Quem é quem em Dark

Créditos da imagem: Divulgação/Netflix

Netflix

Lista

Quem é quem em Dark

Conheça o elenco da série alemã da Netflix

Gabriel Avila
10.06.2020
20h09
Atualizada em
26.06.2020
18h51
Atualizada em 26.06.2020 às 18h51

Lançada em 2017, a série alemã Dark se tornou um dos maiores fenômenos da Netflix graças à sua trama intrincada que envolve mistério, viagens no tempo e conspirações. A produção chegará ao fim na sua terceira temporada, que estreia em 27 de junho, e precisará explicar as várias interrogações deixadas ao longo de seus anos anteriores.

Para que você se prepare para a estreia dos últimos episódios, relembre abaixo quem são os personagens e seus (vários) intérpretes. Como a identidade de alguns dos personagens é mantida em segredo durante a trama, essa lista foi escrita com base no que já foi revelado até o fim da 2ª temporada. Cuidado com spoilers!

Jonas Kahnwald/O Desconhecido/Adam

Louis Hofmann, Andreas Pietschmann e Dietrich Hollinderbäumer em Dark
Divulgação/Netflix

De diversas formas, Jonas Kahnwald é o ponto de convergência das várias tramas de Dark. Devastado pelo suicídio de de seu pai Michael, o garoto luta para reconstruir sua vida ao lado de sua mãe Hannah. As coisas vão relativamente bem na escola e com os amigos até o desaparecimento de Mikkel Nielsen, o irmão mais novo de sua amiga (e interesse amoroso) Martha. Acontece que os dois eventos estão conectados e revelam a primeira etapa das viagens no tempo que tornaram a série tão famosa.

Conforme avança em sua investigação a respeito das viagens no tempo, Jonas conhece o Desconhecido, um homem vindo do futuro que acaba se revelando sua versão mais velha que dedicou a vida a encerrar o ciclo de catástrofes criados pelos saltos temporais. O que nenhuma das versões de Jonas sabia é que seu destino era se tornar Adam, o líder da Sic Mundus, organização de viajantes no tempo que tem como objetivo causar o apocalipse e destruir o mundo como conhecemos para dar origem a um novo em que as regras cronológicas não se aplicam.

A versão jovem de Jonas é interpretada por Louis Hofmann, enquanto o Desconhecido é vivido por Andreas Pietschmann. Por fim, o maligno Adam é interpretado por Dietrich Hollinderbäumer.

Hannah Kahnwald

Ella Lee e Maja Schöne em Dark
Divulgação/Netflix

Desde criança, Hannah Kahnwald se mostrou inteligente na mesma medida em que ardilosa. Sempre apaixonada por Ulrich Nielsen, ela dedicou vários momentos de sua vida para tentar conquistá-lo. Primeiro, quando muito jovem, enquanto o rapaz engatava um namoro com sua futura esposa Katharina. Deixada de lado, ela voltou sua atenção a Michael, misterioso garoto que acabara de chegar à cidade e que viria a se tornar seu marido e o pai do seu filho, Jonas. Adulta, Hannah se tornou massagista da cidade, uma profissão útil para exercer uma série de chantagens a grandes figuras da cidade, como o rico empresário Aleksander Tiedemann.

Sua versão infantil é vivida por Ella Lee, já a Hannah adulta é interpretada por Maja Schöne.

Mikkel Nielsen/Michael Kahnwald

Daan Lennard Liebrenz e Sebastian Rudolph em Dark
Divulgação/Netflix

Mikkel Nielsen é o filho mais novo de Ulrich e Katharina. O garoto vivia sua vida normalmente até se perder na caverna da cidade em 2019, que acabou levando-o para 1986. Lá, o garoto é adotado pela enfermeira Ines Kahnwald, que muda seu nome para “Michael” e o cria como se fosse seu filho. Ainda jovem ele se apaixona por Hannah, com quem se casa e tem Jonas. Já adulto, em 2019, ele comete suicídio meses antes de sua versão mirim se perder nas cavernas.

Mikkel é vivido por Daan Lennard Liebrenz, enquanto Michael é interpretado por Sebastian Rudolph.

Martha Nielsen

Lisa Vicari em Dark
Divulgação/Netflix

Martha é a filha do meio de Ulrich e Katharina. Sonhando em ser atriz, ela divide seu tempo entre o namoro com Bartosz Tiedemann e as diversas peças escolares em que atua. Idealista e amorosa, ela leva uma relação no mínimo complicada com Jonas, que secretamente a ama mas não se pronuncia por medo de atrapalhar seu relacionamento recente com Bartosz.

