O que aconteceu da ultima vez que os roteiristas e atores fizeram greve?

Créditos da imagem: Robyn Beck / AFP

Filmes

Notícia

O que aconteceu da ultima vez que os roteiristas e atores fizeram greve?

Última paralisação conjunta entre as categorias aconteceu nos em 1960

Omelete
3 min de leitura
13.07.2023, às 09H42.
Atualizada em 14.07.2023, ÀS 08H59

Sem um acordo com os representantes dos grandes estúdios (AMPTP), a iminente greve do sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) marcará a primeira vez que as entidades representantes de atores e roteiristas (WGA) se unem em uma paralisação desde 1960. Como o contrato entre as duas associações expirou oficialmente na madrugada de hoje (13), o comitê de negociações do SAG recomendou o início de uma greve.

Representantes do SAG e da AMPTP deram declarações antagônicas à imprensa após a falha nas negociações. Fran Drescher, presidente do sindicato dos atores, disse que os estúdios responderam de forma "insultante e desrespeitosa" aos pedidos dos intérpretes.

Caso seja oficializada ainda hoje, a nova greve entre SAG-AFTRA e WGA marcará um outro momento histórico em Hollywood. Mas, afinal, o que aconteceu na última vez que as duas entidades se uniram para uma paralisação conjunta?

A união SAG-WGA

A greve de 1960, que paralisou os roteiristas e os atores, foi, em grande parte, sobre ganhos residuais de filmes exibidos na televisão. Desde 1948, os sindicatos lutavam para garantir uma porcentagem para os atores nos ganhos da exibição na TV linear de películas produzidas para o cinema.

A paralisação exigia a garantia da distribuição de valores a atores, roteiristas, diretores e outros membros da comunidade. Além de um acordo sobre este aspecto, a greve rendeu aos membros do WGA e SAG novos planos de saúde e previdência.

Em entrevista à EWJonathan Handel, advogado de entretenimento e especialista em direito trabalhista nos Estados Unidos, explicou que a origem de algumas das exigências da atual greve nasceram na paralisação de 1960.

Handel, no entanto, observa que, embora os ganhos residuais façam parte da luta desta vez, tanto o SAG quanto o WGA estão preocupados com outras questões, principalmente com as salas de roteiristas e o uso de inteligência artificial na produção de conteúdo para Hollywood. Assim como com a ascensão da televisão em 1960, a greve atual é mais uma vez baseada no impacto imprevisto das novas tecnologias no processo criativo.

A greve de 1960 durou seis semanas, enquanto a atual paralisação do WGA já atingiu 148 dias. A greve mais longa da história dos sindicatos de atores ocorreu em 2000 e durou seis meses. Naquela ocasião, a luta foi especificamente para atores de comerciais e seus ganhos sobre residuais para anúncios de rádio e televisão.

***

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.