Quem é quem em Duna: Parte Dois

Créditos da imagem: Warner Bros./Vanity Fair/Divulgação

Filmes

Lista

Quem é quem em Duna: Parte Dois

Adaptação será dirigida por Denis Villeneuve

Omelete
8 min de leitura
13.02.2024, às 16H45
ATUALIZADA EM 13.02.2024, ÀS 17H26
ATUALIZADA EM 13.02.2024, ÀS 17H26

Dando sequência aos eventos do filme de 2021, Duna: Parte Dois estreia já em fevereiro e trará a conclusão da primeira história de Paul Atreides escrita por Frank Herbert. Novamente dirigido por Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), o longa conta com os retornos de Timothée Chalamet e Zendaya, além da adição de nomes como Austin ButlerFlorence Pugh e Christopher Walken.

Escrito em 1965, Duna mostra um futuro pós-computadores em que os seres humanos se expandiram por todo o universo, formando um império intergaláctico sub-dividido entre diversas famílias nobres. Ao se mudar para o planeta Arrakis, o protagonista da história, Paul Atreides, se vê no meio de um conflito político e, ao lado de sua mãe, confronta seu destino como figura messiânica do povo nativo. Por trazer uma abordagem crítica de temas como imperialismo, fanatismo religioso, totalitarismo e corrupção, o livro de Hebert se mantém atual mesmo 55 anos após sua publicação original.

Saiba quem é quem no elenco:

Timothée Chalamet é Paul Atreides

Protagonista do romance de Herbert, o jovem Paul é o herdeiro da Casa Atreides, uma das principais famílias nobres do Império Galáctico. Após se mudar junto com os pais para o desértico planeta Arrakis, o rapaz se envolve em uma trama política que há décadas é preparada pelas místicas Bene Gesserit, uma organização formada por mulheres de grande força mental e física, e se torna, após acontecimentos trágicos, símbolo messiânico dos Fremen, tribo nativa arrakiana.

Paul é vivido por Timothée Chalamet, conhecido por Lady Bird e Me Chame Pelo Seu Nome.

Zendaya é Chani

Jovem guerreira Fremen, Chani aparece para Paul em uma visão quando ele ainda está em seu planeta natal Caladan. Durante o exílio do garoto Atreides no deserto, ela é encarregada de guiá-lo e protegê-lo dos perigos de Arrakis e os dois se apaixonam.

Estrela de Euphoria e dos novos filmes do Homem-Aranha, Zendaya vive a garota Fremen, que deve ter bem mais espaço no segundo filme.

Rebecca Ferguson é Lady Jessica

Mãe de Paul, Jessica faz parte da misteriosa ordem das Bene Gesserit que se torna concubina do Duque Leto Atreides. Uma das figuras mais importantes de Duna, Jessica tem o poder da Voz, força que permite às Bene Gesserit dobrarem inimigos a qualquer comando, técnica que ensina a Paul, apesar de ele ser homem.

Conhecida por seu trabalho na franquia Missão: Impossível e em Doutor Sono, Rebecca Ferguson interpreta a mãe de Paul.

Austin Butler é Feyd-Rautha Harkonnen

Sobrinho favorito do Barão Harkonnen, Feyd-Rautha era a verdadeira escolha do vilão para assumir Arrakis. Depois do golpe contra os Atreides, o sádico jovem se junta ao governo de seu tio e chega herdar o título de Barão antes de seu inevitável confronto com Paul pelo planeta desértico. 

Austin Butler, de ElvisMestres do Ar, vive o vilão em Duna: Parte Dois

Florence Pugh é a Princesa Irulan

Filha do Imperador Padishah Shaddam Corrino IV, Irulan não tem tantas aparições no livro original de Duna, mas é bastante presente na obra. Isso porque, antes de todo capítulo, há uma passagem de um dos livros escritos por ela sobre a trajetória de Paul e sua ascensão como figura religiosa e política. A princesa cresceu em meios aos jogos políticos do Imperador e, no primeiro livro da saga, tem papel essencial na vitória dos Atreides. 

