Outlander/Fox Premium/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Outlander mergulha em seus personagens para falar sobre trauma e superação

Série revelou destino de nome importante e ainda trouxe de volta alguém muito querido

14.04.2020, às 19H09.

Tanto a série quanto os livros de Outlander mostram seus personagens em momentos difíceis. Claire (Caitriona Balfe), Jamie (Sam Heughan), Brianna (Sophie Skelton) e vários outros nomes já passaram por grandes traumas e superaram isso. “Famous Last Words” embarca novamente neste conceito, arriscando com sucesso novas formas de contar essa história.

[Spoilers de “Famous Last Words” abaixo]

Após uma semana de hiato, a grande dúvida da série era sobre o destino de Roger (Richard Rankin), encontrado enforcado em uma árvore. Enquanto os fãs fizeram várias teorias, a série seguiu o caminho dos livros. Roger realmente foi enforcado ali, mas não morreu. No último minuto, ele segura a corda colocada por seus captores e consegue se manter vivo, ainda que traumatizado.

A forma que a série encontra de mostrar isso é com um filtro de cinema antigo, em preto e branco, com o barulho da película passando pelo projetor. Quando se trata do trauma de Roger, tudo é mostrado dessa forma e a série deixa claro que o que ele sentiu não foi pouco. A dor física, o pavor da morte e a percepção da fragilidade da vida atingiram Roger em cheio. Ele é salvo e vive, mas, três meses depois, ainda não é capaz de falar. Sua voz, que um dia foi seu grande dom para cantar e passar conhecimento aos jovens, se calou.

Ao longo do episódio, a agonia do personagem ao relembrar do que seriam seus últimos momentos é palpável. Ele tem flashes em vários momentos, chora, se sente mal quando Brianna pede que ele volte ao normal e repete este ciclo várias vezes. Dessa forma, Outlander encontrou um novo modo de falar sobre traumas e tristezas. Ainda que outros tenham sofrido antes, a dor de Roger, assim como sua história, é única e a produção acertou ao deixar isso claro.

O outro retorno mostrado no episódio é de alguém amado pelos fãs: o jovem Ian (John Bell). Inicialmente confusa, a presença do personagem se encaixa no mesmo tema. Ian deixou sua convivência com os Mohawks porque perdeu a mulher que ama. Ela não explica muito o que aconteceu, deixando claro apenas que ela está viva, mas fora de seu alcance. O que parece só um coração partido se transforma numa verdadeira depressão. Ian não quer mais viver e chega perto de tirar a própria vida.

Quem o impede é Roger e o confronto dos dois é um dos mais interessantes da temporada até aqui. Frente à frente estão dois homens quebrados pela violência da época, que sabem que precisam seguir em frente, mas não enxergam como. A dor de ambos é tão profunda, ainda que por motivos diferentes, que eles se veem um no outro.

E é nesse reconhecimento da dor que eles se salvam. Por mais que talvez tenha pensado nisso, Roger percebe que não quer morrer. Ele quer voltar para Brianna e ser alguém diferente a partir de agora. E Ian, ainda que machucado por não estar com quem gostaria, percebe que ainda quer ficar perto da família que o ama. Como o próprio Roger definiu para sua amada, uma parte dele morreu naquele dia, mas isso não quer dizer que outra não pode surgir agora.

A direção de Stephen Woolfenden (Crossing Lines) é delicada e conduz o episódio pontuando cada momento de dor dos dois personagens, e também a superação no final. O caminho não será fácil, é claro, mas Roger e Ian começaram a encontrar a cura que tanto precisam. 

O teaser do próximo capítulo, “Monsters and Heroes”, indica que Outlander voltará para a ação física, algo que torna a delicadeza de “Famous Last Words” um último respiro de calma antes da reta final da temporada.

A 5ª temporada de Outlander é exibida no Brasil na madrugada de domingo para segunda, à meia-noite, no canal Fox Premium 1. Os capítulos também ficam disponíveis no aplicativo da Fox para os assinantes Premium.