Cena de Barbie faz referência a 2001: Uma Odisseia no Espaço

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Entrevista

Barbie | Greta Gerwig conta como tirou do papel referência a 2001

Sequência rendeu problemas com o Conar no Brasil

Omelete
3 min de leitura
17.07.2023, às 09H00.

Barbie se tornou alvo do Conar no início de julho, quando o órgão regulador suspendeu por alguns dias a exibição do teaser que traz um dos momentos mais inspirados do filme, uma referência a 2001: Uma Odisseia no Espaço, clássico de Stanley Kubrick.

Na sequência, várias crianças destroem suas bonecas após a aparição da Barbie original, que surge como o misterioso monólito do longa de 1968. A referência foi elogiadíssima – mas nem a diretora Greta Gerwig sabe dizer ao certo de onde ela veio.

Eu não tenho certeza da onde ela saiu; acho que sonhei com isso”, disse a cineasta em conversa com o Omelete, em Los Angeles. “Muitas vezes, durante a produção, eu achei que era uma loucura fazer isso”.

O que a fez seguir adiante com a ideia foi a possibilidade de reproduzir a sequência com excelência. “Falei com meu diretor de arte e meu diretor de fotografia, e disse que só queria fazer se pudéssemos fazer a sequência bonita e com integridade; que ela fosse filmada da mesma forma [que a de Kubrick] e que ficasse bonita na tela. Não queria só fazer como uma piada”.

A equipe honrou os desejos de Gerwig. “Eles construíram o set com as medidas do set do Kubrick, e nós tínhamos os quadros que Kubrick fotografou. Então conseguimos mimetizar o máximo possível e com o mesmo nível de qualidade técnica”.

Para efeitos de comparação, é possível ver no YouTube cenas da sequência de Barbie postas ao lado das cenas de 2001. Confira abaixo. 

Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam as versões "tradicionais" de Barbie e Ken em Barbie, enquanto as outras bonecas são vividas por nomes como Dua LipaHari Nef (Transparent), Emma Mackey (Sex Education), Ana Cruz Kayne (Adoráveis Mulheres), Sharon Rooney (My Mad Fat Diary), Issa Rae (Insecure), Kate McKinnon (Saturday Night Live), Nicola Coughlan (Bridgerton) e Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse).

Enquanto isso, os Kens são vividos por Kingsley Ben-Adir (The OA), Scott Evans (Grace and Frankie), Simu Liu (Shang-Chi) e Ncuti Gatwa (Sex Education). Emerald Fennell (The Crown) e Michael Cera (É O Fim) viverão Midge e Allan, respectivamente.

Por fim, alguns atores interpretam personagens humanos no filme, incluindo America Ferrera (Superstore), Ariana Gleenblatt (65 - Ameaça Pré-Histórica), Helen Mirren (A Rainha), Will Ferrell (O Âncora), Connor Swindells (Sex Education) e Jamie Demetriou (Fleabag).

O comando do filme fica por conta de Greta Gerwig, de Adoráveis Mulheres Lady Bird. A cineasta indicada ao Oscar também assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach.

Barbie tem estreia marcada para 20 de julho no Brasil.

*A jornalista viajou a convite da Warner Bros. 

*****

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.