Florence Pugh, de Oppenheimer e Viúva Negra, vive a princesa Irulan em Duna: Parte Dois

Léa Seydoux é Lady Margot

Membro da ordem das Bene Gesserit, Lady Margot é casada com o conde Hasimir Fenrig, um dos conselheiros mais próximos do Imperador. Fiel às suas irmãs, Margot dos livros deixou uma carta codificada para Jessica revelando os planos dos Harkonnen de exterminar os Atreides. Eventualmente, ela e o marido abandonam o Imperador para se aliar a Paul.

Em Duna: Parte Dois, Margot é vivida por Léa Seydoux, de A Crônica FrancesaMissão: Impossível: Protocolo Fantasma.

Christopher Walken é o Imperador Padishah Shaddam Corrino IV

Governante do universo conhecido, Shaddam Corrino fez seu governo com golpes e assassinatos. Ascendendo ao trono depois de ele e Fenrig envenerarem seu pai e predecessor, o Imperador usou todas as artimanhas possíveis para se manter no poder. Quando a Casa Atreides começou a ganhar mais e mais apoiadores entre as Grandes Casas, o monarca tramou com o Barão Harkonnen a morte de Duque Leto e seu filho, Paul, levando-os a Arrakis. Anos depois, o planeta volta a ser um problema para a coroa após o surgimento do messias fremen Muad'Dib.

Christopher Walken, vencedor do Oscar por O Franco Atirador, vive o Imperador em Duna: Parte Dois

Stephen McKinley Henderson é Thufir Hawat

Extremamente leal ao Duque Leto, Hawat é um Mentat, um ser humano treinado para imitar as capacidades cognitivas e analíticas dos mais avançados computadores, proibidos pela sociedade pós-apocalíptica de Duna. Visto como o maior Mentat das casas nobres, Hawat é o principal conselheiro de Leto e treina Paul desde sua infância. Quando a família Atreides é atacada em Arrakis, ele desconfia de Lady Jessica por causa de sua origem como Bene Gesserit.

Stephen McKinley Henderson, de Lincoln, interpreta o conselheiro veterano.

Josh Brolin é Gurney Halleck

Assim como Idaho, Halleck serve a Casa Atreides como Mestre de Espadas do Duque Leto. Responsável por treinar alguns dos maiores guerreiros do Império, Halleck raramente é visto sem seu baliset, instrumento musical semelhante a um violão. Comandante dos soldados do Duque, o guerreiro veterano mantém boas relações com alguns dos maiores contrabandistas de especiarias de Arrakis.

Josh Brolin, que trabalhou com Villeneuve em Scicario: Terra de Ninguém e deu vida ao vilão Thanos, da Marvel, interpreta Halleck nas Partes UmDois.

Stellan Skarsgård é o Barão Vladimir Harkonnen

Grande inimigo da Casa Atreides, Harkonnen articula um esquema junto ao Império Galáctico para exterminar o Duque Leto e sua família, cuja influência sobre outras casas nobres ameaçam o poder do Imperador e censuram as tramas corruptas do Barão. Sádico, ele oprime de modo violento o povo nativo durante seu período como governante de Arrakis.

O vilão é vivido novamente por Stellan Skarsgård, de Chernobyl e do MCU.

Dave Bautista é Rabban “a Besta” Harkonnen

Sádico e violento, o sobrinho mais velho do Barão Harkonnen é escolhido para assumir o governo de Arrakis após o golpe contra a Casa Atreides. A mando do tio, Rabban governa o planeta de maneira brutal, conquistando assim o apelido de “Besta”. O plano inicial do Barão é que, após o período de controle violento e desgovernado de Rabban, seu outro sobrinho, Feyd-Rautha, assuma o planeta como “grande salvador”.

Dave Bautista, que trabalhou com Villeneuve em Blade Runner 2049, interpreta a Besta nas adaptações do cineasta.

