Filmes

Lista

Oscar 2020 | Os melhores momentos da cerimônia

Evento escolheu os melhores do cinema do ano

Mais do que premiar o melhor do cinema no último ano, a 92ª cerimônia do Oscar rendeu momentos emocionantes e ótimas piadas. Se você não acompanhou as três horas e meia de premiação, fique tranquilo. A seguir, reunimos os melhores momentos da premiação:

A 92ª edição do Oscar aconteceu neste domingo (9) em Los Angeles e Parasita foi o grande vencedor com quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme - veja a lista completa de vencedores.A cobertura completa você confere no Omelete: no site, nas redes sociais (TwitterInstagram e Facebook) e no Youtube.

Abertura com Janelle Monáe

A noite começou com uma apresentação poderosa de Janelle Monáe. Primeiro, a cantora e atriz apareceu vestida como Mr. Rogers, personagem de Tom Hanks em Um Lindo Dia na Vizinhança, e continuou com o número musical repleto de referências a grandes produções, como Nós, Midsommar e Coringa. A performance ainda teve a participação de Billy Porter cantando "I'm Still Standing", de Elton John.

Monólogo de abertura de Steve Martin e Chris Rock

A cerimônia não teve um apresentador principal, mas isso não quer dizer que o público ficou sem um monólogo de abertura. Os comediantes Steve Martin e Chris Rock subiram ao palco e alternaram o tom das piadas entre o ácido e o brincalhão. Se a dupla zoou o diretor a duração de O Irlandês, eles também usaram o palco para criticar a falta de representatividade na cerimônia com sua tradicional ironia. 

Parasita como grande vencedor

KEVIN WINTER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

Para a surpresa de todos, Parasita saiu como o grande vencedor da noite. A produção começou vencendo como Melhor Roteiro Original, para Bong Joon Ho e Jin Won Han. Quando subiu ao palco, o diretor e roteirista dedicou o primeiro prêmio da Academia para a Coreia do Sul, embora tenha lembrado que o roteiro não foi feito para representar um país. Porém, a cerimônia foi ainda mais frenética. Parasita levou o prêmio não apenas de Melhor Filme Internacional, como também Melhor Filme, superando Coringa, O Irlandês e Era Uma Vez em… Hollywood.

Ao receber ainda um quarto prêmio, como Melhor Direção, Bong Joon Ho não escondeu a emoção e homenageou Martin Scorsese, com quem disputou o prêmio; assista ao momento.

A genialidade de Kristen Wiig e Maya Rudolph

Se há duas apresentadoras que roubaram a cena na noite foram Kristen Wiig e Maya Rudolph, que apresentaram as categorias de Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Elas começaram fingindo que estavam abaladas demais para apresentar o prêmio, depois assumiram: “isso foi encenação. Somos atrizes!”, falaram aos risos do público. A intenção da dupla era mostrar a todos os diretores seus respectivos alcances dramáticos e, quem sabe, descolar uns novos trabalhos. No lugar delas, você não faria o mesmo?

Reunião de dubladoras de Frozen

A apresentação de “Into The Unknown”, de Frozen II, foi emocionante ao reunir dubladoras de vários países. Apesar do Brasil ter ficado de fora, o momento foi muito bonito por incluir tantas nações na apresentação e terminou com a voz poderosa de Idina Menzel.

Primeiro apresentador com Síndrome de Down

The Peanut Butter Falcon/Armory Films/Reprodução

Zack Gottstagen fez história no evento de 2020 ao se tornar o primeiro apresentador com Síndrome de Down da história do Oscar. Ele subiu ao palco ao lado de Shia LeBeouf para entregar o prêmio de Melhor Curta-Metragem. Os dois contracenaram no filme The Peanut Butter Falcon e fizeram bonito no palco do evento.

Apresentação surpresa de Eminem

O rapper Eminem surpreendeu a todos ao subir no palco e cantar “Lose Yourself”, do filme 8 Mile - Rua das Ilusões. A canção venceu o prêmio do Oscar em 2003, época em que Eminem, ironicamente, não compareceu à cerimônia. Nas redes sociais, o músico ainda brincou por ter conseguido sua segunda chance.

Cochilo de Scorsese

Não bastasse o show inesperado, houve ainda outro fato inusitado durante a apresentação do Eminem: o diretor Martin Scorsese deu uma pequena cochilada. O momento foi percebido pelos fãs e até mostrado por um dos perfis oficiais da Netflix no Twitter.

Zoeira com Cats

Para apresentar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais, os atores James Corden e Rebel Wilson subiram ao palco vestidos como gatos - uma singela referência a Cats, filme que foi bastante criticado pelo uso de computação gráfica para adaptar o musical da Broadway. Para incorporar de vez os personagens felinos, os dois ainda brincaram com o microfone do palco.

Billie Eilish faz apresentação emocionante

A apresentação surpresa de Billie Eilish foi no In Memorian, momento em que a Academia relembra os profissionais que morreram no último ano. Para o momento, a artista fez uma performance emocionante de “Yesterday”, dos Beatles - confira como foi.