Cena de As Marvels (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de As Marvels (Reprodução)

Filmes

Entrevista

As Marvels | Temas políticos são inevitáveis, diz produtora: “Arte imita a vida”

Guerra entre os Skrull e os Kree reflete sobre imigração e imperialismo

Omelete
2 min de leitura
12.11.2023, às 06H00.

Trabalhando na Marvel, eu considero que o meu trabalho é conhecer tudo sobre as histórias em quadrinhos”. A declaração é da produtora Mary Livanos, figura chave dos bastidores MCU, que começou como assistente de produção até receber créditos em Capitã Marvel, Guardiões da Galáxia, WandaVision e, agora, As Marvels.

Quando a ideia de adaptar um personagem surge, eu tento ler todas as edições em que ele já apareceu, para realmente entender o que estamos colocando na tela”, completa ela em entrevista ao Omelete. É essa dedicação que ela demonstra na hora de falar da guerra entre os Skrull e os Kree, raças alienígenas que compartilham um histórico conturbado nos cinemas e nos quadrinhos.

No caso dos Skrull e dos Kree, nós tivemos muitos enfrentamentos entre essas espécies durante a história da Marvel, e todas essas narrativas são atemporais em seus temas”, reflete Livanos. “Por algum motivo, esse conflito sempre acaba refletindo questões muito reais do nosso próprio mundo, e poder levar isso para o cinema, principalmente em uma história de ficção científica, é um grande privilégio.

Tendo em vista que os Kree expulsaram os Skrull de seu planeta natal, obrigando-os a viver como refugiados pela galáxia, inclusive na Terra (as consequências disso são abordadas em Invasão Secreta, série recente do MCU), o enfrentamento retomado em As Marvels levanta questões politicamente carregadas como imigração e imperialismo - mas Livanos não tem medo dessas e de outras palavras espinhosas.

Eu acho que é inevitável ‘esbarrar’ em temas mais densos quando você está contando uma história, qualquer tipo de história. A arte imita a vida, certo?, aponta ela “Se você vai colocar nações alienígenas para guerrear em sua história, de alguma forma vai acabar refletindo a realidade.

As Marvels já está em exibição nos cinemas brasileiros.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.