Re-Main e Kageki Shojo

Créditos da imagem: Montagem: RE-MAIN/Divulgação Kageki Shojo!!/Divulgação

Mangás e Animes

Lista

Surpresas (e decepções) nos animes da temporada de verão de 2021

RE-MAIN, Kageki Shojo!! e outros animes que você pode ter deixado passar nessa temporada

Fábio Garcia
29.09.2021
15h23

A temporada de verão de 2021 acaba essa semana e logo teremos mais uma leva de dezenas de animes para acompanhar. Com tantos de animes lançados, alguns acabam chamando mais atenção para o bem ou para o mal, então reunimos nesta lista algumas das surpresas e decepções dessa última temporada.

Mas é sempre bom avisar: por se tratar de uma matéria sobre impressões, lembre-se que as opiniões pessoais emitidas aqui partem de quem escreve e não são verdades absolutas. Mesmo assim, convido o leitor a ler as justificativas e, quem sabe, descobrir um anime excelente que tenha deixado passar nessa última temporada. Ainda há tempo de maratonar antes dos novos animes chegarem! Vamos à lista:

Supresa: Kageki Shojo!!

Kageki Shojo
Kageki Shojo/Divulgação

Sarasa Watanabe é uma garota alta e extrovertida cujo sonho é ser uma atriz de espetáculos, então ela presta o concorrido vestibular da escola Kouka, uma instituição especializada em teatro feito apenas por mulheres. Lá ela faz amizade com Ai Narata, uma ex-cantora juvenil com fobia de homens que busca encontrar um novo rumo em sua vida. Kageki Shojo!! foi um dos melhores animes desta última temporada por misturar com muita habilidade uma animação linda, personagens carismáticos e muitas colheres de drama.

No decorrer de seus 13 episódios acompanhamos não só as alunas da 100ª turma da Kouka se aperfeiçoando nas artes dramáticas como também nos aprofundamos nas histórias de seus passados e traumas. Como se fosse uma típica temporada de Malhação, problemáticas sociais como bulimia, assédio sexual e relacionamentos foram se desenvolvendo à medida que passávamos a torcer por cada uma daquelas personagens.

E torcer é o verbo correto, pois é praticamente impossível passar por Kageki Shojo!! sem torcer por Sarasa, sem sentir aflição com a história da infância da Ai ou sem vibrar com a Aya superando os comentários gordofóbicos do colégio e por aí vai. O único ponto negativo é que, pelo menos até o momento, nenhuma segunda temporada foi anunciada até agora, e também não há planos do mangá ser lançado no Brasil. Ajuda a gente aí, pessoal!

Anime muito recomendado, Kageki Shojo!! está disponível no catálogo da Funimation com legendas em português.

Decepção: Sonny Boy

Sonny Boy
Sonny Boy/Divulgação

Reunir dezenas de adolescentes em um espaço sem supervisão de adultos é pedir para acontecer alguma complicação, agora imagine que 36 estudantes foram transportados para uma outra dimensão e, num passe de mágica, esse pessoal ganhou alguns poderes no processo. A história de Sonny Boy está aí pelas matérias na internet e até na sinopse presente na Funimation, só faltou mesmo explicar essa trama no primeiro episódio do anime.

Sonny Boy tem uma animação lindíssima, com ângulos diferentes e muita experimentação, mas infelizmente o anime conta com um roteiro pouco claro. E não é porque a história é muito complicada, porque se trata de uma trama bem simples, Sonny Boy se mostra muito complexo por contar a história de um jeito muito confuso.

O roteiro parece mais preocupado em esconder informações básicas do espectador do que tentar incluí-lo na trama, talvez um truque para fazer a história parecer mais profunda do que é na realidade. Dá pra gostar e acompanhar o anime pelos diálogos e pela animação? Claro, mas o anime segue uma linha mais próxima de um “não entendi nada, nota 10!”.

Sonny Boy está disponível no catálogo da Funimation com legendas em português e dublagem.

Supresa: RE-MAIN

RE-MAIN
RE-MAIN/Divulgação

Nesse anime original, (ou seja, não veio de nenhum mangá ou light novel), assistimos à história de um garoto chamado Minato que tem a vida mudada após um acidente de carro. Antes ele era o melhor jogador de Pólo Aquático entre os alunos do Ensino Fundamental, mas após o ocorrido ele perde a memória e não se lembra mais nada do esporte. Meses depois, agora em uma nova escola, Minato descobre novos colegas e entra no time esportivo de pólo aquático tentando (re)encontrar suas memórias.

RE-MAIN não inventa a roda no gênero de animes esportivos, mas consegue trabalhar os velhos clichês através de ideias inventivas. Para começar, é bastante criativo o protagonista ter perdido todas as memórias envolvendo o esporte, pois aí nós como espectadores podemos assistir sua evolução e aprender sobre pólo aquático. Esse problema de saúde também é importante na metade da série, quando uma grande virada acontece na trama e somos apresentados a um “novo protagonista”.

A animação produzida pelo estúdio MAPPA é muito competente. Para a sorte dos animadores há poucas partidas de pólo aquático, afinal a história se foca na história dos personagens, mas as que deram as caras no anime são bem feitas e a direção empolga. RE-MAIN é bastante recomendado não só para fãs de animes de esporte, e a série guarda muitas surpresas no decorrer de seus 12 episódios.

RE-MAIN está disponível no catálogo da Funimation com legendas em português.