Javier Bardem é Stilgar

Líder da principal tribo Fremen mostrada em Duna, Stilgar é um dos personagens responsáveis por ensinar Paul os costumes do povo nativo de Arrakis. Com o tempo, ele se torna protetor e conselheiro do garoto, estando ao seu lado ao longo de sua incessante luta para sobreviver.

Javier Bardem, de Mãe! e 007 – Operação Skyfall é o aliado do jovem Atreides no novo filme.

Arrakis/Duna

Tão importante quanto qualquer outro personagem do livro, o planeta Arrakis, chamado pelos nativos de Duna, é palco de quase toda a ação do romance de Hebert. Apesar de isolado do restante do Império, o planeta é economicamente crucial para o governo, por ser o único produtor de Melange, especiaria usada para inúmeros fins no universo de Duna. O ecossistema de Arrakis é, dependendo da situação, inimigo e aliado de Paul e palco de seu grande destino como a figura messiânica conhecida entre os Fremen como Muad’Dib.

Oscar Isaac é o Duque Leto Atreides ♰

A mando do Império, o líder da Casa Atreides, Duque Leto, aceita, com desgosto, deixar o oceânico planeta Caladan, governado por sua família há gerações, para assumir a liderança de Arrakis, produtor da especiaria chamada Melange. Pai de Paul, Leto chega mudando a maneira de governar Arrakis, que antes vivia sob as ordens do sádico Barão Harkonnen.

Alvo de uma conspiração do Império, que teme a influência do Duque sobre outros líderes nobres, e de Harkonnen, Leto foi vivido por Oscar Isaac no primeiro filme, mas não retorna para a Parte Dois, uma vez que o Duque foi morto pelo clã rival.

Chen Chang é o Dr. Wellington Yueh ♰

Médico treinado pela Escola Suk, Yueh foi condicionado para que qualquer traição contra a família a qual foi designada seja impossível. Apesar disso, o doutor da Casa Atreides é, logo nos primeiros capítulos de Duna, revelado como espião enviado pelo Barão Harkonnen para facilitar um ataque ao Duque Leto.

Yueh foi interpretado por Chen Chang, de O Tigre e O Dragão, e não volta à Parte Dois após sua morte pelas mãos do Barão Harkonnen.

Sharon Duncan-Brewster é Liet-Kynes ♰

Planetólogo imperial enviado a Arrakis, Kynes é pai de Chani e um idealista, cujo sonho é ver o planeta desértico transformado em um paraíso com água abundante e vegetação variada. Inicialmente desconfiado do Duque Leto, Kynes eventualmente se abre ao novo governante de Duna e é essencial na formação da aliança entre a Casa Atreides e o povo Fremen, que o chama de Liet.

Na versão de Villeneuve, Liet-Kynes é uma mulher, interpretada por Sharon Duncan-Brewster, conhecida por Sex Education e Doctor Who. Após ter se sacrificado ao fim da Parte Um, a cientista não retorna para a sequência.

Jason Momoa é Duncan Idaho ♰

Mestre de Espadas da Casa Atreides e responsável por treinar Paul em combate, Duncan Idaho é um dos guerreiros mais habilidosos da galáxia. Reconhecido pelos Fremen por sua destreza, Idaho se torna o embaixador oficial do Duque Leto na tribo nativa. O guerreiro foi interpretado por Jason Momoa.

Vale pontuar que, embora Duncan tenha morrido na Parte Um, o personagem é clonado algumas vezes ao longo da saga de Herbert. Por mais que seu retorno na Parte Dois seja improvável, fãs do espadachim podem sonhar pelo menos um pouco com uma volta.

David Dastmalchian é Piter De Vries ♰

Mentat do Barão, Piter é consideravelmente mais cruel que Hawat, nunca hesitando em torturar prisioneiros para obter informações. Descontrolado, ele é viciado em Melange e em seus efeitos entorpecentes, que diversas vezes barram suas capacidades cognitivas, incomodando Harkonnen.

O insano e violento computador humano foi vivido por David Dastmalchian, de Homem-Formiga e A Vespa, na Parte Um e não retorna para a sequência após a sua morte.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.