Foto de O Senhor dos Anéis

Créditos da imagem: O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Séries e TV

Lista

O Senhor dos Anéis | Tudo o que já sabemos sobre a série de TV da Amazon

Projeto promete levar os fãs de volta para a Terra Média

Camila Sousa
01.03.2019
11h44

Em novembro de 2017, a Amazon divulgou uma notícia que deixou todos os fãs de Tolkien em alerta: a empresa adquiriu os direitos de O Senhor dos Anéis e planeja fazer uma série de TV com várias temporadas.

Desde então poucos detalhes foram divulgados, mas já é possível ter uma ideia de como será esse grandioso projeto. Reunimos abaixo tudo o que já sabemos sobre o seriado:

Qual é a história?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

O universo da Terra Média é vasto e cheio de histórias, então uma das dúvidas dos fãs é qual será o tema da série de TV. Na época do anúncio, a Amazon afirmou que a trama será antes de A Sociedade do Anel, descartando por enquanto a possibilidade de um remake. A maior aposta até agora é que o seriado contará a história do jovem Aragorn, personagem representado na vida adulta por Viggo Mortensen. Filho de Arathorn II e Gilraen, ele perdeu o pai aos 2 anos de idade e depois disso foi criado em segredo em Valfenda, já que Sauron poderia persegui-lo por ser o último herdeiro de Isildur.

Data de estreia

Foto de O Senho dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Até agora o dia e o mês de estreia não foram oficializadas. Mas Jennifer Salke, presidente da Amazon Studios, afirmou que o lançamento deve ser em 2021, embora algumas pessoas do estúdio esperam que seja ainda em 2020.

Quem está fazendo?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

John D. Payne e Patrick McKay serão roteiristas e produtores. Ambos já trabalharam como roteiristas de Star Trek: Sem Fronteiras e estão escalados para o futuro longa de Flash Gordon. O que se sabe até agora é que os dois fazem parte da sala de roteiristas, já que a Amazon pretende ter uma grande equipe trabalhando nas histórias. Os dois podem assumir o posto de showrunners, mas essa informação ainda não foi confirmada.

Locações

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Tolkien sempre descreveu a Terra Média como um local de natureza vasta e por isso a Nova Zelândia foi o local perfeito para as filmagens da trilogia. A Amazon ainda deve anunciar quais são as locações, mas segundo o Omega Underground, a série deve ser gravada no país.

Elenco pode voltar?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Como a nova série se passará antes de A Sociedade do Anel, é improvável que os atores reprisem os papéis do cinema. Além disso, é possível que a Amazon queira desvencilhar a imagem da série dos longas, para ter sucesso com um novo público. Sean Astin e Andy Serkis, que interpretaram Sam e Gollum, respectivamente, disseram que não pretendem atuar na série. Ian McKellen, o Gandalf, mostrou interesse em aparecer novamente como o mago, mas disse que não recebeu nenhum convite. Já Viggo Mortensen deu apenas conselhos para o próximo Aragorn: "Diria não apenas para ler os livros cuidadosamente, mas também ler algumas das sagas nórdicas. Você terá algumas pistas de onde Tolkien tirou suas informações. Como Sigurdo, o matador de dragões e a Saga dos Volsungos."

Mais de uma série?

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Quando o anúncio foi feito, uma das primeiras coisas confirmadas pela Amazon é o plano de fazer mais de uma série. Por enquanto essa atração derivada não foi confirmada, mas se o primeiro projeto tiver sucesso, não será surpresa ver outros seriados situados na Terra Média. Já a série principal terá cinco temporadas.

Sem Christopher Tolkien

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Christopher Tolkien, filho do criador da franquia, sempre comandou o patrimônio do pai e fazia isso, segundo alguns, de modo bem “protecionista”. Ele recusou algumas adaptações e criticou os filmes de Peter Jackson. Mas após a Amazon anunciar que faria a série, Christopher confirmou que não fará mais a supervisão do patrimônio do pai. Na prática isso significa que a Amazon terá mais liberdade para adaptar histórias, como o Silmarillion, uma das mais pedidas pelos fãs. E isso pode ser tanto bom, quanto ruim.

Orçamento

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

A Amazon pretende investir bastante no projeto de O Senhor dos Anéis. Em abril de 2018, o Hollywood Reporter divulgou uma grande reportagem sobre o acordo, afirmando que a temporada terá o valor de US$ 1 bilhão, entre a compra dos direitos, despesas de produção, contratação da equipe, etc. Para comparação, a temporada final de Game of Thrones custou US$ 90 milhões à HBO, valor muito abaixo desse. 

Sem Peter Jackson

Foto de O Senhor dos Anéis
O Senhor dos Anéis/New Line Cinema/Divulgação

Peter Jackson deu vida à Terra Média nos cinemas e por isso sua possível participação na série de TV gerou muita expectativa nos fãs. Entre idas e vindas e informações de que ele estava (ou não) envolvido no projeto, Jackson disse em outubro de 2018 que realmente não trabalhará no seriado. Na época, ele afirmou que está ansioso para ver a obra de Tolkien na tela pela primeira vez como fã, já que até agora seu envolvimento foi, antes de tudo, profissional: estou ansioso para conferir a visão de outra pessoa sobre o mundo de Tolkien”.

Mapa da Terra-Média

A Amazon já criou as redes sociais oficiais da série e lançou um mapa da Terra-Média em comemoração. Além da foto em si, a empresa também disponibilizou um mapa online para os fãs explorarem o continente - saiba mais.