Séries e TV

Lista

Naruto: O ranking definitivo da Akatsuki

Pain, Itachi, Tobi; qual é seu favorito?

Diego Lima
05.06.2021
17h33

Naruto não seria o que é sem a Akatsuki. Sob a liderança de Pain (ou do falso Madara, que estava manipulando os demais), a organização alcançou feitos impressionantes e, por muito tempo, foi a maior ameaça existente no universo criado por Masashi Kishimoto.

Desde quando eles apareceram pela primeira vez na história, fãs debatem constante e calorosamente sobre quão poderosos são os integrantes do grupo.

Nesta lista, o Omelete ranqueou todos os membros da Akatsuki do menos ao mais poderoso. Foram levados em consideração tanto os feitos apresentados explicitamente no mangá e no anime quanto as informações disponíveis no livro Naruto: The Official Character Data Book, do próprio autor do mangá.

12. Zetsu Branco

Zetsu Branco em Naruto Shippuden.

Fundamental durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, o Zetsu Branco até tem habilidades de combate interessantes, mas serve mais como ferramenta estratégica do que como lutador, de fato.

A menos que existam muitos dele no campo de batalha ou ele esteja acompanhado por algum guerreiro mais poderoso, esse Zetsu não chega a ser uma força tão temível se comparado aos demais integrantes da Akatsuki.

11. Zetsu Preto

Zetsu Preto em Naruto Shippuden.

Classificar o Zetsu Preto não é tão fácil quanto parece. Afinal, estamos falando de uma criatura que surgiu a partir da própria Kaguya Otsutsuki.

Embora não possua um arsenal tão potente para atacar diretamente, sabemos que ele consegue segurar e, em alguns casos, até manipular os corpos de ninjas extremamente poderosos, como Obito Uchiha, Naruto Uzumaki e Sasuke Uchiha.

Mesmo que não seja uma ameaça tão absurda, as habilidades de parasita desse personagem podem causar sérios problemas.

10. Hidan

Hidan em Naruto Shippuden.

A morte de Asuma Sarutobi foi um choque. Não bastasse o acontecimento em si, Hidan demonstrou um nível de sadismo durante a luta que estava muito além do que havia sido apresentado pelos vilões de Naruto até então.

O absoluto desprezo pelas vítimas e a maneira como ele endeusava o ato de matar se tornaram as características mais marcantes do personagem, que se tornou o favorito de muitos fãs.

Apesar da imortalidade, as habilidades de Hidan para atacar são bastante limitadas. Comparando o arsenal dele com os dos demais membros da Akatsuki, é impossível não reparar na falta de versatilidade. Ainda assim, é fato que um mero golpe bem sucedido pode representar o fim do oponente.

9. Deidara

Deidara em Naruto Shippuden.

Sejamos sinceros: é difícil engolir que Sasuke não morreu lutando contra Deidara. A história precisava continuar, faz parte, mas o jovem Uchiha claramente estava muito abaixo do nível do artista da Akatsuki. Ao mesmo tempo, é verdade que nível de poder e inteligência na aplicação em combate são coisas completamente diferentes.

Considerando que Deidara pode criar monstros de argila voadores e disparar bombas à vontade na direção do inimigo, é fundamental ter opções de combate à distância para aguentar lutar contra ele (ou uma velocidade fora do normal para eviter que ele consiga se afastar com facilidade).

É importante ter em mente também que Deidara parece estar sempre disposto a se matar para levar o inimigo junto consigo. Logo, muitos dos combates que o envolvem podem acabar, no mínimo, em empate, caso as duas pessoas morram.

8. Kakuzu

Kakuzu em Naruto Shippuden.

Ter cinco corações e a capacidade de usar diferentes elementos de chakra por meio de cada um deles é algo impressionante até para os padrões da Akatsuki. Tal qual Hidan, Kakuzu é uma espécie de imortal, considerando que ele sempre pode substituir os corações que perdeu.

Quando surgiu, ele deu muito trabalho para a equipe de Kakashi e acabou sendo derrotado somente porque Naruto, após aprender o Rasenshuriken, chegou ao campo de batalha. Não fosse o protagonista, talvez Kakuzu tivesse acabado com alguns heróis de Konoha muito mais cedo do que era esperado.

