Filmes

Lista

Novos Mutantes | Por que o filme não deve estrear nos cinemas

Derivado dos X-Men foi rodado em 2017 e teve sua estreia adiada três vezes

A cozinha
20.08.2019
13h30

Depois da notícia de que a Disney está "pouco impressionada" com Novos Mutantes, ficou ainda mais difícil acreditar que o derivado da franquia X-Men será lançado algum dia. 

Com direção de Josh Boone, que também assina o roteiro com Knate Lee, Novos Mutantes foi filmado em 2017 e deveria chegar aos cinemas em abril de 2018. Depois foi adiado para fevereiro de 2019, em seguida para agosto de 2019 e atualmente tem uma possível previsão de estreia para abril de 2020. 

Se já dentro da Fox o filme encontrava problemas, com rumores sobre refilmagens significativas, com a compra do estúdio pela Disney a situação ficou ainda mais nebulosa. No vídeo acima, debatemos o impacto deixado pelo primeiro trailer do longa, que abordaria o universo dos mutantes por uma ótica do cinema de horror, e abaixo você confere um resumo das idas e vindas em relação ao filme:

Desde 2015

Claquete Novos Mutantes
Josh Boone/Reprodução

Depois de alguns rumores, o filme dos Novos Mutantes foi confirmado em maio de 2015. Josh Boone, vindo do sucesso de A Culpa é das Estrelas, foi confirmado como diretor e roteirista,  cuidando do script ao lado de Knate Lee.

Em abril de 2017, o longa entrou em fase de pré-produção e logo o elenco foi anunciado: Maisie Williams (Lupina), Blu Hunt (Miragem), Anya Taylor-Joy (Magia), Charlie Heaton (Míssil) e os brasileiros Henry Zaga (Mancha Solar) e Alice Braga (Dra. Cecilia Reyes).

Entrosamento

Novos Mutantes AC/DC
Josh Boone/Instagram/Reprodução

Mesmo antes das filmagens começarem era possível ver o entrosamento da equipe nas imagens publicadas por Henry Zaga. Josh Boone continuou registrando os bastidores da produção com o início das gravações em julho de 2017,  e também no seu encerramento, em setembro de 2017, com a equipe registrando mais uma vez o “clima de família” do set

Em dezembro do mesmo ano, pouco antes de desembarcar no Brasil para divulgar Novos Mutantes na CCXP, Boone publicou uma foto do elenco fazendo referência a capa do disco Highway to Hell, do AC/DC.

Filme de Terror dos X-Men

Charlie Heaton
Novos Mutantes/Reprodução

Esse entrosamento da equipe parecia essencial para o funcionamento da trama, que se passaria toda no mesmo ambiente: um hospital para jovens mutantes. O longa mostraria cinco jovens - Lupina, Miragem, Míssil, Magia e Mancha Solar - lutando para controlar suas habilidades contra o Urso Místico

Criado por Bill Sienkiewicz e Chris Claremont, o Urso Místico fez sua estreia na HQ New Mutants #3, em 1983. Ele habita os pesadelos da mutante Miragem, afirmando que matou seus pais e que voltaria para matá-la. Miragem eventualmente confronta o Urso Místico e perde, o que leva o vilão a confrontar toda a equipe.

Dessa premissa, o diretor Josh Boone estabeleceu que esse não seria um filme de super-heróis: “Estamos fazendo um verdadeiro filme de terror situado no universo de X-Men. Não existem uniformes, supervilões. Estamos tentando fazer algo muito, muito diferente".

"É sobre esses mutantes em uma instituição para mutantes problemáticos”,  comentou Charlie Heaton, o Míssil, em abril de 2018, “É a história desses personagens se entendendo do jeito que são e é um filme de terror de X-Men, o que nós nunca vimos antes.  (...) É mais assustador do que qualquer coisa que eu já vi neste gênero". 

