Imagem promocional de Star Wars com destaque para Daisy Ridley e Adam Driver/Lucasfilm

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Filmes

Notícia

Star Wars IX | JJ Abrams diz que Os Últimos Jedi o inspirou a ser mais “livre”

Diretor afirma que filme de Rian Johnson lhe deu permissão para fazer algo diferente

Nicolaos Garófalo
11.11.2019
21h16

Apesar de serem sucesso de bilheteria, os últimos lançamentos de Star Wars dentro da saga Skywalker se mostraram divisivos por motivos contrários: enquanto O Despertar da Força, dirigido por JJ Abrams, foi criticado por “copiar demais” o filme original, Os Últimos Jedi, comandado por Rian Johnson, incomodou fãs por fugir demais da formula já estabelecida na franquia. Mesmo assim, ambos acumularam boas marcas com as críticas (93% e 91% no Rotten Tomatoes, respectivamente) e, segundo Abrams, apontaram o caminho a ser seguido em A Ascensão Skywalker.

Segundo o cineasta, que dirige o Episódio IX, as mudanças trazidas por Johnson em Os Últimos Jedi o inspiraram a buscar algo além do que já foi mostrado antes na franquia (via Total Film). O diretor afirma ter seguido o que, na sua cabeça, era a única forma de criar uma nova história para Star Wars ao utilizar mais efeitos práticos e filmagens em locações. “Não estou dizendo que me senti amarrado”, afirma Abrams, “mas eu me vi querendo fazer algo mais consistente com a trilogia original

Dizendo que desejava fazer algo a mais com a oportunidade de dirigir o Episódio IX, o diretor afirmou que Os Últimos Jedi o lembrou “a razão de estarmos fazendo estes filmes – e não é para repetir algo que já vimos antes”.

Mark Hamill foi confirmado no elenco do filme, apesar dos acontecimentos com Luke Skywalker em Os Últimos Jedi. Em um post nas redes sociais, o ator indicou que o personagem pode voltar como um Fantasma da Força. Carrie Fisher também estará na produção com cenas feitas originalmente para O Despertar da Força. A atriz morreu em dezembro de 2016. Outra novidade dos filmes clássicos é o retorno de Billy Dee Williams como Lando Calrissian.

Ainda não há detalhes sobre a história, descrita apenas como "os sobreviventes da Resistência encaram a Primeira Ordem mais uma vez no capítulo final da saga Skywalker".

O filme estreia no Brasil em 19 de dezembro. Os ingressos já estão disponíveis para pré-venda nos sites das redes de cinema.