Greve do Sindicato dos Roteiristas

Créditos da imagem: Chris Delmas / AFP

Séries e TV

Notícia

Roteiristas de Hollywood entram em greve; entenda

Esta marca a primeira paralisação da indústria desde 2007

Omelete
4 min de leitura
02.05.2023, às 10H44.
Atualizada em 26.05.2023, ÀS 16H28

Hoje (2) foi decretada a greve dos roteiristas de cinema e televisão de Hollywood [via Deadline]. De acordo com o sindicato da categoria, o Writers Guild of America (WGA), a decisão foi tomada após tentativas mal sucedidas de acordo entre os estúdios, as plataformas e os talentos para um aumento nos salários. Na noite de ontem, dia 1, o WGA já havia ventilado a possibilidade de paralisação dos trabalhos ao emitir o seguinte comunicado: "As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje".

Segundo os roteiristas, a decisão foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.

A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos. 

Ganhos residuais e o fim das mini-salas de roteiristas

Mas o que são ganhos residuais? Para explicar de forma simples, são valores pagos aos talentos envolvidos em produções que são reprisadas (modalidade conhecida como sindication) ou retransmitidas em canais de TV a cabo ou outras mídias. Pense na fortuna que os elencos de Seinfeld e Friends ganham (até hoje) graças às inúmeras reprises de suas temporadas. Parte desses valores também é repassada a outros talentos envolvidos nas produções, como os roteiristas, por exemplo.

No entanto, com as plataformas de streaming, não existe um repasse do valor residual para os roteiristas, que por sua vez recebem apenas um valor fixo, independentemente do sucesso da produção em que estiveram envolvidos.

A WGA também teme que os estúdios gerem uma economia de pequenos empregos e que o trabalho dos profissionais do setor se torne "uma profissão freelancer". Por isso, hoje em dia, é comum ver roteiristas trabalhando em mais de uma série ao mesmo tempo. Entre os envolvidos nas negociações estão AppleNetflixAmazonDisneyWarner Bros. DiscoverySonyParamount e NBC Universal.

A WGA busca uma reavaliação dos valores pagos aos roteiristas, considerados baixos em vista do grande número de reprises, sucesso internacional das produções e alcance por meio de plataformas de streaming. Do outro lado, a AMPTP afirma que o pagamento de direitos residuais aos roteiristas atingiu um recorde em 2021, chegando a quase US$ 500 milhões, além de negar que os estúdios estejam alegando falsas dificuldades econômicas nas negociações.

Além disso, a proposta visa acabar com as chamadas "mini-salas de roteiristas", nas quais um grupo de roteiristas é contratado para trabalhar em um projeto e, em seguida, é dispensado antes mesmo de sua produção ser aprovada. A nova proposta estabelece que os roteiristas devem ter, pelo menos, dez semanas de trabalho garantidas e receber uma bonificação de 25%. A resposta da AMPTP foi uma bonificação de 5% para serviços semanais, aplicável apenas quando três ou mais roteiristas forem contratados por dez semanas ou menos -- antes da aprovação da produção.

O que vem por aí

Na tarde de hoje (2), cerca de 11.500 roteiristas vão protestar publicamente em locais estabelecidos pelo sindicato, que incluem a sede de alguns dos grandes conglomerados de entretenimento. Os membros que não puderem participar deverão apresentar uma declaração médica ou de emergência pessoal para suprir a falta.

De acordo com a AMPTP, o órgão diz ter feito uma "proposta compreensiva" que aumentaria compensação do grupo e adicionaria os residuais por streaming, e que também "está disposta a entrar em conversas com o WGA para que todos entrem em acordo" No entanto, ainda não existe uma data para tal reunião.

Com a deflagração do estado de greve, os primeiros programas impactados serão os talk shows e demais programas de variedade – não existe Saturday Night Live sem piadas, por exemplo. Os outros a serem atingidos são as séries que começam a ser rodadas agora para a safra de 2023-2024. Algumas, inclusive, como o remake de Quantum Leap, já estão apressando o início das filmagens da nova temporada para não serem atingidos pela greve. 

Greve dos 100 dias

A última greve da categoria ocorreu durante a safra de 2007-2008. Como consequência, várias temporadas de programas de televisão foram encurtadas, como Lost, Grey's Anatomy e 30 Rock. Outros programas foram abruptamente cancelados, incluindo o remake de Bionic Woman, The Return Of Jezebel James (dos criadores de Gilmore Girls) e Men In Trees.

Até mesmo a cerimônia do Globo de Ouro daquele ano foi cancelada e substituída pelo anúncio dos vencedores em uma coletiva de imprensa.

****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.