Filmes

Notícia

Guerra ao Terror supera Avatar como favorito ao Oscar

Prêmio dos diretores deu a vantagem a Kathryn Bigelow

01.02.2010, às 00H00.
Atualizada em 07.11.2016, ÀS 06H05

Começa a ficar desequilibrada a disputa para o Oscar 2010. As associações de críticos e o Producers Guild of America deram a Guerra ao Terror (The Hurt Locker) seus prêmios de melhor do ano. Já o Globo de Ouro escolheu Avatar como o melhor filme do ano passado e James Cameron foi eleito o melhor diretor. Agora, o importante DGA, prêmio da associação de diretores de Hollywood, revelou seu vencedor.

Guerra ao Terror

Kathryn Bigelow levou o DGA Awards 2010 por seu trabalho em Guerra ao Terror. Ela venceu James Cameron (Avatar), Lee Daniels (Preciosa), Jason Reitman (Amor sem Escalas) e Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios). Esta é a primeira vez que uma mulher é premiada em 61 anos de existência do DGA.

Vale lembrar que desde 1948, apenas seis vezes o vencedor do DGA não levou também o Oscar de Melhor Diretor. A última vez que isso aconteceu foi em 2002, quando Rob Marshall - que havia levado o DGA por Chicago - perdeu o Oscar para Roman Polanski por O Pianista.

Resta saber se os dois bilhões que Avatar já rendeu mundialmente empolgarão mais os votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que os prêmios do filme de guerra de Bigelow... de qualquer maneira, com o PGA e o DGA dando a vitória a Guerra ao Terror, as chances aumentaram consideravelmente no Oscar para o filme.

Os comediantes Steve Martin e Alec Baldwin serão os anfitriões do Oscar 2010, que acontecerá no dia 7 de março. Os indicados serão anunciados amanhã, 2 de fevereiro. Fique de olho no Omelete!

Leia mais sobre o Oscar