Jonas e Martha na 3ª temporada de Dark

Créditos da imagem: Divulgação/Netflix

Netflix

Lista

Dark | 7 perguntas que a última temporada não respondeu

Fenômeno da Netflix chegou ao fim deixando algumas questões em aberto

Gabriel Avila e Mariana Canhisares
01.07.2020
12h12
Atualizada em
01.07.2020
12h44
Atualizada em 01.07.2020 às 12h44

Após três temporadas cheias de mistério envolvendo as viagens no tempo, Dark entregou aos fãs um final digno e cheio de respostas. Porém, mesmo com todo o esforço dos criadores Baran Bo Odar e Jantje Friese, algumas das perguntas que a série alemã criou ficaram sem respostas, seja sobre pedaços importantes da história ou simplesmente pequenas curiosidades.

Confira abaixo sete perguntas que a última temporada não respondeu:

Como a Claudia descobriu o terceiro mundo?

Claudia Tiedemann em Dark
Divulgação/Netflix

Essa é uma pergunta que Dark respondeu pela metade. No último episódio, Claudia Tiedemann aparece para Adam e explica que o nó que une os dois universos estava fadado a existir por causa de um terceiro mundo, que deu origem aos demais que conhecemos na série. Ela conta que fez essa descoberta após refletir a trajetória de sua filha Regina, que não conseguiria escapar da morte em nenhum dos universos - na Terra B, a dona do hotel da cidade também foi vítima do câncer, mas não teve uma morte indolor e rápida como sua versão na Terra A.

Claudia justifica sua descoberta com a epifania de que se sua filha conseguiria ter uma vida sem ser diretamente afetada pelas viagens no tempo, nem todos eram afetados pelo nó que une os dois universos. Porém, fica em aberto como exatamente ela descobriu a existência do terceiro mundo, de onde veio o conhecimento de que a abertura só é possível no momento do apocalipse e como ela soube que a morte do filho de H.G. Tannhaus era o ponto de partida para a criação dos ciclos.

Agnes e o Sic Mundus

Agnes Nielsen em Dark
Divulgação/Netflix

Um dos momentos mais chocantes de Dark é quando Noah se rebela contra o Sic Mundus e é assassinado por sua irmã, que se revela uma agente da organização nesse tempo todo. Sua principal tarefa, além de levar seu filho Tronte para a cidade de Widen, foi a de se aproximar de Doris Tiedemann, com quem teve um caso amoroso.

Ainda que toda essa trajetória pareça ser meramente a missão que Adam lhe deu, suas reais motivações não foram exploradas. Ela realmente se apaixonou por Doris ou era apenas parte do plano para que Egon se tornasse um homem solitário e alcoólatra? A colaboração com Claudia fazia parte do plano de Adam ou ela se rebelou contra sua antiga chefe?

Agnes e o filho de Adam e Eva

Agnes Nielsen e o filho de Adam e Eva em Dark
Divulgação/Netflix

A terceira temporada revela que o misterioso ex-marido de Agnes é o filho de Adam e Eva. Sem nome, ele agia em nome da mãe na missão de tentar salvar o mundo dela. Porém, a relação entre ele e Agnes é pouco explorada já que a última temporada o mostra apenas cumprindo tarefas relativas à sobrevivência da Terra B, sobrando pouco tempo para que ele se envolva amorosamente com alguém. Portanto, toda a natureza dessa relação permanece uma grande incógnita. Não se sabe como começou, o papel dele na criação de Tronte, e muito menos por que os dois decidiram se separar.

O passado de Alexander Tiedemann

Alexander Tiedemann ou Boris Niewald em Dark
Divulgação/Netflix

Uma das várias tramas da segunda temporada envolve a investigação sobre o passado de Alexander Tiedemann. O poderoso presidente da usina nuclear de Widen é na verdade um criminoso foragido que chegou à cidade nos anos 1980 com o nome de Boris Niewald após cometer um assassinato. Esse crime é abordado tanto quando Hannah tenta chantageá-lo, quanto na investigação do inspetor Clausen sobre o misterioso assassinato de seu irmão.

O que parece ter uma grande importância acaba deixado de lado e nunca entendemos de fato como Alexander esteve envolvido no crime,- então chamado Boris Niewald -, sua motivação e demais implicações. Ainda que seja uma trama paralela menor, chega a se estranhar que a série não a conclua, já que dedicou boa parte de sua segunda temporada a ela.

Como foi a vida de Hannah depois de terminar com o Egon?

Hannah Kahnwald em Dark
Divulgação/Netflix

Após voltar para os anos 1950 e ter um caso com Egon Tiedemann, Hannah Kanhwald desapareceu e só chegou foi vista quando reencontrou Jonas em seu processo de transformação para Adam. Quando ela reaparece, sua filha Silja já estava crescida, sugerindo que elas ficaram escondidas por alguns anos. O que teria feito Hannah nesse tempo? Conhecendo seu talento pra criar confusão é pouco provável que ela simplesmente tenha se escondido com a criança até conseguir reencontrar Jonas.

O que aconteceu com a Charlotte da Terra paralela?

Charlotte Doppler na terceira temporada de Dark
Divulgação/Netflix

No outro mundo da série, a policial Charlotte Doppler é vista pela última vez após abrir o barril na usina, dando início ao apocalipse. A lógica diria que ela simplesmente morreu, assim como boa parte de Widen, mas sua versão da Terra principal passou por algo parecido e conseguiu sobreviver a explosão, então nada impede que ela também tenha conseguido. Se for o caso, o que ela teria feito após o apocalipse?

O olho de Woller

Torben Woller em Dark
Divulgação/Netflix

O investigador Woller passa as duas primeiras temporadas de Dark com um tapa-olho, porém no final da série ele está sem o adereço. Questionado sobre o que causou a lesão, ele indica que vai contar a história, mas a luz acaba e a conversa muda de rumo. A intenção desse diálogo é claramente fazer uma piada, mas ta aí uma pulga que ficou atrás da orelha dos fãs.