Alioth em Loki

Créditos da imagem: Loki/Marvel Studios/Reprodução

HQ/Livros

Artigo

Loki | Entenda quem é Alioth nas HQs

Mais imponente do que sugere a série do Disney+, personagem tem conexão importante com vilão que será em breve introduzido no MCU

Mariana Canhisares
07.07.2021
11h13
Atualizada em
07.07.2021
20h42
Atualizada em 07.07.2021 às 20h42

Depois de alguns contratempos, entre os quais descobrirem que os Guardiões do Tempo são uma farsa e ficarem presos no Vazio, Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) deram um passo importante para desvendar quem está por trás do AVT em "Jornada ao Mistério", penúltimo episódio da série do Disney+. Para isso, porém, os Deuses da Trapaça tiveram que unir forças para derrotar uma ameaça gigantesca em forma de nuvem roxa: Alioth.

Descrito pelas variantes como "uma tempestade viva que consome matéria e energia", o monstro age como uma espécie de Cerberus que, em vez de guardar a entrada do mundo dos mortos, como na mitologia grega, protege o portão de uma mansão cósmica, onde se esconde a mente por trás do AVT e da eliminação das variantes. Entretanto, nos quadrinhos, ele é mais do que uma figura bestial. Muito mais. Na realidade, ele é um dos grandes adversários do vilão Kang, o Conquistador.

Alioth nos quadrinhos da Marvel

"É uma força que se infiltrou na capital de Kang e tomou conta do céu como uma nuvem de fúria. É uma força que engole e consome. É uma força chamada de Alioth, o Usurpador"

Marvel Comics/Reprodução

Nas HQs, Alioth é um dos primeiros seres do universo a se libertar das garras do tempo, agindo como uma entidade capaz de causar mais do que distúrbios temporais, mas realmente devastar dimensões. Por causa dessa sua imponência, seu império tem três vezes o tamanho do domínio de Kang. Aliás, Alioth é uma das razões para que ele tenha freado seus desejos expansionistas, afastando-se de eras mais distantes. Afinal, o vilão do próximo filme do Homem-Formiga é um prato cheio para o monstro. Isso porque Alioth não se alimenta só de matéria orgânica, mas também de energia temporal. Em outras palavras, viajantes temporais são praticamente um banquete para ele.

Para proteger seu império e a si mesmo dessa sinistra nuvem de destruição, Kang chega a criar uma barreira específica para impedir a aproximação de Alioth. A estratégia funciona até que Kang é morto e, sem querer, Ravonna Renslayer -- aqui, sob o nome de Terminatrix -- quebra esse bloqueio, libertando Alioth.

Alioth nos quadrinhos da Marvel
Marvel Comics/Reprodução

O monstro só é contido depois de muito esforço. Para começar, a Terminatrix precisa da ajuda da sua contraparte do futuro para ressuscitar Kang. Ele, por sua vez, recorre aos Vingadores e entrega-os o único artifício que pode parar Alioth, chamado Tempus. Somente depois dos heróis libertarem-no dentro de Alioth, a nuvem roxa é contida. Descobre-se mais tarde que Tempus tem habilidades semelhantes de absorção de Alioth, reservando aos dois um eterno embate pelos domínios um do outro.

Por que essa referência é importante?

Dá para entender por que Loki optou por simplificar as habilidades de Alioth. Suas intenções e poderes são muito complexos para um universo compartilhado que ainda engatinha na introdução de conceitos como viagem no tempo e multiverso. Talvez, por isso, o mais importante para se tirar da referência a Alioth seja de fato sua conexão com Kang. Isso porque esta não é a primeira vez que o vilão é citado indiretamente no seriado. Para além da sua ligação com Ravonna Renslayer -- ainda apenas uma juíza da AVT, mas com potencial de se tornar mais do que isso --, há um easter egg neste episódio que aponta para ele. No Vazio, pode-se ler na Torre dos Vingadores a palavra Qeng. Além de soar exatamente como o nome do vilão, nas HQs esse era o nome de uma empresa de fachada controlada por Kang que compra o edifício de Tony Stark.

Diante dessas referências, parece bastante possível que Kang seja a figura que Loki e Sylvie encontrem na mansão cósmica no último episódio da série. Contudo, WandaVision rendeu uma importante lição para os fãs do MCU: às vezes, easter eggs são só easter eggs. Logo, só resta aos espectadores esperar pelo capítulo da semana que vem para entender, de uma vez por todas, quem está por trás do AVT.

Loki é exibido às quartas, no Disney+.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.