Os principais easter eggs de It: Capítulo Dois

Créditos da imagem: It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Filmes

Lista

Os principais easter eggs de It: Capítulo Dois

Diretor Andy Muschietti não economizou nas referências na segunda parte da aventura do Clube dos Perdedores

Mariana Canhisares
07.09.2019
15h00
Atualizada em
06.09.2019
18h42
Atualizada em 06.09.2019 às 18h42

A primeira parte do embate entre o Clube dos Perdedores e Pennywise teve uma boa cota de easter eggs, mas nada se comparado à sua sequência, It: Capítulo Dois. Durante a visita do Omelete ao set do filme, o diretor Andy Muschietti adiantou que poderia ter exagerado nas referências - "no primeiro filme, não estava no modo easter egg. Estava tentando fazer um filme [risos]. Agora estou mais relaxado, então penso 'vamos colocar um easter egg aqui'" - e ele não estava brincando.

De fato, quem for aos cinemas acompanhar o reencontro de Bill, Bev e companhia com o Palhaço Dançarino poderá conferir as mais variadas referências. Assim como no primeiro capítulo, são muitos os acenos a filmes e elementos da cultura pop do final dos anos 1980, já que a sequência conta com flashbacks da infância do grupo. Porém, Muschietti também não economizou nos acenos a clássicos do cinema e à própria obra de Stephen King. O Iluminado e detalhes da obra original que inspirou o filme são apenas alguns exemplos do que os fãs do escritor americano poderão encontrar ao longo da produção.

A seguir, confira os principais easter eggs de It: Capítulo Dois:

Forma original do It

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Enquanto o diretor argentino apenas deu uma pequena prévia da forma original do Pennywise no primeiro filme, em It: Capítulo Dois o vilão aparece de fato como uma aranha. Quer dizer, as patas do aracnídeo estão lá, mas se mantém o tronco do palhaço aterrorizante vivido por Bill Skarsgård.

Tartaruga

It: A Coisa/Warner Bros/Reprodução

A representação do bem na jornada do Clube dos Perdedores, a tartaruga cósmica, novamente aparece somente em easter eggs. Você pode vê-la, por exemplo, no flashback em que Beverly surpreende Ben na sala de aula.

Adrian Mellon

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

O assassinato de Adrian Mellon é uma das primeiras demonstrações dos poderes de Pennywise sobre Derry no livro de King. Assim como no original, o filme mostra o personagem saindo do festival da cidade de mãos dadas com seu namorado, um simples ato capaz de provocar a revolta de um grupo de homens - aqui, só há um adolescente no grupo. Depois de ser vítima de socos e pontapés, Adrian é jogado da ponte da cidade, onde, para o seu azar, é “resgatado” pelo Palhaço Dançarino.

Branson Buddinger

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Muschietti incluiu no filme também um aceno ao historiador de Maine, Branson Buddinger, um personagem pequeno dentro da obra de King. No ático da biblioteca de Derry, onde Mike fez toda sua pesquisa sobre o palhaço assassino, pode-se encontrar um volume de A History of Old Derry.

Stephen King

Tobias Hase/DPA/AFP

Desde os anos 1980, Stephen King tem feito participações especiais nas adaptações de seus livros. Depois de aparecer na primeira temporada de Mr. Mercedes, em 2017, o escritor volta às telas em It: Capítulo Dois como o dono de um antiquário em uma cena com James McAvoy.

Bill não sabe escrever final

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Uma das maiores críticas dos fãs a King é que os finais dos seus livros nunca são tão bons quanto o restante da obra. Muschietti, então, decidiu incluir até mesmo essa alegação na sequência como uma piada recorrente do Clube dos Perdedores. No entanto, em vez de King, quem tem problemas para encerrar suas histórias é Bill, que cresceu e se tornou um influente autor.

Andy Muschietti

Robyn Beck/AFP

Nessa onda de incluir easter eggs em cada cena, o diretor argentino não perdeu a chance de participar do próprio longa. Quando Eddie, agora interpretado por James Ransone, vai à farmácia pegar alguns remédios, no fundo pode-se ver Muschietti analisando algumas embalagens.

Club Atlético Independiente

Torcedor ferrenho do Independiente, Andy Muschietti colocou uma pequena referência ao time no filme. Na participação de Stephen King, pode-se ver no balcão uma cuia de chimarrão com o escudo do clube.

O Iluminado

Warner Bros./Divulgação

Durante a tão falada cena de Beverly (Jessica Chastain) em um banheiro enchendo de sangue, o jovem Henry Bowers é uma das formas que Pennywise assume para assustá-la. No momento em que tenta arrombar a porta, ele diz “here’s Johnny”, a emblemática fala de Jack Torrance (Jack Nicholson) em O Iluminado.

Durante o filme, o Palhaço Dançarino provoca Bill com uma mensagem escrita em sangue em um skate. O shape tem uma padronagem que lembra o carpete do Hotel Overlook, mas, segundo o responsável pelos objetos de cena Christopher Geggie, foi uma escolha completamente não intencional.

Lois Lane

Warner Bros./Divulgação

Nesta mesma cena da Beverly no banheiro, uma das provocações que Pennywise direciona à perdedora é chamá-la de Lois Lane, a repórter do jornal Planeta Diário e par romântico do Superman no universo DC.

Peter Bogdanovich

Ver essa foto no Instagram

It’s Peter Bogdanovich’s Birthday!!!!!!❤️

Uma publicação compartilhada por Andy Muschietti (@andy_muschietti) em

Nome importante da Nova Hollywood, Bogdanovich é estudioso de cinema e começou sua carreira como crítico antes de mudar para o outro lado do balcão e virar diretor de filmes como A Última Sessão de Cinema. Em It: Capítulo Dois, ele vive a si mesmo, aparecendo inclusive com um lenço amarrado no pescoço, uma de suas marcas registradas.

A Hora do Pesadelo 5

New Line Cinema/Divulgação

O cinema de Derry, tão presente na obra original de Stephen King, aparece em algumas ocasiões na continuação. Uma das atrações anunciadas na fachada do estabelecimento é a estreia de A Hora do Pesadelo 5.

ThunderCats

Rankin/Bass Productions/Divulgação

Em um flashback em que o grupo aparece pedalando por Derry, pode-se ver Eddie (Jack Dylan Grazer) vestindo uma camiseta da animação ThunderCats.

Mens@gem para Você

Warner Bros/Divulgação

A famosa comédia romântica estrelada por Tom Hanks e Meg Ryan pode ser vista em um pôster antigo no cinema quando Richie (Bill Hader) sai em busca do seu amuleto.

Meg Ryan

Warner Bros/Divulgação

Meg Ryan é referenciada mais uma vez no filme durante a sequência do assassinato de Adrian Mellon. Quando a vítima está rebatendo às provocações de um dos bullies, ele critica seu corte de cabelo, comparando-o ao icônico visual da atriz americana.

Street Fighter

Capcom/Divulgação

O jogo aparece em um flashback do Richie no cinema da cidade nos anos 1990, em que ele sofre bullying de Henry Bowers e seus amigos.

Os Garotos Perdidos

Warner Bros/Divulgação

Em It: Capítulo Dois, descobre-se que Ben construiu uma espécie de esconderijo para o Clube dos Perdedores. Em uma das paredes, há um pôster de Os Garotos Perdidos.

New Kids on the Block

New Kids on the Block/Divulgação

Fã de New Kids on the Block desde o primeiro filme, Ben aparece novamente ouvindo o grupo.