Divulgação

Com estreia prevista para abril de 2018, divulgação de Novos Mutantes começou em outubro de 2017 com a divulgação do primeiro trailer na madrugada de uma sexta-feira 13, oficializando a produção como um filme de terror

Poucos meses depois, Josh Boone, Knate Lee, Henry Zaga e Alice Braga passaram pela CCXP17 para divulgar o filme. Durante o painel, o grupo revelou uma cena inédita e Boone chegou a falar de uma possível sequência no Brasil

 A divulgação também contou com um cartaz assustador e uma série de teasers, mais uma vez focando no clima de terror do longa. Assim que o filme foi adiado para fevereiro de 2019, a divulgação foi interrompida. 

Adiamentos

Cartaz Novos Mutantes
Divulgação

Novos Mutantes foi adiado três vezes: da estreia prevista para 13 abril de 2018, o longa passou para 22 de fevereiro de 2019, logo depois para 2 de agosto de 2019 e hoje tem previsão de chegar aos cinemas em 3 de abril de 2020.

A primeira mudança teria sido causada pelo crograma de lançamento da Fox, buscando impedir que os filmes do universo X-Men tivessem que concorrer entre si em alguns mercados internacionais. Com os outros dois adiamentos, porém, ficou clara a influência da compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company. Iniciado no fim de 2017, o processo de fusão foi concluído em março de 2019, e traz de volta para o Marvel Studios (propriedade da Disney) os direitos de uso dos X-Men.  

Enquanto estuda como pode aproveitar o Deadpool de Ryan Reynolds, a Disney disse não ver potencial em Novos Mutantes, e ainda puniu as produções da Fox depois do fracasso de X-Men: Fênix Negra.

Refilmagens

Novos Mutantes
Novos Mutantes/Divulgação

Em maio de 2019, enquanto divulgava X-Men: Fênix Negra, o diretor/produtor Simon Kinberg afirmou que a Disney organizaria as refilmagens do longa. Porém, seria preciso definir o teor das regravações e também como reunir o elenco. 

O fraco desempenho de Fênix Negra nas bilheterias, porém, diminuiu o orçamento destinado às produções da Fox como um todo, o que também pode ter afetado as refilmagens de Novos Mutantes, cujo cronograma ainda não foi definido pela Disney. 

Mudanças

Alice Braga Novos Mutantes
Novos Mutantes/Divulgação

Em março de 2018, um rumor dizia que quase metade do filme seria refilmado, acrescentando novos elementos e deixando o longa mais assustador. Parte dessas mudanças envolveria a adição de um novo personagem

Supostamente, esse novo personagem seria um vilão vivido por Antonio Banderas, que entraria para substituir Jon Hamm como o Sr. Sinistro (identidade que seria revelada apenas no final do longa original).

Equipe no escuro

Maisie Williams Novos Mutantes
Novos Mutantes/Divulgação

Desde que começaram as idas e vindas de Novos Mutantes, o diretor Josh Boone evitou tocar no assunto, focando em novos projetos. O cineasta, que pensava em uma trilogia e dizia ter Stephen King como sua principal inspiração no seu filme dos X-Men, hoje trabalha ao lado do escritor na nova adaptação para a TV de A Dança da Morte.

Até o momento, nenhum anúncio oficial foi feito sobre o destino de Novos Mutantes na Disney.  Apesar da falta de informações concretas, Lauren Shuler Donner, produtora de longa data da franquia X-Men,  mantinha esperança de ver o filme um dia:  “Está sob cuidados de Simon [Kimberg, produtor do longa]. Espero que saia. Eles trabalharam muito nisso. Gosto da ideia, começamos como um filme de equipe e acabou virando mais um filme de horror. Acho que é uma boa ideia. Quero vê-lo lançado, estou esperançosa de que será. Odiaria que fosse jogado fora

Porém, talvez quem defina melhor o sentimento da equipe seja Maisie Williams. Em fevereiro de 2018, logo depois do filme ser adiado pela primeira vez, ela mantinha a esperança na produção: "Acredito que seja bom esse tempo que ganhamos. Não estamos tão amarrados. Vai nos dar mais tempo para entender o que fizemos uma vez que estiver concluído”, declarou na época. Já em março de 2019, depois de três adiamentos, a situação era bem diferente: “Que sabe quando essa p*rra de filme vai sair”.