Duna | Artes conceituais de filme nunca produzido de 1974 são reveladas

Créditos da imagem: Moebius/Reprodução

Filmes

Notícia

Duna | Artes conceituais de filme nunca produzido de 1974 são reveladas

Desenhos seriam usados em produção comandada por Alejandro Jodorowsky

Nicolaos Garófalo
18.02.2020
23h52
Atualizada em
19.02.2020
00h07
Atualizada em 19.02.2020 às 00h07

Prestes a receber uma nova adaptação comandada por Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Duna quase chegou aos cinemas pela primeira vez em 1974 pelas mãos do diretor Alejandro Jodorowsky (Poesia Sem Fim). A versão do chileno, que contava com o curioso elenco formado por Salvador Dalí, Orson Welles, Geraldine Chaplin e Mick Jagger, nunca chegou a ser produzida.

Além dos atores, o visual da adaptação do livro clássico de Frank Herbert também chamou a atenção ao ser liberado pelo site Heavy Metal. Com design idealizado pelo quadrinista Moebius, o artista Chris Foss (Guardiões da Galáxia) e o escultor HR Giger, as artes conceituais dos personagens do mítico longa, responsabilidade de Moebius, foram, enfim, reveladas – confira na galeria abaixo:

Além do elenco diferente e do design que diverge muito do que é narrado na obra de Herbert, o Duna de Jodorowsky teria ainda 10 horas de duração e trilha sonora da banda Pink Floyd. Embora essa visão bizarra nunca tenha chegado aos cinemas por conta de problemas financeiros, a história de Paul Atreides foi levada às telonas por David Lynch em 1984. O canal americano SyFy também produziu uma minissérie inspirada em Duna em 2000, com Alec Newman no papel principal.

Na nova adaptação de Duna, Timothée Chalamet será o protagonista Paul Atreides, cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas. Dave Bautista será Rabban, sobrinho sádico de um barão que comanda Arrakis e também é chamado de A Besta.

O elenco estelar ainda conta com Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh BrolinJavier BardemZendaya e Stellan Skarsgard. A estreia está prevista para 18 de dezembro de 2020 e uma sequência já está em produção.

O livro é conhecido como uma das obras mais complexas de ficção científica de todos dos tempos e no Brasil, os volumes da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.