America Ferrera comenta discurso poderoso em Barbie: "Profundamente impactada"

Créditos da imagem: Reprodução/Instagram

Filmes

Entrevista

America Ferrera comenta discurso poderoso em Barbie: "Profundamente impactada"

Atriz torce para que momento faça público refletir

Omelete
3 min de leitura
22.07.2023, às 09H00
ATUALIZADA EM 22.07.2023, ÀS 10H12
ATUALIZADA EM 22.07.2023, ÀS 10H12

Margot Robbie e Ryan Gosling podem ser os grandes protagonistas de Barbie, mas é America Ferrera a dona de um dos momentos mais poderosos do filme – e o Omelete teve a oportunidade de conversar com a atriz sobre ele antes da estreia do filme, em Los Angeles*.

[Atenção: spoiler leve de Barbie adiante]

Na pele de Gloria, uma das poucas humanas da história, a atriz protagoniza um discurso poderoso, no qual sua personagem reflete sobre todas as expectativas sociais (na maioria das vezes, conflitantes entre si) que recaem sobre as mulheres e sobre a pressão para que elas alcancem um ideal de perfeição inatingível.

Ferrera torce para que o discurso faça o público refletir. “Eu espero que ele permaneça com as pessoas”, diz. “Quando eu li o que Greta [Gerwig] e Noah [Baumbach] escreveram, eu fui profundamente impactada, porque isso é a realidade”.

Quando eu terminei de ver Barbie, eu experimentei vários sentimentos”, continua a atriz. “Eu fiquei eufórica com o quão divertido e engraçado o filme era, mas também senti algo mais profundo, e espero que todo mundo saia da sessão com essa sensação”.

Bonecas na vida real

Outro desejo de America Ferrera pós-Barbie é que as pessoas sintam-se capazes e valorosas, fazendo uma correlação com a boneca que Gloria ganhou como parte da coleção inspirada no filme.

Eu amo que a Gloria tenha ganhado sua versão Barbie, porque é isso que quero, que as pessoas sintam que são uma Barbie, um Ken ou ambos, e sintam-se valiosas, fabulosas e celebradas – e que elas podem se expressar como quiserem”, disse. “Acho que o filme nos convida a encontrar alegria e recuperar a graça de se expressar”.

Questionada sobre como é ter uma Barbie inspirada por um personagem seu, a atriz disse que a situação é “um pouco surreal”. “É um pouco menos pessoal porque é a Barbie da Gloria, então posso separar, mas é maravilhoso, e adoro isso”.

Ferrera admite que não compartilha da conexão especial que sua personagem tem com a boneca, mas se conecta a Gloria de outras formas. "Eu não tive essa conexão com a Barbie na minha infância, mas eu me identifiquei com essa ligação a coisas que nos levam de volta à nossa juventude, que trazem de volta nossas imaginação e esperança e nos levam a essa época em que você é jovem e tudo é uma possibilidade". 

Barbie já está em cartaz nos cinemas brasileiros, e o Omelete entrevistou o elenco do filme. Confira abaixo: 

*A jornalista viajou a convite da Warner Bros. As entrevistas aconteceram no final de junho, antes da greve dos atores.

 

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.