Star Wars: Visions/Superman: A Série Animada/A Casa Coruja

Créditos da imagem: Lucasfilm/Warner Bros./Disney/Divulgação

Séries e TV

Lista

10 séries animadas para crianças e adultos maratonarem juntos

Streamings trazem grandes opções para quem quiser curtir ótimos desenhos com os pequenos

Nico Garófalo
08.10.2021
17h05
Atualizada em
08.10.2021
17h18
Atualizada em 08.10.2021 às 17h18

O Dia das Crianças está chegando e, com ele, a oportunidade para que pais e filhos dividam um tempinho no sofá para curtir algumas histórias divertidas, criadas para entreter e ensinar crianças de oito a oitenta anos.

Abaixo, você confere 10 séries animadas perfeitas - e disponíveis no streaming - para que adultos e crianças assistam juntos - confira:

O Espetacular Homem-Aranha

O Homem-Aranha já ganhou várias animações ao longo das décadas, mas poucas compreenderam tão bem o espírito do Cabeça de Teia quanto O Espetacular Homem-Aranha, de 2008. Mesmo que tenha tido uma vida curta, durando apenas duas temporadas, ela traz emoções de sobra, além de reimaginar a história de Peter Parker sem trair a essência eternizada nas páginas da Marvel. Além de agradar novos fãs, o desenho funciona também como uma ótima introdução para uma nova geração de amigões da vizinhança.

Nome original: Spectacular Spider-Man

Número de episódios: 26

Onde assistir: Netflix

Animaniacs

Um dos desenhos mais adorados dos anos 1990, Animaniacs ganhou uma nova versão produzida para a Hulu. Tão loucos e criativos como sempre, Yakko, Wakko e Dot retomam o ritmo alucinado e o humor nonsense que conquistou o mundo trinta anos atrás. De trocadilhos bobos a piadas que apenas os mais velhos vão pescar, a série é hipnotizante e capaz de arrancar gostosas gargalhadas de qualquer pessoa.

Nome original: Steven Spielberg’s Animaniacs

Número de episódios: 13

Onde assistir: HBO Max

Superman: A Série Animada

Segunda série do DCAU, Superman: A Série Animada pode não ser lembrada com a mesma frequência que Batman: A Série Animada ou Liga da Justiça Sem Limites, mas honra o legado do maior super-herói da história como talvez apenas os filmes de Richard Donner já tenham feito fora das páginas. Divertida, emocionante e extremamente bem animada, a série dá espaço até para os menores personagens se desenvolverem em arcos completos. Mesmo depois de três décadas, a animação continua sendo uma das melhores maneiras de apresentar o Homem de Aço para uma nova geração de superfãs.

Nome original: Superman: The Animated Series

Número de episódios: 56

Onde assistir: HBO Max

A Casa Coruja

Uma das histórias mais criativas da nova leva de séries da Disney (o que não é pouca coisa), A Casa Coruja introduz ao espectador um mundo cheio de magia e diversão. Criada por Dana Terrace, a animação segue a garota Luz, uma jovem cheia de sonhos que, acidentalmente, vai parar em uma dimensão habitada por monstros, feiticeiros e bruxas. Ao mesmo tempo em que ensina às crianças lições sobre trabalho em equipe e tolerância, a série também aborda diferenças geracionais, que vão das expectativas e pressões que pais colocam sobre os filhos a discussões sobre métodos de ensino. Para coroar, A Casa Coruja ainda conta com alguns dos trocadilhos mais incríveis do entretenimento. Atualmente, a série exibe sua segunda temporada nos Estados Unidos.

Nome original: The Owl House

Número de episódios: 19

Onde assistir: Disney+

Star Wars: Visions

Antologia não-canônica produzida por alguns dos maiores estúdios de anime do mundo, Star Wars: Visions reimagina o universo criado por George Lucas com uma linguagem moderna e encantadora. A série serve como um grande exercício de criatividade e coloca de vez a franquia no século XXI.

Título original: Star Wars: Visions

Número de episódios: 9

Onde assistir: Disney+

Irmão do Jorel

A animação nacional do Cartoon Network conta com diálogos, tramas e cenários tipicamente brasileiros. Entre conselhos amorosos, aventuras em excursões escolares e críticas à ditadura militar, Irmão do Jorel é uma aula sobre como divertir sem abrir mão de um conteúdo inteligente.

Número de episódios: 78

Onde assistir: Netflix (apenas duas temporadas disponíveis)

Ducktales: Caçadores de Aventura

Mais uma modernização de uma série clássica, Ducktales: Caçadores de Aventura traz uma nova versão dos irmãos Huguinho, Zezinho e Luisinho, seu tio Donald e o aventureiro multimilionário tio Patinhas. Assim como a animação original, o desenho criado em 2017 mistura ação de ritmo acelerado a um humor feito sob medida para o mundo atual. Além disso, a música de aventura serve como uma bela sessão de karaokê para adultos e crianças.

Título original: Ducktales

Número de episódios: 50

Onde assistir: Disney+

She-Ra e as Princesas do Poder

Criadas inicialmente para vender bonecos, as séries da franquia Os Mestres do Universo nunca tiveram tramas exatamente complexas ou profundas. As encarnações mais recentes, por outro lado, souberam explorar melhor os personagens apresentados nos anos 1980. Criada por Noelle Stevenson, She-Ra e as Princesas do Poder é a união perfeita de nostalgia e inovação e usa seu traço fofo para falar sobre preconceito, fascismo e imperialismo com uma linguagem compreensível e sensível.

Nome original: She-Ra and the Princesses of Power

Número de episódios: 52

Onde assistir: Netflix

One Piece

Baseado no trabalho de Eiichiro Oda, One Piece é um dos animes mais amados do mundo e com razão. A emocionante história de Monkey D. Luffy em busca de se tornar o Rei dos Piratas é cheia de ação, questionamentos e humor e navega com facilidade entre assuntos mais típicos de animações infantis, como trabalho em equipe e autoaceitação, a temas mais sérios como consciência ambiental e opressão. Embora já conte com quase mil episódios no Crunchyroll, apenas os primeiros 130 estão disponíveis com dublagem em português na Netflix.

Nome original: One Piece

Número de episódios: 994 (ainda em exibição)

Onde assistir: Crunchyroll (legendado); Netflix (dublado)

Avatar: A Lenda de Aang/A Lenda de Korra

A franquia Avatar é uma das mais celebradas do século XXI. Além da animação impecável, as séries de Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko souberam como poucas levar assuntos extremamente importantes e atuais para crianças e adolescentes do mundo todo, sempre com bom-humor e inteligência. Com histórias fantásticas, personagens carismáticos e lições válidas para crianças e adultos, A Lenda de Aang e A Lenda de Korra são séries que ficarão marcadas para sempre na memória do público (especialmente daqueles que ignorarem o live-action de 2010).

Nome original: Avatar: The Last Airbender/The Legend of Korra

Número de episódios: 61 (Avatar: A Lenda de Aang)/54 (A Lenda de Korra)

Onde assistir: Netflix; Paramount+ (Avatar: A Lenda de Aang); Amazon Prime Video (A Lenda de Korra)

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.