Assassinada por Adam ao fim da 2ª temporada, Martha se tornou peça-chave para o último ano da série por conta do surgimento de uma versão vinda de outro universo, que pode ser a chave para encerrar a disputa pelo controle da viagem no tempo.

Martha é vivida por Lisa Vicari.

Magnus Nielsen

Moritz Jahn e Wolfram Koch em Dark
Divulgação/Netflix

Magnus é o filho mais velho dos Nielsen. Irresponsável e relaxado, ele se importa mais com farrear do que com seus estudos. As coisas parecem mudar com o desaparecimento de Mikkel, quando passa a se fazer mais presente para sua família e amigos, possibilitando o início de um romance com Franziska Doppler. Surpreendentemente, é possível ver uma versão adulta de Magnus como membro dos Sic Mundus, organização de viajantes do tempo que tem como grande objetivo causar o apocalipse.

A versão jovem é interpretada por Moritz Jahn, enquanto o Magnus adulto é vivido por Wolfram Koch.

Ulrich Nielsen

Oliver Masucci e Winfried Glatzeder em Dark
Divulgação/Netflix

Ulrich Nielsen sempre foi o que se pode chamar de garoto problema. Nos anos 1980, durante a juventude rebelde se tornou motivo de preocupação para a polícia de Widen, especialmente por uma grande revolta causada pelo desaparecimento de seu irmão Mads. Curiosamente, ele cresce e se torna um grande policial local, encarregado de investigar o sumiço do jovem Erik Obendorf e depois de seu filho caçula Mikkel. Conforme avança em sua busca, ele acaba entrando em contato com a viagem no tempo, ficando preso na década de 1950, onde cumpre prisão perpétua.

A versão jovem de Ulrich é vivida por Ludger Bökelmann, enquanto Oliver Masucci e Winfried Glatzeder vivem, respectivamente, suas versões adulta e idosa.

Katharina Nielsen

Nele Trebs e Jördis Triebel em Dark
Divulgação/Netflix

Katharina Nielsen também teve uma juventude rebelde, especialmente ao lado de seu namorado Ulrich. Além do amor, o que manteve a dupla unida foi o gosto por causar caos - e até sofrimento - a Widen. Foi nessa etapa em que ela se tornou grande inimiga de Regina Tiedemann, garota introvertida que se tornou a principal vítima do casal. Adulta e casada com seu antigo amor, Katharina se torna diretora da escola da cidade, um cargo que acaba deixando de lado quando seu caçula Mikkel desaparece misteriosamente. Amorosa com seus filhos, ela se dedica a achá-lo, custe o que custar.

Nele Trebs interpreta sua versão jovem, enquanto a Katharina adulta é vivida por Jördis Triebel.

Helge Doppler

Tom Philipp, Peter Schneider e Hermann Beyer em Dark
Divulgação/Netflix

Com uma infância marcada por abusos e violência nos anos 1950, o jovem Helge Doppler cresceu como alguém extremamente introspectivo e traumatizado. Quando chegou à vida adulta, ele se tornou braço direito do misterioso Noah e trabalhava raptando crianças que serviam como cobaias às experiências de viagem no tempo. Após uma vida de arrependimento causada pelas coisas horríveis que fez, já idoso ele tenta alertar que “acontecerá novamente”, se referindo ao desaparecimento de crianças em 2019. Mesmo sem ser ouvido, ele decide fazer algo a respeito e acaba causando efeitos não previstos.

A versão infantil do personagem é vivida por Tom Philipp, enquanto Helge adulto é interpretado por Peter Schneider. Por fim, Hermann Beyer vive a versão idosa do personagem.

Peter Doppler

Stephan Kampwirth em Dark
Divulgação/Netflix

Filho de Helge, Peter Doppler é apresentado na série como o terapeuta que está ajudando o jovem Jonas a superar o trauma causado pelo suicídio de seu pai. Pai de Franziska e Elisabeth, ele vive um casamento problemático com a policial Charlotte graças a anos de problemas que nunca são discutidos de forma apropriada. Sem perceber, ele se vê envolvido na disputa entre o Sic Mundus, que querem causar o apocalipse, e Claudia Tiedeman, que quer evitá-lo.

Peter Doppler é interpretado por Stephan Kampwirth.

Charlotte Doppler

Stephanie Amarell e Karoline Eichhorn em Dark
Divulgação/Netflix

Charlotte Doppler foi criada por H.G. Tannhaus, relojoeiro de Widen que se tornou uma figura importante para se entender como funcionam as viagens no tempo. Criada por ele como sua neta, ela cresce e se torna chefe de polícia da cidade, e passa a dividir sua vida entre os misteriosos desaparecimentos infantis e a criação de suas filhas Franziska e Elisabeth. Assim como seu colega Ulrich, sua investigação a leva a descobrir sobre as viagens que seu avô estudava.