Decepção: The Idaten Deities Know Only Peace

Idaten
Idaten/Reprodução

Há muitos séculos existiam os Idaten, deuses poderosos que selaram os demônios que ameaçavam os humanos. Muitos anos depois, uma nova geração de Idaten precisa enfrentar novamente um esses demônios, que foram despertados novamente. A sinopse não traz absolutamente nada de novo, mas o que faz o anime brilhar está em sua animação. Com uma animação mais estilizada, o MAPPA conseguiu fazer com que Idaten fosse uma das séries mais bonitas da temporada. No entanto isso não parece ter sido o suficiente para emplacar.

Por mais belo que seja visualmente, Idaten não conseguiu repercutir tanto entre os otakus. A série pode ter sido um pouco prejudicada por ter estreado meses após o início da temporada de animes no Japão. Para completar o pacote, a direção assinada por Seimei Kidokoro (aqui em seu primeiro trabalho na função), colocou cenas que esbanjam mau gosto em assuntos que deveriam ser tratados de forma mais delicada. Por sorte o serviço de streaming requer que somente maiores de idade assistam aos episódios por causa do conteúdo.

The Idaten Deities Know Only Peace, ou apenas Idaten, está disponível no catálogo da Crunchyroll com legendas em português.

Surpresa: How a Realist Hero Rebuilt the Kingdom

Realist Hero
Realist Hero/Reprodução

How a Realist Hero Rebuilt the Kingdom parte da premissa básica de um isekai, que é pegar alguém da nossa Terra e transportá-lo para um mundo mágico, e desenvolve o anime de uma forma diferente do esperado. Kazuya Souma não é o típico adolescente com poderes mágicos, e sim um estudante de Ciências Sociais que leu muito O Príncipe de Maquiavel. Com esse vasto conhecimento em política, Souma passa a ajudar o reino de Elfrieden a prosperar economicamente e enfrentar as inevitáveis disputas que acontecem, tanto internamente quanto com os territórios vizinhos.

Se você busca uma série com animação deslumbrante e grandes acontecimentos, talvez How a Realist Hero Rebuilt the Kingdom não seja um anime para você. Além de ter uma animação humilde e econômica, a história anda a passos de tartaruga. Mesmo assim, é divertido para o espectador ver como Souma aplica conhecimentos políticos do nosso mundo para resolver os problemas do outro reino. Para citar um exemplo, em um episódio o novo rei transmite um programa ao vivo (no estilo do Mais Você da Ana Maria Braga) com o intuito de ensinar o povo a driblar a insegurança alimentar com receitas de baixo custo, mas ainda nutritivas. Em paralelo a isso, também vemos como ele mobiliza obras e decretos para preparar políticas públicas para erradicar a fome.

How a Realist Hero Rebuilt the Kingdom está disponível no catálogo da Funimation com legendas em português e dublagem, e a segunda temporada já foi confirmada pelo streaming, com estreia prevista para janeiro de 2022.

Decepção: Edens Zero e Shaman King na Netflix

Edens Zero e Shaman King
Edens Zero, Shaman King/ Divulgação

Para quem não conhece, Edens Zero conta a história da “youtuber” Rebecca e do aventureiro Shiki, que atravessam o universo em busca de amigos e de um vídeo de sucesso. Já Shaman King mostra Yoh Asakura, um xamã (alguém que consegue incorporar espíritos) que entra em um torneio para ser o novo rei xamã. Edens Zero e Shaman King são animes muito bons e fazem sucesso no meio otaku, então por que estão sendo listados aqui como decepção? Bem, isso tem mais a ver com a Netflix do que com a qualidade das produções.

Ao contrário de outros serviços de streaming que lançam animes, a Netflix prefere acumular um bloco grande de episódios para lançar a série de uma única vez. A estratégia permite um tempo maior para a plataforma dublar as produções, porém eles chegam ao streaming muito tempo depois que o assunto repercutiu por outras formas. Muitos fãs acabam procurando “meios alternativos” de acompanhar as séries, e aí a discussão ao redor de Edens Zero e Shaman King foi um pouco prejudicada.

Ambos estão disponíveis no catálogo da Netflix com legendas em português e dublagem. A plataforma pretende experimentar novos métodos de lançamento, e Komi-san Can’t Communicate já chegará mais perto do lançamento japonês.

Surpresa: Remake our Life

Remake our Life
Remake our Life/Reprodução

Este anime é protagonizado por Kyouya, um rapaz de 28 anos cujo sonho é trabalhar no desenvolvimento de jogos. Kyouya lembra como 10 anos antes ele quase pôde cursar a faculdade de artes, mas acabou indo por outro caminho. Do nada ele volta 10 anos no tempo, justamente no ponto em que ele precisou escolher a faculdade que iria cursar, e terá a possibilidade de realizar seu sonho e estudar na mesma faculdade e época da Geração Platina, um grupo de artistas de muito sucesso.

Já falamos de Remake our Life em outra matéria aqui no Omelete (pode conferir aqui), mas o anime se mostrou ainda mais surpreendente. Em um determinado ponto passamos a ver que o protagonista, embora bem intencionado, está na verdade prejudicando as pessoas que tanto ama na busca pela realização de seus sonhos particulares. Ou seja, ele passa a precisar lidar com a culpa de “ter sacrificado” os talentos de seus amigos em troca de subir na vida e trabalhar com o que sempre sonhou.

Embora o anime passe um pano para o protagonista, Remake our Life te faz pensar sobre como nossa vida atual é fruto das decisões que tomamos em momentos anteriores da vida. Infelizmente, nada foi dito de uma segunda temporada.

Remake our Life está disponível no catálogo da Crunchyroll, com legendas em português.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.