Embora nunca tenha sido devidamente explicado no mangá, Kakuzu lutou contra Hashirama Senju em algum momento. O fato de que ele continuou vivo após o encontro já diz muito sobre o personagem, não?

7. Kisame

Kisame em Naruto Shippuden.

A luta entre Killer B e Kisame com certeza deixou muitos fãs preocupados. Afinal, o Oito Caudas sofreu muito para conseguir lidar com o ex-parceiro de Itachi, ao ponto em que se a Samehada não tivesse se apegado ao chakra dele, talvez Naruto tivesse se despedido do amigo há muito tempo.

É verdade que B estava tentando proteger os amigos dele durante o combate e, portanto, tudo poderia ter sido muito diferente em outras circunstâncias. Ainda assim, é incrível como Kisame o dominou durante a luta. Era de se imaginar que um ninja apontado para ser o parceiro de Itachi na Akatsuki fosse extremamente forte.

Até mesmo o fato de que ele é conhecido como um jinchuriki sem besta de cauda contribui para que Kisame pareça ainda mais forte. Infelizmente, não foram tantos os momentos para ele brilhar, mas existiram cenas o bastante para deixar uma marca nas memórias dos espectadores e leitores.

6. Sasori

Sasori em Naruto Shippuden.

Ao contrário de todos os personagens citados até aqui, Sasori nunca foi derrotado em combate pelos heróis de Naruto. Ele acabou se entregando após uma batalha intensa e inesquecível contra Sakura e Chiyo.

De acordo com o guidebook, Sasori realmente tem um nível de poder mais elevado do que os demais membros da Akatsuki colocados nas posições anteriores, mas isso não significa que ele com certeza derrotaria todos eles (tudo depende das circunstâncias da batalha, como em qualquer outro caso).

Enquanto outros personagens foram premiados "apenas" com lutas sensacionais, toda a história de Sasori é mais profunda do que a de muitos outros integrantes da organização. No final, ele não apenas é um ninja extremamente poderoso como também um ser humano profundamente traumatizado em busca de uma morta pacífica.

5. Konan

Konan em Naruto Shippuden.

Tobi teve de usar o Izanagi para derrotar Konan. Isso significa que ele literalmente morreu, mas a realidade foi reescrita e ela acabou sendo surpreendida pelo falso Madara Uchiha. Uma pessoa capaz de chegar tão longe enfrentando um inimigo tão forte não poderia ficar abaixo dos demais membros da Akatsuki citados.

Infelizmente, Konan nunca foi tão bem aproveitada. Considerando a proximidade dela com Nagato, isso justifica a posição de destaque em que ela é constantemente colocada quando os membros da Akatsuki aparecem, mas é difícil saber exatamente do que ela é capaz. Com tempo de preparo, aparentemente, estamos falando de uma estrategista quase tão capaz quanto o próprio Orochimaru.

Tanto ela quanto Pain e Tobi não são citados no guidebook, portanto, não existem valores numéricos associados aos poderes desses personagens. Ainda assim, não há como negar que o maior feito de Konan já foi mais do que o que muitos personagens da franquia chegaram perto de conquistar.

4. Orochimaru

Orochimaru em Naruto.

Não demorou até que Orochimaru traísse a Akatsuki, mas ele foi um membro legítimo (aos olhos dos demais) por algum tempo. Portanto, não podemos deixar o Sannin de fora.

O primeiro vilão de Naruto é responsável pela trágica morte do Terceiro Hokage e por induzir Sasuke, ainda criança, a seguir um caminho terrível. Aparentemente imortal, ele continua de pé em Boruto após ter sido selado por Itachi, lutado contra Hiruzen Sarutobi, lutado contra Tsunade e passado por muitos outros testes de resistência dolorosos. Se nada o matou até agora, é difícil acreditar que alguma coisa um dia irá.

Ele dificilmente teria chances reais contra os próximos três personagens da lista, mas seria um adversário mais do que formidável para os últimos oito citados. Será que Mitsuki, amigo de Boruto, seguirá por um caminho semelhante ao do pai (ou criador, melhor dizendo)?

3. Tobi

Tobi em Naruto Shippuden.

A intangibilidade de Tobi é o bastante para que ele seja um inimigo extremamente perigoso. Foram poucos os ninjas que conseguiram encostar nele, com destaque para o famoso rasengan de Minato Namikaze (que deveria ter matado Obito, inclusive). No entanto, quando pensamos em outras habilidades dele na forma padrão, ou seja, antes da transformação em jinchuuriki do dez caudas e antes de obter o Rinnegan, as opções não parecem tão numerosas.