A Charlotte jovem é interpretada por Stephanie Amarell, enquanto sua versão adulta é vivida por Karoline Eichhorn.

Franziska Doppler

Gina Stiebitz e Carina Wiese em Dark
Divulgação/Netflix

Franziska é a filha mais velha de Peter e Charlotte Doppler. A jovem bailarina não é exatamente popular na escola, se tornando constante vítima de bullying por alguns de seus colegas. Por causa de sua atitude rebelde, chama atenção de Magnus, com quem começa um inesperado romance e acaba ajudando o rapaz na busca por seu irmão Mikkel.

Oficialmente, Franziska é interpretada apenas por Gina Stiebitz. Porém, quando a versão adulta de Magnus é apresentada como membro do Sic Mundus, há uma mulher ao seu lado, que ao que tudo indica, se trata de sua amada. Essa figura misteriosa é interpretada por Carina Wiese.

Elisabeth Doppler

Carlotta von Falkenhayn e Sandra Borgmann em Dark
Divulgação/Netflix

Elisabeth é a caçula dos Doppler. Muito esperta, a garota está sempre acompanhando sua irmã Franziska, mesmo que essa a considere inocente. Por causa da sua deficiência auditiva, ela se torna grande motivo de preocupação para seus pais após o surgimento de novos casos de crianças desaparecidas em Widen. Porém, ela é astuta e sabe se virar, o que se torna uma habilidade muito útil no futuro, quando assume a posição de líder de um grupo de sobreviventes do apocalipse em 2053.

A jovem Elisabeth é interpretada por Carlotta von Falkenhayn, enquanto sua versão adulta é vivida por Sandra Borgmann.

H.G. Tannhaus

Arnd Klawitter e Christian Steyer em Dark
Divulgação/Netflix

H.G. Tannhaus ganhava a vida como relojoeiro de Widen na década de 1950 quando passa a receber visitas de pessoas que se proclamam viajantes do tempo que a seu modo ajudam-no a desenvolver o conceito - tanto na teoria, quanto na prática. Suas habilidades profissionais são aproveitadas por uma delas, a misteriosa Claudia, que lhe confia pedaços de uma suposta máquina do tempo e pede para que ele a conserte. Sua vida pessoal também é afetada por esses viajantes, já que um deles lhe confere a guarda de um bebê sem maiores explicações. Bondoso, ele cria a garota como sua neta, a quem batiza de Charlotte.

O jovem H.G. Tannhaus é interpretado por Arnd Klawitter, enquanto sua versão idosa é vivida por Christian Steyer.

Egon Tiedmann

Sebastian Hülk e Christian Pätzold em Dark
Divulgação/Netflix

Muito antes de Mikkel, Widen teve sua primeira onda de casos ligados a crianças desaparecidas na década de 1950. Na época, o oficial encarregado por investigar o misterioso aparecimento de dois cadáveres infantis foi Egon Tiedmann, que dividia seus dias entre a polícia e a vida com sua esposa Doris e sua filha Claudia. Inicialmente, ele suspeita do encrenqueiro Ulrich, que além de causar problemas tinha uma queda por recitar textos dignos de seitas - que na verdade se revelam letras da banda de metal Kreator.

Acontece que muitos dos problemas da cidade são cíclicos, então não é uma surpresa que novas crianças comecem a desaparecer em 2019, quando Egon está prestes a se aposentar. Ele então se torna especialmente obcecado em encerrar esses sumiços de uma vez por todas, especialmente quando descobre ter pouco tempo de vida por conta do surgimento de um câncer terminal.

O jovem Egon Tiedmann é interpretado por Sebastian Hülk, enquanto sua versão idosa é vivida por Christian Pätzold.

Doris Tiedemann

Luise Heyer em Dark
Divulgação/Netflix

Esposa de Egon, Doris Tiedemann era uma clássica dona de casa dos anos 1950, que dividia sua rotina entre tarefas domésticas e o cuidado com sua filha Claudia. As coisas mudam quando a família recebe Agnes Nielsen e seu filho Tronte, forasteiros vindos da cidade grande.

Com o passar do tempo, a relação entre as duas evolui, e Agnes se torna uma companheira de Doris. Ao final da 1ª temporada, um Ulrich Nielsen vindo do futuro revela que Egon foi deixado por sua esposa, indicando que o romance com Agnes a levou a sair de Widen.

