Oscar

Notícia

Oscar 2022 | Duna leva quatro das oito "categorias secretas" da premiação

Em decisão polêmica, Academia optou por anunciar oito prêmios antes da cerimônia

Omelete
2 min de leitura
Eduardo Pereira
27.03.2022, às 21H29
ATUALIZADA EM 27.03.2022, ÀS 22H44
ATUALIZADA EM 27.03.2022, ÀS 22H44

Em decisão que gerou bastante polêmica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas optou por premiar oito categorias da cerimônia do Oscar 2022 antes do início oficial da premiação. Essas categorias "secretas" foram as principais da parte técnica da produção audiovisual — e, previsivelmente, foram varridas em sua maioria por Duna (2021), de Denis Villeneuve.

O épico, que adapta o início do romance seminal de ficção ciantífica do escritor Frank Herbert, levou a estatueta dourada nas categorias de Melhor Montagem (para Joe Walker), Melhor Trilha Sonora Original (para Hans Zimmer), Melhor Som (para Mac Ruth, Mark Mangini, Theo Green, Doug Hemphill e Ron Bartlett) e Melhor Direção de Arte (para Patrice Vermette, no design de produção, e Zsuzsanna Sipos, na decoração de sets).

Entre os curtas indicados ao Oscar, The Queen of Basketball (de Ben Proudfoot) levou o prêmio de Melhor Documentário em Curta-Metragem; The Windshield Piper (de Alberto Mielgo e Leo Sanchez); e The Long Goodbye (de Aneil Karia e Riz Ahmed). O único longa-metragem a desafiar a supremacia de Duna nas oito categorias "secretas" da cerimônia foi o drama Os Olhos de Tammy Faye, que foi laureado com o prêmio máximo da categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem (para Linda Dowds, Stephanie Ingram e Justin Raleigh).

A 94ª edição do Oscar acontece neste domingo (27), no Teatro Dolby, em Los Angeles. Acompanha todos os detalhes premiação na live do Omelete, no YouTube, e nas nossas redes sociais.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.