A Casa Baís | HQ nacional destaca obra de Lídia Baís, a "Frida do Centro-Oeste"
Pintora sul-mato-grossense morreu há 35 anos e ainda divide opiniões e influencia artistas
Créditos da imagem: Fabio Quill/Divulgação
O quadrinista paulistano Fabio Quill, indicado ao prêmio HQMIX em 2020, acaba de lançar seu mais novo trabalho. Em A Casa Baís, o artista radicado no Mato Grosso do Sul adapta à nona arte a vida e obra da pintora Lídia Baís, a "Frida Kahlo do Centro-Oeste brasileiro".
Dona de um estilo de arte transgressor, frequentemente voltado ao afrontamento ao status quo e dotado de referências religiosas, Baís assinou obras provocativas, como "Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo" e "Micróbio da Fuzarca". Na primeira, retratou-se sentada ao lado direito de Cristo. Na segunda, pintou um corpo feminino desprovido de pele, mas dotado de cabelos e um rabo animal.
Morta há 35 anos, Lídia Baís tem sua memória preservada na casa que viveu, na cidade sul-mato-grossense de Campo Grande, hoje um museu. Foi esse espaço que inspirou o desenvolvimento da HQ assinada por Quill, que parte da construção para a vida da artista, recriando sua trajetória graças a uma extensa pesquisa.
- HQ Só Mais uma História de uma Banda está de graça no mês do Orgulho LGBTQIA+
- HQ turca Contos Ordinários de uma Sociedade Resignada tem pré-venda no Brasil
- JBC anuncia Héros Américains, nova HQ de Yuri Moraes e Amilcar Pinna
A edição de A casa Baís tem impressão colorida, 80 páginas e capa dura. Ela pode ser adquirida por meio do Instagram de Fabio Quill, onde também há informações sobre outras obras do autor, como Janela da Alma, Onírica e Amálgama.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários