Coringa não será exibido em cinema que foi atacado por atirador em 2012

Créditos da imagem: Coringa/Warner Bros/Divulgação

Filmes

Notícia

Coringa não será exibido em cinema que foi atacado por atirador em 2012

Famílias das vítimas pedem que Warner Bros. doe parte dos lucros para organizações de auxílio à vítimas de armas de fogo

Julia Sabbaga
24.09.2019
10h25

Coringa não será exibido na sala de cinema de Aurora, Colorado, local onde um atirador invadiu uma sessão de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge em 2012, matando 12 e ferindo 70. Segundo a THR, o cinema não fez uma declaração oficial, mas questionado sobre a ausência do filme na programação, um funcionário alegou que o filme não será exibido. 

Vítimas do ataque, liderados pela mãe de uma garota de 24 anos que foi assassinada no local, Sandy Phillips, escreveram uma carta à Warner Bros., pedindo que parte dos lucros seja direcionado ao auxílio de vítimas de armas de fogo: "Estamos convocando vocês a serem parte de uma legião de líderes corporativos que entendem sua parte na responsabilidade social de nos proteger. Minha preocupação é que uma pessoa que esteja por aí - mesmo que seja apenas uma - que esteja no limite, querendo ser um atirador, seja encorajado por este filme. E isso me amedronta". 

A questão de que o longa pode incentivar atos violentos tem predominado as discussões em torno de Coringa, e o diretor Todd Phillips se pronunciou ontem (24), defendendo que o filme é sobre “amor, trauma e falta de compaixão”, e pedindo que o público assista ao longa antes de julgá-lo.

Joaquin Phoenix, protagonista do longa que abandonou outra entrevista quando perguntado sobre o mesmo assunto, afirmou que as pessoas envolvidas no filme estão “cientes dos problemas” de violência e que por isso mesmo tocaram nesse tema, ao invés de “ficar com medo de falar” sobre ele.

Antes mesmo de estrear nos cinemas, Coringa recebeu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza. Segundo a sinopse oficial, o filme segue a história de Arthur Fleck, um homem lutando para se integrar à sociedade despedaçada de Gotham. Trabalhando como palhaço durante o dia, ele tenta a sorte como comediante de stand-up à noite... mas descobre que a piada é sempre ele mesmo. Preso em uma existência cíclica, oscilando entre a realidade e a loucura, Arthur toma uma decisão equivocada que causa uma reação em cadeia, com consequências cada vez mais graves e letais, nesta exploração ousada do personagem.

Além de Phoenix, o elenco também traz Robert De NiroZazie BeetzFrances Conroy Marc Maron.

A estreia de Coringa no Brasil acontece em 3 de outubro.