14 histórias dos bastidores de It: Capítulo Dois

Créditos da imagem: It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Filmes

Lista

14 histórias dos bastidores de It: Capítulo Dois

Como James McAvoy virou Bill, Bill Hader de Pennywise e mais!

Mariana Canhisares
11.09.2019
16h24
Atualizada em
11.09.2019
16h48
Atualizada em 11.09.2019 às 16h48

Há pouco mais de um ano, visitamos o set de It: Capítulo Dois, filme que marca o reencontro entre o Clube dos Perdedores e Pennywise, 27 anos depois do primeiro embate. Conversando com James McAvoy, o diretor Andy Muschietti e parte da equipe descobrimos histórias divertidas e interessantes dos bastidores do filme. Confira 14 delas a seguir:

Confirmado!

It: A Coisa/Warner Bros./Reprodução

Andy Muschietti e a produtora Barbara Muschietti receberam a confirmação de que fariam uma continuação no final de semana de estreia de It: A Coisa.

Fãs de carteirinha

Neilson Barnard / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Os irmãos Muschietti são fãs de It desde os 14 anos. De acordo com a dupla, eles leram a obra de 10 a 15 vezes desde então. “Diria de 13 a 15, para ser mais exata”, precisou Barbara.

Sete passos para virar It

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

“Sempre soubemos que Bill [Skarsgård] era incrível. Foi só um processo para convencer todo mundo. Tivemos que fazer sete testes com ele. Mas ele estava determinado e seguiu em frente. Ele e Andy trabalharam muito. Sabe, foi um processo. Havia uma semente do Pennywise que vemos nas telas, mas eles trabalharam como loucos para chegar até lá. Filmamos a interação entre Pennywise e Georgie no final. Sabíamos que a cena marcaria nosso Pennywise e queríamos que ele estivesse completamente desenvolvido. Funcionou”, contou Barbara Muschietti.

Achados e perdidos

Warner Bros/Divulgação

Por acidente, muitos figurinos e objetos de cena foram perdidos no intervalo entre It: A Coisa e sua sequência. Por isso, muitas coisas precisaram ser refeitas - entre elas, as bicicletas dos Perdedores.

Precisa-se de Perdedores

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Para Barbara Muschietti, a busca pelo elenco adulto de It: Capítulo Dois não foi lá muito complicado. Alguns foram mais fáceis que outros, como a escolha de Jessica Chastain. “Assim que conhecemos Sophia Lillis, tínhamos Jessica na nossa cabeça”. Uma situação semelhante aconteceu também nos casos de James McAvoy e Jaeden Martell e Bill Hader e Finn Wolfhard. No caso da escalação de James Ransone como Eddie, o acaso deu a sua ajuda. Os irmãos Muschietti o conheceram em uma festa antes de começarem as filmagens do primeiro filme. Desde então, o ator não saiu das suas cabeças.

De acordo com a produtora, a escolha do elenco não levou em consideração as sugestões, embora tenha se divertido com ela. Na realidade, dois foram os fatores preponderantes: nível da atuação e semelhanças físicas e de personalidade entre os atores. 

“Estranhamente, a parte mais difícil foi receber ligações de atores que admiramos imensamente querendo participar do filme e ter que explicar que eles não pareciam as crianças”, analisou Barbara Muschietti.

Como James virou Bill

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

"Fui ver It: A Coisa em Montreal com Nicholas Hoult quando estávamos fazendo X-Men ano passado. Fui trabalhar no dia seguinte, encontrei Jessica Chastain e ela me disse: ‘sabe, meu amigo Andy Muschietti gostaria que você interpretasse Bill no filme’. E eu fiquei ‘o que? Vi o filme ontem de noite! Claro’. Mas você leva essas coisas com desconfiança, porque nunca se sabe. Como ator, você escuta muitas coisas e elas nem sempre se concretizam. Mas, quatro meses depois, Andy me ligou."

