Loki | Conheça a história de Pompeia e suas outras aparições na cultura pop

Créditos da imagem: Reprodução/YouTube

Séries e TV

Artigo

Loki | Conheça a história de Pompeia e suas outras aparições na cultura pop

No segundo episódio, o deus da trapaça viaja no tempo até destruição da cidade italiana

16.06.2021, às 15H42.
Atualizada em 16.06.2021, ÀS 17H02

[Atenção: Spoilers do segundo episódio de Loki a seguir]

Em certo ponto do segundo capítulo de Loki, lançado na madrugada de hoje (16), o deus da trapaça (Tom Hiddleston) tem uma ideia brilhante para tentar encontrar a variante que está dando dor de cabeça para os agentes da AVT: procurá-la por vários eventos apocalípticos ou desastres naturais, onde um indivíduo separado do próprio tempo poderia se mover mais livremente, sem medo das consequências, já que todos ao seu redor logo estarão mortos.

Para testar a teoria, Loki e o agente Mobius (Owen Wilson) viajam para o ano 79 d.C. e visitam a cidade italiana de Pompeia, meros minutos antes da erupção do vulcão Vesúvio. A catástrofe, que realmente aconteceu, dizimou todos os seus moradores e enterrou a cidade em uma camada de 4 a 6 metros de cinzas vulcânicas.

Hoje em dia, Pompeia é um parque arqueológico importante e uma atração turística popular na Itália. Isso porque a cinza vulcânica, quando escavada, deixou as estruturas da cidade muito bem preservadas, revelando um retrato único de como era a vida no império romano naquela era - prédios amplos e luxuosos, com decorações elaboradas, cantinas, restaurantes e muito mais.

O lado mórbido dessa herança histórica é que a cinza vulcânica também "entumbou" vários dos cidadãos de Pompeia, deixando espaços que os arqueólogos puderam usar para criar moldes que revelavam as poses arrepiantes em que muitos deles morreram. Sinistro, né?

Pompeia na TV...

Loki não é a primeira produção a usar o desastre em Pompeia em sua trama, no entanto. Lá em 2008, a série Doctor Who também visitou a cidade italiana no episódio "The Fires of Pompeii" (4x02), onde o Doutor (então vivido por David Tennant) e sua companheira Donna (Catherine Tate) chegaram ao local no dia anterior da erupção e - é claro - descobriram que uma raça de alienígenas estava tentando invadir Pompeia.

Neste capítulo tipicamente delirante da série, que inclui monstros de pedra e um túnel que leva direto ao coração do Vesúvio, o Doutor e Donna acabam salvando uma família da destruição - a do escultor Caecilius, interpretado por Peter Capaldi, que mais tarde assumiria ele mesmo o papel principal de Doctor Who.

No cinema...

Já na tela grande, o relato mais popular do desastre é o filme Pompeia, de 2014. Dirigida por Paul W.S. Anderson (da franquia Resident Evil), a produção tem elenco estrelado que inclui Kit Harington (Game of Thrones), Emily Browning (Sucker Punch), Kiefer Sutherland (24 Horas) e Carrie-Anne Moss (Matrix).

A trama mostra o amor proibido entre um gladiador (Harington), obcecado por vingar a família morta por um general romano (Sutherland), e a solitária filha (Browning) do governador da cidade. Rivalidades esquentam até o clímax da aventura, que ocorre justamente durante a erupção do Vesúvio - mas avisamos: nesse filme aqui, nada de um Doutor aparecer para salvar o dia.

... E na música!

Por fim, para completar o nosso passeio entre mídias, que tal relembrar um dos maiores hits pop-rock de 2013? "Pompeii", da banda britânica Bastille, foi diretamente inspirada pela tragédia da cidade italiana.

O vocalista e compositor Dan Smith falou sobre a letra da canção ao site Radio X"Eu estava lendo um livro e vi as imagens dos corpos preservados pela erupção. É uma imagem sombria e poderosa, mas me fez pensar no quão entediante deve ter sido, depois do evento, ficar preso naquela posição por centenas de anos. Então, a canção é como uma conversa imaginária entre duas dessas pessoas, presas em uma pose trágica de morte".

Daí os versos: "As paredes continuaram caindo/ Na cidade que amamos/ Nuvens cinzas acima das colinas/ Trazendo a escuridão lá de cima/ Mas se você fecha os olhos/ Não parece que nada mudou?/ E se você fecha os olhos/ Não é como se você já estivesse passado por isso antes?".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.