Will Smith durante discurso no Oscar 2022

Créditos da imagem: Globoplay/Reprodução

Oscar

Notícia

Will Smith pede para deixar a Academia após tapa em Chris Rock no Oscar 2022

Astro corria risco de ser expulso ou suspenso da organização após a agressão

Omelete
4 min de leitura
Eduardo Pereira
01.04.2022, às 20H18
ATUALIZADA EM 02.04.2022, ÀS 16H38
ATUALIZADA EM 02.04.2022, ÀS 16H38

O astro Will Smith optou por abdicar de seu posto como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em meio à polêmica erguida pelo tapa que desferiu contra o apresentador Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar 2022. Na mesma edição da premiação, Smith foi agraciado com a estatueta de Melhor Ator pelo trabalho em King Richard - Criando Campeãs (2021).

Segundo reporta a Variety, a decisão foi tomada porque Smith corria risco de expulsão ou suspensão da organização, e atravessa o que se tornou a maior crise da carreira. Ainda e acordo com a publicação, as repetidas falhas da Academia em tratar da polêmica com transparência e eficiência ainda corroboraram o clima definitivo de ruptura.

Ao Deadline, Smith enviou compartilhou uma nota onde confirma a decisão: "Eu respondi diretamente à notificação de audiência disciplinar da Academia e vou aceitar inteiramente toda e qualquer consequência pela minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foi chocante, dolorosa e imperdoável. A lista de todos aqueles que machuquei inclui Chris, sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa", afirmou o ator.

Ele continuou: "Eu traí a confiança da Academia. Eu privei outros indicados e vencedores de sua oportunidade de celebrar e serem celebrados por seu trabalho extraordinário. Estou de coração partido. Eu quero colocar o foco de volta naqueles que merecem atenção por suas conquistas e permitir à Academia que volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividae e a arte em filme. Então, estou abdicando da minha condição como membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e vou aceitar quaisquer outras consequências subsequentes que a Diretoria pense ser apropriada. Mudança leva tempo e estou comprometido a seguir fazendo o trabalho para garantir que violência nunca mais sobreponha a razão".

Também ao site, o presidente da Acadamia, David Rubin, confirmou a saída de Smith. "Nós recebemos e aceitamos o imediato desligamento do Sr. Smith da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Nós continuaremos a seguir adiante com nossos procedimentos disciplinares contra o Sr. Smith por violações aos códigos de conduta da Academia, em antecipação à nossa próxima reunião marcada para 18 de abril", afirmou.

Relembre o caso

Na cerimônia do Oscar de domingo (27), minutos antes de Smith levar a estatueta de Melhor Ator por seu trabalho em King Richard: Criando Campeãs, Rock improvisou uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, atriz e esposa de Will, que convive com a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo. Revoltado, Smith subiu no palco e deu um tapa na cara do comediante. Ao voltar ao seu lugar, ele gritou “tire o nome da minha esposa da p*rra da sua boca” - saiba mais.

Na madrugada desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou sobre o tapa dado por Smith em Rock. "A Academia não tolera violência de qualquer forma. [...] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo", diz o comunicado.

De acordo com a Variety, os representantes de Smith conversaram com ele durante o intervalo da premiação. A Academia revelou que pediu que o ator se retirasse da cerimônia, mas ele se recusou.

Em seu discurso ao vencer Melhor Ator, Smith falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.