Passagem de bastão

It: A Coisa/Warner Bros/Reprodução

Para assumir a liderança do Clube dos Perdedores, James McAvoy se encontrou algumas vezes com Jaeden Martell, o jovem Bill. O ator adolescente, inclusive, escreveu uma carta passando o bastão para o veterano. "Já tive experiência em assumir personagem de atores mais velhos, mas vir depois e ser o cara mais velho... pedir permissão para um adolescente é estranho. 'Ei, eu sou a pessoa com autoridade aqui'", brincou McAvoy.

Virando Perdedores

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Para que a sequência funcionasse, era necessário que o elenco adulto de It: Capítulo Dois tivesse uma dinâmica semelhante ao grupo dos adolescentes. Por isso, Bill Hader, Jessica Chastain e companhia ensaiaram bastante e, claro, saíram para se conhecer. “Jogamos várias partidas de ping pong, boliche. Ficamos bêbados... Alcoolismo é realmente bom para o espírito de equipe", contou McAvoy. 

Mas, além desses passeios, o ator também responsabiliza o diretor Andy Muschietti e a produtora Barbara Muschietti pelo resultado positivo. "Acredito que Andy e Barbara, que são duas das pessoas mais queridas com quem já trabalhei, criam uma vibe muito legal no set que ajuda nos laços do grupo". 

Mike na vida real

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Para se preparar para o papel, Isaiah Mustafa pesquisou It: A Coisa de fevereiro, quando fez o primeiro teste, até maio. “Li o livro do começo ao fim duas vezes. A terceira não conta, porque estava tomando notas e pulando seções. Ouvi ao audiobook cinco vezes. Sim, 44 horas a faixa. Minha esposa não aguentava mais”.

Problemas da puberdade

Warner Bros/Divulgação

O crescimento do elenco jovem de It: Capítulo Dois causou alguns obstáculos para a produção da sequência. “Cada caso precisou ser lidado de um modo diferente”, contou o diretor Andy Muschietti. “Em alguns foi o figurino, outros foi o tamanho dos óculos - precisou ser maior para que ele parecesse menor. Pequenos truques que costumam funcionar”.

Quem encararia o Pennywise?

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

"Sempre tive problemas com caras de maquiagem - não aquelas de beleza. Mas quando meu parceiro Nicholas Hoult, a Fera nos X-Men, estava caracterizado, não conseguia olhar ele no olho. O mesmo aconteceu com o Bill de Pennywise", revelou McAvoy.

Balões e mais balões

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Foram necessários de 500 a 600 balões durante as filmagens de It: Capítulo Dois. Só em testes para a cena do Festival de Derry, foram 300. De bexigas vermelhas mesmo, porém, foram cerca de 200.

Pennywise por outro Bill

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

Como era de se esperar, Bill Hader eventualmente imitou todo mundo do filme, inclusive o Palhaço Dançarino interpretado por Bill Skarsgård. "Tem sido muito divertido tê-lo no set. Ele é um comediante fantástico, mantém a equipe rindo. Ele imita o Andy diariamente”, contou Warren Appleby, o coordenador de efeitos especiais.

Que guarda-roupa!

It: Capítulo Dois/Warner Bros/Reprodução

A partir do momento que chegam a Derry, os membros do Clube dos Perdedores não têm tempo de se trocar. Por isso, de acordo com o figurinista Luis Sequeira, foi necessário replicar várias vezes as mesmas peças. "Para a personagem de Jessica, por exemplo, tivemos 70 blusas". No total, só para os protagonistas, foram mais de 1.500 peças de roupa.

Não bastasse isso, Bill e companhia passam por maus bocados, tomando banhos de sangue, andando no esgoto e se sujando de terra, e isso precisou ser levado em consideração na hora de fazer os figurinos. “Tivemos que fazer de 14 a 50 estágios diferentes de envelhecimento. Além disso, trabalhamos com nove cores diferentes para sangue dependendo de onde estávamos filmando e o que funcionaria na cena".