Filmes

Lista

6 esnobados e 1 surpresa do Oscar 2022

Cerimônia deste ano foi bastante previsível, mas ainda assim não saiu ilesa de deslizes

Omelete
1 min de leitura
Eduardo Pereira, Mariana Canhisares e Nico Garófalo
28.03.2022, às 01H17

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou, neste domingo (27), quem mais se destacou no cinema no último ano na 94ª edição do Oscar. Com exceção do tapa de Will Smith em Chris Rock, a cerimônia foi bastante previsível e não surpreendeu muito os espectadores na hora da entrega das estatuetas. No entanto, isso não quer dizer que os membros da Academia não cometeram deslizes e esnobaram importantes produções; confira alguns exemplos a seguir:

 

ESNOBADO: A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas

Veja bem, não é que Encanto não seja uma boa animação, mas A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas vai bem além do bê-a-bá tão tradicional e confortável da Disney. A produção da Sony Animation investiu em um estilo ousado sem sacrificar a trama ou seus personagens. Pelo contrário: as escolhas técnicas da equipe de Phil Lord e Chris Miller só acrescentaram à jornada da out-and-proud Katie -- detalhe que, por sinal, já mostra como o título está mais em sintonia com a realidade do que a Casa do Mickey. No fundo, A Família Mitchell representa o futuro da animação enquanto forma de contar histórias e, infelizmente, foi esnobado na premiação mais famosa do cinema.

ESNOBADO: Ataque dos Cães

Embora No Ritmo do Coração mereça o Oscar de Melhor Filme e sua vitória tenha surpreendido um total de zero pessoa, Ataque dos Cães foi um dos longas mais celebrados da temporada, vencendo Globo de Ouro, prêmio do sindicato dos diretores e o BAFTA de Melhor Filme. A derrota no Oscar, no entanto, dá a essas vitórias um gosto agridoce de esnobada.

ESNOBADO: Licorice Pizza

Escrito por Paul Thomas Anderson, Licorice Pizza era o favorito absoluto para vencer o Oscar de Melhor Roteiro Original, especialmente após vencer como Melhor Filme de Comédia no Critics’ Choice Award e Melhor Roteiro no BAFTA. O cineasta, no entanto, saiu de mãos abanando da premiação, com a estatueta ficando com Kenneth Branagh por seu trabalho em Belfast.

ESNOBADO: Kristen Stewart

Aqui, nosso lado fã fala alto: por melhor que seja a performance de Jessica Chastain por Os Olhos de Tammy Faye, Kristen Stewart receber o Oscar por Spencer coroaria a grande evolução que sua carreira teve nos últimos anos. Chastain sem dúvida alguma merecia a estatueta, mas estávamos descaradamente torcendo para a nossa Lady Di.

ESNOBADO: Andrew Garfield

Will Smith fez uma verdadeira rapa na temporada de premiações, acumulando uma série de troféus por sua interpretação em King Richard. Ainda assim, o trabalho de Andrew Garfield em tick, tick… BOOM! também merecia um reconhecimento maior, com o retrato emocionante e visceral de Jonathan Larson mantendo até quem não gosta de musicais presos à tela com sua voz e potência dramática.

ESNOBADO: Drive My Car

O épico dirigido e co-escrito pelo cineasta japonês Ryûsuke Hamaguchi adapta não só um, mas três diferentes contos que o escritor Haruki Murakami inseriu na coletânea Homens Sem Mulheres. Balanceando as influências de forma hercúlea em 3h de duração, e ainda expandindo a visita ao texto teatral do clássico Tio Vânia para além do que propunha um dos textos originais, Hamaguchi e Takamasa Oe criaram um texto tão complexo quanto emocionalmente ressonante.

São diversas as mensagens comunicadas por Drive My Car, ao mesmo tempo em que um fio condutor muito humano mantém-se sempre na dianteira. Desnecessário dizer que, em todas as frentes possíveis, trata-se de um trabalho muito mais rico e complexo do que aquele visto no ótimo, mas singelo, campeão da categoria, CODA - No Ritmo do Coração.

SURPRESA: Belfast

Além da derrota de Licorice Pizza, a vitória de Belfast surpreendeu por enfim levar Kenneth Branagh para cima do palco do Oscar. Depois de sete derrotas entre 1990 e 2022, vê-lo subir para receber sua estatueta foi inesperado, para dizer o mínimo.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.