Doris Tiedemann é interpretada por Luise Heyer.

Claudia Tiedemann

Gwendolyn Göbel, Julika Jenkins e Lisa Kreuzer em Dark
Divulgação/Netflix

Claudia Tiedemann é uma das peças chave de Dark. Se por um lado existem os Sic Mundus, viajantes do tempo que querem causar o apocalipse, do outro está Claudia e seus aliados, lutando para impedi-lo. Constantemente aparecendo como uma sábia idosa, ela direciona seus aliados - e até mesmo sua versão mais jovem - para cumprir papéis que minem as ações de seus rivais em uma desesperada tentativa de salvar o mundo. Filha de Egon e Doris, ela se torna mãe da introvertida Regina.

A versão infantil de Claudia Tiedemann é interpretada por Gwendolyn Göbel, enquanto Julika Jenkins e Lisa Kreuzer vivem, respectivamente, suas versões adulta e idosa.

Regina Tiedemann

Lydia Makrides e Deborah Kaufmann em Dark
Divulgação/Netflix

Regina Tiedemann é a tímida filha de Claudia e neta de Egon. Por sua personalidade introvertida, ela tem constantes conflitos com Ulrich e Katharina, que fazem bullying e chegam a ameaçar a vida da garota por acreditar que ela fez uma falsa acusação de estupro contra Ulrich. Ela só encontra paz após conhecer o misterioso Boris Niewald, que assume a identidade de Aleksander e se torna seu namorado e depois marido. Adulta, ela administra o hotel da cidade, que encontra dificuldades pela escassez de hóspede causado pelo desaparecimento das crianças em 2019.

A jovem Regina é interpretada por Lydia Makrides, enquanto sua versão adulta é vivida por Deborah Kaufmann.

Aleksander Tiedemann

Béla Gábor Lenz e Peter Benedict em Dark
Divulgação/Netflix

Widen é repleta de segredos, e o maior deles talvez seja o passado sombrio de Aleksander Tiedemann. Sua versão adulta se tornou um empresário bem-sucedido ao comandar a usina da cidade com pulso firme e poucos acidentes. Porém, essa trajetória só foi possível graças ao apoio de Regina Tiedemann, jovem que resgatou das mãos de Ulrich e Katharina e acabou se tornando sua namorada e esposa.

O que pouca gente sabe é que ele entrou na vida da garota como Boris Niewald, sua verdadeira identidade, que foi comprometida após um misterioso crime que viria a ter consequências no futuro.

O jovem Boris é interpretado por Béla Gábor Lenz, enquanto o já adulto Aleksander é vivido por Peter Benedict.

Bartosz Tiedemann

Paul Lux em Dark
Divulgação/Netflix

Bartosz Tiedemann é o melhor amigo de Jonas, uma amizade levada tão a sério que ele é o único que sabe a verdade sobre o tratamento psicológico que o garoto passou após o suicídio de seu pai. Ele inicia um curto romance com Martha, que não dura muito por causa da paixão da garota justamente por Jonas. Pouco após o desaparecimento de Mikkel, Bartosz é recrutado pelo misterioso Noah e acaba dividido na guerra que acontece entre o Sic Mundus e Claudia Tiedemann, sua própria avó.

Bartosz é interpretado por Paul Lux.

Noah

Max Schimmelpfennig e Mark Waschke em Dark
Divulgação/Devir

Noah é o principal agente da Sic Mundus. Além de braço direito de Adam, ele desempenha um importante e cruel papel para o grupo, realizando testes com garotos raptados que constantemente morrem no processo. Seus terríveis atos são justificados por uma inabalável fé de que está do lado certo da história. Suas crenças só são colocadas à prova quando os grandes planos da Sic Mundus colidem com seu grande sonho de salvar sua família.

O jovem Noah é vivido por Max Schimmelpfennig, enquanto sua versão adulta é interpretada por Mark Waschke.

Agnes Nielsen

Antje Traue em Dark
Divulgação/Netflix

Agnes Nielsen chega à Widen em 1953 com seu filho Tronte e lá passa a viver com a família Tiedemann enquanto busca uma forma de sustentar sua família. Enquanto estabelece uma relação amorosa secreta com Doris, ela se mostra uma das aliadas da versão adulta de Claudia, que planeja destruir o Sic Mundus de uma vez por todas. Por ironia do destino, a organização tem entre seus principais membros seu irmão Noah, a quem acaba traindo em uma tentativa de se infiltrar na organização.

Agnes é vivida por Antje Traue, com uma pequena participação de Helena Pieske como sua versão infantil.