romances LGBTQIA+ retratados na história.

Foi em vão: os organizadores da Bienal se recusaram a retirar o livro das prateleiras, e a Justiça eventualmente os apoiou, julgando que a ordem do prefeito era ilegal. De fato, o tiro saiu pela culatra, uma vez que o livro se tornou um fenômeno de vendas no evento logo após a tentativa de censura.

Arte dos Jovens Vingadores, de 2014 (Reprodução)
Arte dos Jovens Vingadores, de 2014 (Reprodução)

De qualquer forma, os eventos de A Cruzada das Crianças levaram os Jovens Vingadores à sua própria série na Marvel, que durou entre 2013 e 2014 sob o comando do roteirista Kieron Gillen e do artista Jamie McKelvie.

Esta nova saga introduziu alguns integrantes importantes ao time, que inclusive podem fazer parte da versão cinematográfica dos Jovens Vingadores (Kid Loki e America Chavez entre eles). Após um confronto tenso com uma versão maligna do Patriota, o supergrupo foi mais uma vez dissolvido, com vários dos integrantes se juntando a um grupo adulto secundário da Marvel, os Vingadores da Costa Oeste.

Mesmo diante de todo esse histórico, vale frisar que o MCU sempre trilha um caminho narrativo bem diferente dos quadrinhos, e isso já fica claro no início da trama dos Jovens Vingadores no cinema — afinal, Kamala Khan nunca fez parte do time nos quadrinhos, que dirá ser sua fundadora!

Por isso, reunimos abaixo uma lista de todos os personagens já introduzidos no universo cinematográfico da Marvel que podem fazer parte desse novo supergrupo:

Ainda não sabemos como a formação dos Jovens Vingadores acontecerá na franquia, ou quando podemos esperar vê-los em ação. Uma possibilidade, claro, é que os Jovens Vingadores tomem a frente dos próximos filmes dos Vingadores, Guerras Secretas (2026) e A Dinastia Kang (2027), mas muita coisa pode e vai rolar até lá.

Enquanto isso, As Marvels já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.