Andy Serkis como Gollum em O Senhor dos Anéis

Créditos da imagem: Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Notícia

O Senhor dos Anéis | Peter Jackson revela sua cena favorita da trilogia

Diretor surpreendeu ao afirmar que o momento foi escrito e dirigido pela roteirista Fran Walsh

Gabriel Avila
13.12.2020
15h44

Peter Jackson revelou sua cena favorita da trilogia O Senhor dos Anéis. Em entrevista ao Stephen Colbert, o diretor afirmou que seu momento preferido dos filmes é a apresentação do Gollum (Andy Serkis) em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. O cineasta relembra que a sequência quase não aconteceu pelo cronograma apertado das filmagens:

“A cena que acredito capturar muito do espírito [da saga], uma cena brilhante, foi quando estávamos filmando As Duas Torres e apresentamos o Gollum. Uma questão-chave com o Gollum, como muitas pessoas sabem, é que ele é Smeagol e Gollum, uma junção. Não tínhamos uma cena em que você realmente entendesse a ideia de que ‘esse cara são duas pessoas’, então sabíamos que precisaríamos disso, mas não tínhamos tempo para filma-la”.

Jackson relembra que a questão foi resolvida pela roteirista Fran Walsh, que arquitetou uma cena que explicasse a natureza do personagem de uma forma relativamente simples:

“Então Fran escreveu uma cena em que Sam e Frodo estão dormindo, então eles poderiam ser só caroços em uma cama e não precisaríamos de Elijah [Wood] e Sean [Astin], em um set pequeno. E não tínhamos ninguém para dirigir, então disse a Fran: ‘bem, você escreveu, devia ir lá e filmar’. Então ela esteve lá por um dia, escreveu e dirigiu a cena, que se tornou bem famosa”.

Por fim o cineasta voltou a elogiar a importância da cena:

“Essa foi uma ideia brilhante porque percebemos que precisávamos vender essa ideia para o público: “quem esse cara é?”. E Fran escreveu e a dirigiu com uma equipe pequena”.

 Os três primeiros filmes de O Senhor dos Anéis foram lançados entre 2001 e 2003 e indicados a diversos prêmios, com o terceiro filme, O Retorno do Rei, vencendo o Oscar de Melhor Filme. Já a trilogia de O Hobbit, lançada entre 2012 e 2014, passou por alguns problemas ao longo de sua produção e não conseguiu corresponder às expectativas dos fãs.

Anos após a conclusão da trilogia de O Senhor dos Anéis, a Amazon fechou contrato em 2017 para adaptar a história de J.R.R. Tolkien para a televisão. O acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

No entanto, a Amazon ainda não revelou qual história pretende contar, afirmando apenas que "ambientada na Terra-Média, a adaptação televisiva explorará novas tramas antecedendo A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien". Antes, a série de O Senhor dos Anéis estava prevista para estrear no Amazon Prime Video em 2021. Não se sabe, por enquanto, se a pandemia atrasará o lançamento.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.