Jonas e Martha em Dark, série da Netflix

Créditos da imagem: Divulgação/Netflix

Netflix

Lista

Dark | Como é o outro mundo da série

Confira abaixo as principais diferenças e semelhanças entre os universos da produção alemã da Netflix

Gabriel Avila
28.06.2020
19h00
Atualizada em
28.06.2020
18h58
Atualizada em 28.06.2020 às 18h58

O final da 2ª temporada foi capaz de pegar de surpresa até o fã mais atento de Dark ao revelar que existe um universo alternativo ao que havia sido apresentado até então. Poucos segundos antes de ser atingido pelo apocalipse, Jonas Kahnwald (Louis Hofmann) é resgatado por uma versão de Martha Nielsen (Lisa Vicari) vinda de outro mundo. Ao ser levado para essa Terra alternativa, o garoto tem contato com uma realidade completamente diferente da sua. Ou quase isso.

Em “Déjà-vu”, episódio de estreia da 3ª temporada, tanto Jonas quanto os telespectadores têm a chance de visitar o mundo da outra Martha - que, por motivos de organização, chamaremos de Terra B nessa lista. Confira abaixo as principais diferenças e semelhanças entre os universos de Dark.

[Cuidado com spoilers da 3ª temporada de Dark]

Desaparecimentos em Widen

Cena da 3ª temporada de Dark
Divulgação/Netflix

Assim como no universo de Jonas, o garoto Erik Obendorf desapareceu na Terra B, o que acaba se revelando outro sequestro executado por Helge Doppler (Peter Schneider). Assim como na Terra A, o grupo de amigos vai à caverna da cidade onde Erik guardava drogas, mas a motivação é diferente. Ao invés de ir atrás dos entorpecentes, o grupo procura por pistas que a polícia possa ter deixado passar, especialmente para ajudar Killian Obendorf (Sammy Scheuritzel), irmão mais velho de Erik que nessa realidade é namorado de Martha.

Jonas não existe nesse universo

Cena da 3ª temporada de Dark com Lisa Vicari
Divulgação/Netflix

Jonas chega à Terra B em 4 de novembro de 2019, data que marca o desaparecimento de Mikkel. Acontece que lá, o garoto ficou em casa na noite que deveria viajar para o passado. Sendo assim, ele não cresceu nos anos 1980 e consequentemente não se casou com Hannah (Maja Schöne). O resultado é um mundo em que Jonas Kahnwald não existe.

A trajetória de Ulrich

Oliver Masucci, o Ulrich, na 3ª temporada de Dark
Divulgação/Netflix

A vida de Ulrich Nielsen (Oliver Masucci) é a maior prova de que certas coisas nunca mudam. Assim como na Terra A, sua versão alternativa entrou para a polícia inspirado pelo misterioso desaparecimento de seu irmão Mads (Valentin Oppermann) nos anos 1980, e já adulto, vivia um relacionamento extraconjugal com Hannah até se divorciar de Katharina (Jördis Triebel), com quem teve Martha, Magnus e Mikkel. Sendo assim, quando Jonas chega à Terra B, Ulrich está casado com Hannah, com quem espera um filho.

Porém, Ulrich segue infiel, e nessa realidade trai sua nova esposa com Charlotte Doppler (Karoline Eichhorn), que ironicamente foi traída traída por seu esposo Peter (Stephan Kampwirth) na Terra A.

Os Doppler

Família Doppler na 3ª temporada de Dark
Divulgação/Netflix

Não é apenas a matriarca Charlotte que trás diferenças na família Doppler. Seu marido Peter, que é psicólogo na Terra A, aqui é o padre da cidade de Widen. Dentre as filhas do casal, no universo alternativo é Franziska (Gina Stiebitz) quem não escuta, ao contrário do mundo de Jonas, em que a caçula Elisabeth (Carlotta von Falkenhayn) nasceu sem audição.

O falecimento de Regina Tiedemann

Regina Tiedemann, a filha de Claudia Tiedemann na 3ª temporada de Dark
Divulgação/Netflix

Na Terra A, Regina Tiedemann (Deborah Kaufmann) combate um severo câncer que ameaça sua vida. Quando Jonas chega à Terra B, ela já faleceu por uma razão inexplicada. Essa sutil diferença é motivo para uma das grandes reviravoltas na jornada da série.

O apocalipse

Cena do apocalipse na série Dark da Netflix
Divulgação/Netflix

Uma das mais tristes semelhanças entre os mundos é o fato de que ambos estão condenados ao apocalipse. Porém, enquanto o evento acontece em 27 de junho de 2020 na Terra A, no universo paralelo isso acontece meses antes, em 5 de novembro de 2019. Ainda que as causas sejam similares, a principal diferença é que Aleksander Tiedemann (Peter Benedict) foi pressionado a retirar os barris da usina nuclear que contém a matéria escura logo após o desaparecimento de Erik Obendorf, já que a investigação policial levava para a caverna próxima à usina.

O corpo de Mads Nielsen

Corpo de Mads Nielsen na 3ª temporada de Dark
Divulgação/Netflix

Dentre os inúmeros desaparecimentos em Widen, um dos principais é o de Mads Nielsen, o irmão caçula de Ulrich. Sequestrado na década de 1980, seu corpo aparece misteriosamente em 2019. Na Terra A, o cadáver é encontrado por Peter Doppler e Tronte Nielsen (Walter Kreye), pai do rapaz, que o deixam na floresta por conselho de Claudia Tiedemann. Já na terra B, ele é achado pelo grupo composto por Martha, Magnus, Franziska, Bartosz e Killian. O ressurgimento de Mads tem um efeito imediato em Ulrich, mudando completamente sua vida - tanto profissional quanto pessoal.