Cena do filme Coringa/Warner Bros./Divulgação

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Filmes

Notícia

Coringa | Warner se pronuncia sobre polêmica

Estúdio nega que o filme encoraje violência na vida real

Nicolaos Garófalo
24.09.2019
19h53
Atualizada em
24.09.2019
20h08
Atualizada em 24.09.2019 às 20h08

Seguindo os passos de Todd Phillips e Joaquin Phoenix, a Warner se manifestou oficialmente sobre a polêmica que tem tomado conta quando o filme Coringa é discutido. Na manhã desta terça (24), um grupo formado por famílias das vítimas do atentado de 2012 em Aurora, nos Estados Unidos, durante uma sessão de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, afirmou preocupação com a premissa do filme.

Respondendo aos familiares, o estúdio afirmou que nem o filme e nem o personagem Coringa têm como objetivo encorajar qualquer tipo de violência real e que “não é a intenção do filme, estúdio ou cineastas que o personagem seja visto como um herói”.

Sobre a questão da violência por armas de fogo nos EUA, a Warner não se manifestou em relação ao pedido para que a empresa retirasse publicamente o apoio financeiro a qualquer político afiliado à Associação Nacional de Rifles, grupo americano que defende a livre posse de armas no país, mas afirmou ter uma longa história relacionada ao combate à violência, incluindo auxílio a vítimas e incentivo ao debate bipartidário sobre a questão da regulamentação de armas.

Ao mesmo tempo, a Warner Bros. acredita que uma das funções ao contar histórias é provocar discussões difíceis sobre assuntos complexos”, concluiu o estúdio.

Antes mesmo de estrear nos cinemas, Coringa recebeu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza. Segundo a sinopse oficial, o filme segue a história de Arthur Fleck, um homem lutando para se integrar à sociedade despedaçada de Gotham. Trabalhando como palhaço durante o dia, ele tenta a sorte como comediante de stand-up à noite... mas descobre que a piada é sempre ele mesmo. Preso em uma existência cíclica, oscilando entre a realidade e a loucura, Arthur toma uma decisão equivocada que causa uma reação em cadeia, com consequências cada vez mais graves e letais, nesta exploração ousada do personagem.

Além de Phoenix, o elenco também traz Robert De NiroZazie BeetzFrances Conroy Marc Maron.

A estreia de Coringa no Brasil acontece em 3 de outubro.