Lady Loki

Créditos da imagem: Marvel Comics/Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Loki | Quem é a Lady Loki

Uma das mais adoradas versões do Deus da Trapaça entrou para o cânone do MCU; conheça sua origem nas HQs

Mariana Canhisares
16.06.2021
09h56
Atualizada em
16.06.2021
13h27
Atualizada em 16.06.2021 às 13h27

[Atenção: spoilers do episódio “A Variante”, de Loki]

Como bem sugere o título de Deus da Trapaça, Loki tem muitos truques na manga, inclusive a habilidade de mudar de forma. No episódio desta semana, a série do Disney+ não apenas fez menção a este extenso histórico de trocas de visual nas HQs -- lembra da preparação da equipe do AVT para a tentativa de captura da variante? --, como revelou que uma das mais adoradas delas, a Lady Loki, agora é parte do cânone do MCU. Mas quem é ela?

Lady Loki
Marvel Comics/Reprodução

Um jeito rápido e nada simplório de defini-la seria dizer que se trata de uma versão feminina de Loki, porque, nos quadrinhos, ela é de fato fruto de uma das tradicionais transformações do vilão. Logo, ela também tem o bom e ardiloso caráter do herdeiro de Jotunheim. Embora em 2014, na HQ Thor e Loki: O Décimo Reino (Original Sin: Thor and Loki: The Tenth Realm, no original), tenha se estabelecido que a Lady Loki é uma das muitas personalidades contidas no Deus da Trapaça, assim como são suas versões criança e viking, sua introdução nas histórias da Marvel se deu anos antes. Mais especificamente nas edições de Thor assinadas por J. Michael Straczynski, Marko Djurdjevic e Olivier Coipel, quando Loki assume o corpo humano da Lady Sif, enquanto o espírito dela era mantido refém em uma idosa, no hospital onde Jane Foster trabalha.

Em Loki, é possível que a variante tenha assumido essa forma enquanto um disfarce, principalmente considerando que o histórico que o AVT tem em mãos mostra o Deus da Trapaça essencialmente como um homem. Tendo estabelecido que é uma pessoa de gênero fluído, assumir-se Lady Loki faria muito sentido -- e seria um passo interessante do MCU rumo a representações mais diversas, como se anunciam as produções da fase 4. Uma pista que pode, inclusive, embasar essa teoria são as semelhanças dos trajes da variante com os usados por Loki em Os Vingadores.

No entanto, não se pode descartar a hipótese de que a personagem vivida pela atriz Sophia Di Martino pode ser única. Em outras palavras, talvez ela tenha traços de personalidade distintos do que os fãs do MCU se convencionaram a ver nas performances de Tom Hiddleston. Afinal, a Casa das Ideias não tem medo de adaptar à sua maneira histórias e detalhes vindos das clássicas histórias da editora. Se essa teoria se confirmar, talvez estejamos diante de uma evidência e tanto do tão especulado multiverso. Será?

E se não for a Lady Loki?

Há, ainda, uma terceira possibilidade. Espectadores na Espanha notaram que, nos créditos do episódio, a personagem de Di Martino é chamada de Sylvie, e não de Variante, como foi nos Estados Unidos. Esse nome seria, então, uma referência não a Lady Loki, mas sim a Encantor, também conhecida como Sylvie LushtonNos quadrinhos, Encantor também tem poderes e chega a um ponto a se juntar aos Vingadores. Mas, nesse caso, o que isso significaria para a série e para o MCU?  

A resposta dessa charada virá somente nos próximos episódios. Loki é exibido às quartas, no Disney+, e a cobertura completa você vê aqui no Omelete.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.