Gavião Arqueiro

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

Gavião Arqueiro | Os principais easter eggs do 4º episódio

Referências em “Parceiros, Certo?” incluem camiseta de Kate Bishop, canecas e clássico do cinema

Nico Garófalo
08.12.2021, às 16H33
ATUALIZADA EM 09.12.2021, ÀS 12H07
ATUALIZADA EM 09.12.2021, ÀS 12H07

[Spoilers de Gavião Arqueiro à frente]

O quarto episódio de Gavião Arqueiro estreou nesta quarta-feira (8) no Disney+ e trouxe mais uma bela leva de easter eggs deixados pela equipe da série para os fãs mais atentos. Mais uma vez, a HQ de Matt Fraction e David Aja marca presença na lista de referências usadas na produção, que lembrou também de momentos de Viúva Negra, Falcão e o Soldado Invernal e, para a alegria dos cinéfilos, Forrest Gump.

Abaixo, você confere os principais easter eggs que podem ser encontrados em “Parceiros. Certo?”:

Hexágonos por todos os lados

Em uma das cenas mais hilariamente desconfortáveis da série até agora, Clint (Jeremy Renner) e Kate (Hailee Steinfeld) são “interrogados” por Eleanor (Vera Farmiga) e Jack (Tony Dalton) depois de chegar sem aviso à casa da socialite. Aqui, é possível ver a mãe e o padrasto de Kate tomando uma bebida de canecas ornamentadas com hexágonos, desenho presente em várias produções do MCU.

Não bastasse enfeitar a louça, os hexágonos também aparecem nas poltronas em que Eleanor e Jack se sentam para questionar Kate sobre os eventos recentes.

Forrest Gump

Durante essa segunda conversa com Kate, Jack ensaia um momento de sabedoria baseado em frases de efeito, mas acaba se embananando. De forma confusa, o milionário profere a frase “a vida é curta… Você nunca sabe o que vai encontrar”, causando gargalhadas da noiva e da futura enteada. A frase imediatamente lembra a icônica fala de Forrest Gump em que o personagem-título, vivido por Tom Hanks, diz “a vida é como uma caixa de bombons… Você nunca sabe o que vai encontrar”.

Thanos estava certo - de novo

Mais uma vez, a filosofia dos Apátridas dá as caras em Gavião Arqueiro. Se no primeiro episódio Clint encontrou uma pichação com os dizeres “Thanos Estava Certo” em um banheiro, o quarto trouxe o vingador bebendo de uma caneca com a mesma frase. Agora, no entanto, ele parecia bem mais relaxado com a constatação.

Flecha bumerangue

Retirada diretamente das HQs de Fraction e Aja, a discussão de Clint e Kate sobre a possibilidade de uma flecha bumerangue foi um dos melhores diálogos do quarto episódio de Gavião Arqueiro. Mas ao contrário do que acontece na telinha, a versão original da conversa mostra o Gavião Arqueiro original argumentando a favor da seta, enquanto sua pupila classifica a ideia como ridícula.

Ironicamente, Kate acaba tendo que usar a flecha bumerangue para derrubar um último membro da Gangue dos Agasalhos durante a icônica perseguição em alta velocidade adaptada no capítulo anterior da série.

O tiro impossível

Em mais um momento dos quadrinhos, desta vez tirado de Jovens Vingadores Apresenta: Gaviã Arqueira, de Fraction e Alan Davis, Kate e Clint discutem o chamado “tiro de Robin Hood”, nome dado quando um arqueiro perfura uma flecha presa a um alvo com outra. A cena nasceu de uma aposta feita pela dupla logo depois de eles se conhecerem nas HQs, com o veterano, usando o manto de Ronin, dizendo que a nova Gaviã Arqueira teria que entregar seu arco e desistir de usar o codinome caso ele conseguisse acertar o tiro impossível.

Mesmo vencendo a aposta, Clint dá sua bênção para que Kate siga usando o título de Gaviã Arqueira e continue ajudando as pessoas com os Jovens Vingadores.

Tiro de moeda

Outro ensinamento de Clint para Kate em “Parceiros, Certo?” é o arremesso de moeda. Depois de mostrar sua impressionante capacidade de acertar qualquer coisa com alguns centavos, o Gavião Arqueiro ensina sua nova parceira a repetir o movimento, que pode ser bem útil em uma situação de aperto.

Essa aula espelha uma habilidade de Clint explorada na fase de Fraction e Aja nos gibis da Marvel. Na HQ, o vingador aprende a atirar moedas com o irmão, Barney, que inclusive lhe diz quais moedas usar.

Viúva Negra

Perguntado por Kate sobre o melhor tiro que já deu na carreira, Clint afirma que, para ele, esse posto fica com “o tiro que eu nunca dei”. A frase faz referência à missão dada ao Gavião Arqueiro para matar Natasha (Scarlett Johansson) anos atrás. Ao invés de cumprir as ordens, o vingador decidiu dar uma chance à Viúva Negra, que acabou se tornando uma importante agente da SHIELD e sua melhor amiga.

Laika

Os designs criados por David Aja para os quadrinhos do Gavião Arqueiro têm servido como base para grande parte do visual da série do Disney+. Entre os desenhos do quadrinista levados para tela está a camiseta usada por Kate no quarto episódio. A peça, branca e com o nome da famosa cachorra Laika estampada, aparece em um momento crítico do gibi, em que a Gaviã Arqueira volta de seu “retiro” em Los Angeles para ajudar Clint a salvar seu prédio de um ataque da Gangue dos Agasalhos.

Granada

A policial Wendy Conrad (Adetinpo Thomas), que ajuda a Dupla Defeituosa a recuperar as flechas do Gavião Arqueiro que foram levadas para o escritório central da polícia de Nova York, tem o mesmo nome de Granada, vilã ligada a Clint Barton nos quadrinhos. Inclusive, a palavra “Bombshell”, costurada na mochila que ela empresta para o vingador, é o nome da personagem em inglês. Por enquanto, nada além do nome indica que a espirituosa versão live-action de Wendy vá trocar seu distintivo por explosivos.

A pose da Viúva

Yelena Belova (Florence Pugh) enfim fez sua aguardada estreia em Gavião Arqueiro após conquistar os fãs em Viúva Negra. Embora basicamente toda a sua participação possa ser considerada um easter egg, incluindo o uso de armas parecidas com as de Natasha e um visual bem próximo das HQs, a referência mais legal que a nova Viúva Negra traz ao capítulo é justamente a mais fácil de passar despercebida. Contra-atacando uma investida de Kate, Yelena agarra a oponente e a leva para o chão em um ágil golpe no ar. Ao aterrissar, ela repete a pose característica da irmã adotiva que ela tanto criticou durante o filme de 2021.

Flecha sônica

Uma das flechas mais populares do Gavião Arqueiro é sua flecha sônica, que usa ondas sonoras para golpear, incapacitar e desnortear seus oponentes. A primeira vez que a seta aparece em Gavião Arqueiro é em “Parceiros, Certo?”, em que Kate a usa para afastar Yelena e Eco (Alaqua Fox) durante a climática luta dos minutos finais.

Vale lembrar que foi por causa de uma dessas flechas sônicas que Clint perdeu a audição nos quadrinhos. Na ocasião, ele precisou usar a seta especial para derrubar um grupo de vilões que tentava submetê-lo a uma lavagem cerebral. Por estar muito próximo ao ponto de origem da explosão sonora, o vingador acabou perdendo 80% da audição.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.