Batwoman/CW/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Batwoman toma decisão difícil em episódio frenético

Produção leva vigilante ao limite ao fazê-la escolher entre duas pessoas queridas

18.02.2020, às 18H45.

Assim como outras séries semanais, Batwoman é cheia de altos e baixos e o episódio “Take Your Choice” pode ser considerado um dos grandes momentos da temporada até aqui. Com uma corrida contra o tempo frenética e uma decisão difícil para a vigilante, o capítulo entrega tudo o que promete e ainda termina com um grande gancho para o futuro.

[Spoilers de “Take Your Choice” abaixo]

Depois de duas semanas de hiato, Batwoman retoma a trama pós-Crise nas Infinitas Terras, em que Beth e Alice (Rachel Skarsten) estão na mesma Terra, mas não podem coexistir juntas. Uma delas precisa morrer, ou então ambas não vão suportar. Esse é o foco dramático do episódio, que rende ótimos momentos, especialmente de Ruby Rose. Concentrada no papel de Kate Kane/Batwoman, a atriz intensifica o sentimento difícil da indecisão. Cabe a ela escolher quem viverá ao seu lado: a irmã que ela não pôde salvar e agora é uma grande vilã de Gotham, ou a Beth de outra realidade, que a ama e lhe dá tudo o que ela sempre sonhou.

Enquanto isso se desenrola, o capítulo também tem bons momentos em outros núcleos, como Jacob Kane (Dougray Scott) tentando provar sua inocência e sendo atacado na prisão e um conflito intenso entre Mary (Nicole Kang) e Alice. Reencontrar a mulher que matou sua mãe e lhe causou um grande trauma é difícil, mas a meia-irmã de Kate mostra novamente que é um dos nomes mais interessantes do seriado. Mesmo com medo, Mary enfrenta a vilã e coloca para fora todo o ódio que guardou dentro de si.

Em certo momento, Beth e Alice se encontram, como uma representação da vida que Kate sempre quis e aquilo que é sua realidade. Embora ela entenda em partes porque a irmã de sua Terra se tornou uma vilã, após décadas e décadas de traumas, sua escolha é por salvar seu mundo idealizado, aquela irmã que ela sempre sonhou e que a ama incondicionalmente. Tal escolha tem duas consequências rápidas para a protagonista: a primeira é a tristeza de viver mais uma vez o luto de uma irmã. Ainda que os contextos sejam totalmente diferentes, fica a sensação de que a ferida no coração de Kate foi reaberta e ela é novamente uma garotinha chorando ao saber que alguém que ela ama não vai voltar.

E a segunda é a escolha pelo mundo idealizado e perfeito que a nova Beth representa. O primeiro sentimento do público pode ser de julgar Kate por sua escolha, afinal Alice sofreu muito durante sua vida e poderia merecer uma chance de redenção. Mas a série constrói o arco de um modo que traz um questionamento antes do julgamento: se você pudesse escolher pela vida perfeita, que sempre sonhou, você não faria isso?

Infelizmente para Kate, mas de modo muito interessante para a história, quem sobrevive no final das contas é a própria Alice, que retorna furiosa ao perceber que, além de não a ter salvo no passado, sua irmã é capaz de deixá-la morrer no presente. A cena é rápida e acontece exatamente no final do episódio, deixando claro que Alice tem tudo para se tornar uma vilã ainda mais cruel e que a Batwoman terá desafios cada vez maiores.

Até aqui, a primeira temporada de Batwoman segue forte. Ainda que haja um ou outro episódio que seja mais fraco, o foco em tramas extremamente dramáticas para a protagonista, em conjunto com as cenas de ação, formam uma narrativa que, mesmo sendo procedural, assusta e faz o público temer pela segurança dos protagonistas o tempo todo. Se continuar assim, a Batwoman tem tudo para ter um longo caminho entre as produções da CW.