É claro que apenas ninjas muito habilidosos conseguiriam entender rapidamente a fraqueza do principal poder de Tobi, mas a existência dessa fragilidade continua sendo um fato. Logo, derrotar Tobi acaba sendo sempre uma questão de estratégia, agilidade e sangue frio. Se existir uma habilidade com tempo de resposta rápido o bastante, ele pode muito bem ser eliminado.

Por mais que a defesa de Tobi não seja infalivel, continua sendo quase impossível lidar com a intangibilidade dele para a maior parte dos personsgens. Talvez os únicos da Akatsuki capazes de fazer algo a respeito dentro de um período de tempo razoável sejam os próximos dois do pódio. Aliás, qualquer ordem para esse pódio pode ser justificada, mas vamos seguir com a que julgamos mais adequada.

2. Itachi Uchiha

Itachi Uchiha em Naruto Shippuden.

O queridinho dos fãs de Naruto não podia ficar fora dos três primeiros. Itachi Uchiha é um verdadeiro gênio capaz de manter a cabeça fria até mesmo em situações desesperadoras, como na luta entre ele, Naruto, Killer B e Nagato. Não fossem a calma e inteligência do irmão de Sasuke, Nagato (edo tensei) teria eliminado sozinho os jinchurikis de oito e nove caudas.

Com a Espada Totsuka, capaz de selar qualquer inimigo que atravessa, equipada em um susanoo, Itachi é um daqueles personagens que ninguém consegue imaginar perdendo quando luta sério. Extremamente hábil na criação de ilusões, até mesmo olhar nos olhos desse mestre do genjutsu pode ser o bastante para que um oponente seja derrotado.

Sozinho, Itachi se livrou do controle de Kabuto enquanto era um edo tensei, encerrou o jutsu que deu origem à Quarta Guerra Mundial Ninja e sempre foi o principal motivo para que Tobi não iniciasse um ataque direto a Konoha. Os dois Uchiha tinham um pacto: Tobi não atacaria Konoha enquanto Itachi trabalhasse para a Akatsuki. Por que ele nunca violou esse acordo? Bom, provavelmente, não foi só porque ele era um homem de palavra.

1. Pain/Nagato

Pain em Naruto Shippuden.

Não chega a ser uma surpresa. A presença de Pain em Naruto é sempre extremamente intimidadora. Não há como se esquecer do dia em que alguém finalmente destruiu toda a Vila da Folha com um único golpe, o famoso Shinra Tensei, assim como não podemos relevar o fato de que ele matou Jiraiya em pouquíssimo tempo. Ele pegou o mestre de Naruto desprevenido? Sim. Mesmo assim, talvez o resultado não tivesse sido diferente se a luta fosse mais "justa".

Dutante o ataque a Konoha, Nagato utilizou os Seis Caminhos de Pain para atacar múltiplas regiões simultaneamente. No processo, ele até mesmo matou Kakashi, além de inúmeros figurantes que ou foram esmagados pelos destroços das próprias casas ou foram destruídos pela pressão do Shinra Tensei. Nunca um vilão havia demonstrado tanto poder na história da franquia; parecia impossível que alguém um dia superaria o então extremamente apelão Pain.

Não bastasse a luta contra Naruto nos modos sennin e bijuu, Nagato ainda tinha energia o bastante para, no final, ressuscitar todas as pessoas de Konoha que havia matado. Ao contrário do Rinne Tensei de Obito, que seria direcionado a um único indivíduo, o dele serviu para trazer de volta sabe-se lá quantas pessoas ao mesmo tempo. O chakra de Nagato, mesmo debilitado, era insanamente gigante.

Há quem questione se ele realmente era tão poderoso, já que obedecia as ordens de Obito. Entretanto, essa posição de subserviência se devia muito mais ao fato de que ele deixou de acreditar na visão idealista de Yahiko e passou a acreditar na visão pessimista do suposto Madara, prometendo que o ajudaria a realizar esse sonho. Não tinha a ver com poder.

Se você é fã de Naruto, sinta-se à vontade para fazer uma lista na sessão de comentários! Aproveite também para relembrar as melhores lutas do anime.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.