Quem está acompanhando a segunda temporada de Halo já deve saber que o próximo episódio, que vai ao ar amanhã (22) no Paramount+, promete ser cheio de ação - afinal, chegou a hora das forças da UNSC e do Covenant se enfrentarem no campo de batalha de Reach, o planeta que serve de base para a operação militar humana. O que o Omelete pode revelar, no entanto, é que o episódio também terá uma inovação técnica para Halo: ele será filmado inteiramente em plano-sequência, sem cortes perceptíveis.
- [Opinião] Halo volta se esquivando de comparações e almejando ser sci-fi de primeira
- O que é a queda de Reach? Explicamos o grande evento da 2ª temporada
Com direção de Craig Zisk (For All Mankind, Manifest), o episódio é “o pico de ação da temporada”, de acordo com Pablo Schreiber, e traz “um ponto de trama muito específico que os fãs dos jogos vão reconhecer, que é muito caro a eles”. Para a produtora Kiki Wolfkill, enquanto isso, o capítulo é diferente de tudo o que Halo fez na primeira temporada: “Pensamos em tudo como se estivéssemos fazendo um filme de guerra, desde o visual até a mixagem de som”.
“Uma das nossas prioridades na segunda temporada era entregar uma perspectiva mais realista e subjetiva da nossa história de guerra”, continuou ela. “Queríamos que fosse mais visceral, que o espectador sentisse a urgência dos eventos da história e das batalhas. O fato de ser um único take faz parte disso, porque coloca o espectador dentro dos eventos da batalha, faz ele se sentir parte daquele momento”.
- [Lista] Muito mais ação, novos Spartans: 8 exclusivas do set de Halo
- [Entrevista] Pablo: "fãs têm que se acostumar" com diferenças entre série e games
A atriz Cristina Rodlo, que interpreta a soldado Talia Perez na série, nos deu um pouco de insight quanto à feitura do episódio. Embora pareçam mais de 40 minutos de “porrada” ininterrupta na tela, as filmagens foram realizadas em takes de mais ou menos 10 minutos cada um, “costurados” para parecer um só - técnica já utilizada em filmes one-take como Festim Diabólico (1948) e Birdman (2014).
“Foi uma experiência incrível, como atriz. Quem me dera que toda a série toda fosse feita dessa forma!”, brincou Rodlo. “As coisas se movem rápido, e todo mundo tem que estar no topo do seu jogo quando o diretor grita 'ação', porque se você errar está jogando muito trabalho no lixo. Não estou dizendo que quero ficar menos tempo no set, mas é incrível entrar nesse ritmo, é excitante, tudo está acontecendo ao mesmo tempo ao seu redor, e quase nada é CGI”.
Halo pode ser assistida pela plataforma de streaming Paramount+. Novos episódios são lançados semanalmente, às quintas-feiras.