Democracia em Vertigem | Governo usa conta oficial para criticar Petra Costa
Secom acusa diretora de “propagar fake news” em entrevista à TV norte-americana
Créditos da imagem: Divulgação/Netflix
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República utilizou o Twitter para criticar Petra Costa, a diretora de Democracia em Vertigem, documentário indicado ao Oscar 2020. Durante uma entrevista à emissora americana PBS, a cineasta fez críticas a algumas das posições do atual governo em relação a pautas ambientais, violência policial e direitos de minorias. Na tarde do dia 3, o perfil oficial da Secom publicou um vídeo em que chama a cineasta de “militante anti-Brasil” e nega algumas de suas falas. Confira abaixo:
Nos Estados Unidos, a cineasta Petra Costa assumiu o papel de militante anti-Brasil e está difamando a imagem do País no exterior. Mas estamos aqui para mostrar a realidade. Não acredite em ficção, acredite nos fatos. pic.twitter.com/NLnf8gA87c
— SecomVc (@secomvc) February 3, 2020
Vale notar que algumas das respostas não contradizem o discurso de Petra Costa diretamente, como o fato de que a cineasta cita as mortes causadas pela Polícia do Rio de Janeiro e a resposta cita dados de escala nacional. Porém, a secretaria voltou a rebater a cineasta em uma série de postagens em inglês que afirmam que Costa estaria “manchando a imagem do país” mundo afora:
It is unbelievable that a filmmaker can create a narrative full of lies and absurd forecasts in order to denigrate a nation just because she does not accept the result of elections.
— SecomVc (@secomvc) February 3, 2020
Filmmaker Petra Costa played the role of an anti-Brazil activist and tarnished the country's image abroad with a series of fake news in an interview on American television. pic.twitter.com/jRxCGqLoAo
— SecomVc (@secomvc) February 3, 2020
“A cineasta Petra Costa fez o papel de ativista anti-Brasil e manchou a imagem do país no exterior com uma série de fake news em uma entrevista para uma televisão norte-americana. Sem o menor senso de respeito por sua pátria e pelo povo brasileiro, Petra disse em um roteiro irracional que em breve a Amazônia vai se tornar uma savana e que o presidente [Jair] Bolsonaro ordena o assassinato de afro-americanos [sic] e homossexuais. É inacreditável que uma cineasta possa criar uma narrativa cheia de mentiras e previsões absurdas para denegrir sua nação apenas porque não aceita o resultado das eleições.”
Após as publicações do governo, Petra Costa utilizou seu Twitter para compartilhar um vídeo postado por Queen Latifah em que Caetano Veloso indica Democracia em Vertigem, replicou matérias sobre o ocorrido e por fim ironizou a situação:
Os cães ladram, é sinal que...
— Petra Costa (@petracostal) February 4, 2020
Desde que o documentário lançado pela Netflix recebeu indicação ao Oscar, a cineasta vêm sofrendo ataques. A produção, que narra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a ascensão dos discursos de extrema-direita, recebeu diversas críticas, inclusive do presidente Jair Bolsonaro, que a classificou como “ficção” e “porcaria” mesmo sem tê-la assistido.
Assim como qualquer documentário, Democracia em Vertigem tem viés definido e em momento algum nega se basear na perspectiva pessoal de Petra Costa. A resposta da Secom, por outro lado, causa estranheza por usar dinheiro público para fazer uma crítica direta e pessoal a uma cineasta que assina uma produção privada.
O documentário está disponível na Netflix.
Editar comentário
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login para comentar e avaliar
Compartilhe sua opinião, publique críticas e participe das discussões com a comunidade Omelete.Escrever comentário