Integrante do SAG-AFTRA faz protesto em solidariedade à greve dos roteiristas

Créditos da imagem: Mario Tama / AFP

Filmes

Notícia

Sindicato dos Atores de Hollywood oficializa greve

Com mais essa paralisação, filmagens devem ser completamente interrompidas nos EUA

Omelete
3 min de leitura
13.07.2023, às 16H58.
Atualizada em 01.08.2023, ÀS 08H38

Como foi antecipado na manhã desta quinta-feira (13), o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) oficializou a greve e marcou o início da paralisação para a meia-noite de hoje. Essa decisão impactará cerca de 160 mil trabalhadores, de acordo com o Hollywood Reporter, e talvez interrompa todas as produções em andamento nos Estados Unidos, já que os roteiristas também estão em greve.

Embora a formalização tenha vindo só pela tarde, a indústria já sente os efeitos da medida. O elenco de Oppenheimer deixou a première do filme em Londres, na Inglaterra, diante da iminência da greve. Antes da exibição, o diretor Christopher Nolan demonstrou apoio aos atores que, segundo ele, já estavam "escrevendo seus cartazes [...], se juntando a um dos meus sindicatos, o dos roteiristas, na luta por compensações justas para os trabalhadores".

Não muito depois, a San Diego Comic-Con comunicou novos cancelamentos. Enquanto alguns estúdios já antecipavam a paralisação, como a Marvel, a Sony e a HBO que anunciaram sua ausência em junho, produções como Good Omens e That '70s Show só bateram o martelo nesta quinta-feira.

Antes da greve, o sindicato dos atores e a associação dos grandes estúdios (AMPTP) sentaram-se à mesa para negociar, tendo, inclusive, prorrogado a validade do contrato anterior na tentativa de chegar a um acordo. Contudo, as conversas não foram bem-sucedidas. Na manhã desta quinta (13), representantes do SAG e da AMPTP deram declarações antagônicas à imprensa sobre todo o processo.

De acordo com a presidente da organização Fran Drescher as companhias "alegaram pobreza". "Não tinham nada, foi ofensivo". Já o AMPTP afirmou, em nota, ter feito uma boa proposta, incluindo "aumentos de pagamento, de residuais e de aposentadorias"."Uma greve certamente não era o resultado que esperávamos, já que os estúdios não podem operar sem os atores que dão vida às nossas séries e aos nossos filmes".

Os atores de Hollywood não entram em greve desde 1980. A paralisação não só deve barrar as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impedir a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.

Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, já em curso há dois meses, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos devem ser completamente paralisados até a assinatura de novos contratos. Os dois sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.

****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.