Filmes

Lista

Duna | Entenda os principais segredos do primeiro trailer

Adaptação do clássico de Frank Herbert estreia em dezembro de 2020

Omelete
1 min de leitura
09.09.2020, às 14H04
ATUALIZADA EM 28.07.2022, ÀS 10H08
ATUALIZADA EM 28.07.2022, ÀS 10H08

Após meses de espera, o primeiro trailer de Duna finalmente chegou, trazendo Timothée Chalamet, Zendaya, Rebbeca Ferguson, Oscar Isaacs e mais à épica história de Frank Herbert. Como não podia deixar de ser, a prévia contém diversas referências ao universo literário criado pelo autor na década de 1960.

Confira abaixo algumas das principais revelações do trailer, do temível verme da areia à Litania Contra o Medo das Bene Gesserit:

Os olhos azuis

Duna/Warner Bros/Reprodução

Uma das principais características dos fremen, povo nativo do planeta Arrakis, é a cor azul de seus olhos. Essa cor, no entanto, não é um atributo natural dos arrakianos, mas um efeito do consumo constante que a especiaria mélange, que no universo de Duna serve como alimento, entorpecente e combustível.

Gom Jabbar

Duna/Warner Bros/Reprodução

Teste usado como rito de passagem das Bene Gesserit, o Gom Jabbar testa a percepção e a resistência das aprendizes da ordem mística. Assim como no livro, Paul (Chalamet) é submetido à prova, sendo o primeiro homem em gerações a realizá-lo para se mostrar merecedor de receber os ensinamentos de sua mãe, Lady Jessica (Ferguson), membro das Bene Gesserit. A prova tem grande destaque no trailer, já que é no encontro com a Reverenda Madre que Paul começa a ter uma noção de sua importância para o universo

Sardaukar

Duna/Warner Bros/Reprodução

Soldados de elite do exército do Imperium, os Sardaukar são conhecidos pelo universo não só por sua habilidade, mas também por sua impiedade. Quando vai invadir Arrakis para tomá-la dos Atreides, o Barão Harkonnen (Stellan Skarsgård) inclui diversos guerreiros da divisão em seu pelotão, disfarçados para camuflar o envolvimento do Imperium no golpe.

“Lutar como demônios”

Duna/Warner Bros/Reprodução

Apesar de serem os principais guerreiros do Imperium, os Sardaukar têm dificuldades em enfrentar os fremen. Conhecidos por sua habilidade de luta única, os nativos usam também o ambiente hostil de Arrakis para enfrentar seus oponentes. Desconfiando de uma tentativa de golpe desde sua partida de Caladan, o Duque Leto (Isaacs) pede que Duncan Idaho (Jason Momoa) se aproxime dos fremen e aprenda esse estilo mortal para, eventualmente, preparar seus próprios soldados para enfrentar o exército inimigo.

Duncan quase domina o estilo de luta fremen e o resultado por ser visto no trailer na cena em que o personagem enfrenta os soldados do Imperium

Litania Contra o Medo

Um dos grandes princípios da ordem das Bene Gesserit é a superação do medo. Segundo elas, o medo cria barreiras contra a percepção, o que pode vir a ser letal para qualquer ser humano em momentos de vida ou morte. Com a Litania Contra o Medo, membros da ordem concentram seus esforços mentais a superar o medo e alcançar seus objetivos. A Litania é declamada por Paul nos momentos finais do trailer: “eu não temerei. O medo é o assassino da mente. O medo é a morte pequena que traz a total obliteração. Eu enfrentarei meu medo. Permitirei que ele passe sobre mim e através de mim. E quando houver passado voltarei meu olhar interior para ver sua trilha. Para onde o medo se foi, não haverá nada. Só eu restarei.

Pink Floyd na trilha sonora

Como bem lembrou Edgar Wright no Twitter, a versão cancelada (e lendária) que Alejandro Jodorowsky planejava para Duna teria trilha sonora do Pink Floyd. Por isso, não é de se estranhar que Denis Villeneuve, diretor por trás da adaptação de 2020, tenha usado “Eclipse”, do icônico Dark Side of The Moon, no trailer.

“Eu conheço você”

Duna/Warner Bros/Reprodução

Quando encontra Chani (Zendaya) pela primeira vez, Paul tem a sensação de que já conhece a jovem fremen. A impressão acontece porque, nos primeiros momentos do livro – e, aparentemente, do filme – o jovem Atreides sonha com a garota, que eventualmente será parte importante do seu destino como Muad’dib, o salvador do povo de Arrakis.

Fuga do verme da areia

Duna/Warner Bros/Reprodução

O trailer termina com uma cena épica que mostra Paul e mais uma pessoa fugindo de um gigantesco verme da areia. Embora o ser seja imenso e rápido, ele tem uma fraqueza: não consegue se mover em solo rochoso, como a ilha de pedra que os personagens tentam alcançar durante a cena. Por seguir suas presas pelo som que elas emitem ao pisar na areia, escapar de um verme sem contar com a segurança de solo firme por perto é praticamente impossível.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.