Lauren Ridloff e Barry Keoghan em Eternos

Créditos da imagem: Eternos/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Lista

Os principais easter eggs e referências de Eternos

Épico da Marvel tem acenos a DC, Star Wars e figuras mitológicas

Mariana Canhisares
05.11.2021
18h50
Atualizada em
08.11.2021
12h54
Atualizada em 08.11.2021 às 12h54

[Atenção: lista contém spoilers de Eternos]

Como era de se esperar, Eternos está repleto de referências aos gibis da Marvel, assim como a eventos do próprio MCU. No entanto, nas mãos da diretora Chloé Zhao, o filme deu um passo além e reconheceu que no seu universo existe não apenas Star Wars, mas sim sua concorrente histórica -- e a DC é bastante popular entre seus heróis.

Confira os principais easter eggs e referências a seguir:

THANOS

Thanos com a Manopla do Infinito em Vingadores: Guerra Infinita
Vingadores: Guerra Infinita/Marvel Studios/Reprodução

Assim como as produções que a antecederam na fase 4 do MCU, Eternos faz menções diretas e indiretas à guerra contra Thanos. A primeira delas é um diálogo entre Sersi (Gemma Chan) e Dane Whitman (Kit Harington) logo após o professor descobrir que sua namorada é, na verdade, uma Eterna. Whitman não entende por que a equipe de super-poderosos não interferiu no conflito contra o Titã Louco, ao que ela responde com uma das regras primordiais que eles receberam dos Celestiais: interferir apenas nos conflitos entre humanos e Deviantes.

É interessante notar que, embora não seja mencionado nos filmes, nas HQs Thanos é um Eterno com uma condição chamada de Síndrome Deviante, isto é, uma mutação no seu DNA que o concedeu algumas semelhanças com os Deviantes. Inclusive, esta é a razão pela qual ele não parece um humano como os demais da sua espécie.

O outro momento em que o vilão é mencionado está mais ao final do filme, quando Ajak (Salma Hayek) conta para Ikaris (Richard Madden) o prazo que eles têm para salvar a humanidade. Para a líder dos Eternos, o fato das pessoas terem conseguido reverter o cenário com um estalar de dedos é um motivo para que eles lutem por eles.

DC

Richard Madden como Ikaris em Eternos
Eternos/Marvel Studios/Reprodução

Há, ao menos, duas menções a personagens da DC em Eternos -- e a primeira foi revelada em um dos trailers do filme. Quando Sersi e Ikaris visitam a família de Phastos (Brian Tyree Henry) pela primeira vez, o filho do Eterno compara o herói da Marvel ao Superman. "Você estava com capa e soltando laser pelos olhos", diz o pequeno.

A outra acontece quando parte da equipe vai até Thena (Angelina Jolie) e Gilgamesh (Don Lee). Diante do “mordomo” do Kingo (Kumail Nanjiani), Karun (Harish Patel), Gilgamesh o chama de “Alfred” do colega.

STAR WARS

Além de conhecer os heróis da DC, o filho de Phastos é muito fã de Star Wars. No seu quarto, é possível ver livros, pôsteres e outros objetos da franquia. A menção não é à toa: Chloé Zhao é fã declarada deste universo. Em um bate-papo com Barry Jenkins na Variety, ela citou a saga como um dos motivos para querer se envolver com o MCU: "construir universos é uma das minhas paixões. É por isso que amo Star Wars. Existe um mundo tão rico que eu queria entrar nele e ver o que eu seria capaz de fazer".

NATHAN GERRETT/CAVALEIRO NEGRO

Nathan Gerrett como Cavaleiro Negro nos quadrinhos da Marvel
Marvel Comics/Reprodução

O tio com quem Dane Whitman está brigado no início de Eternos é também um easter egg. Essa misteriosa figura é ninguém mais, ninguém menos que Nathan Gerrett, um dos personagens que já assumiu o título de Cavaleiro Negro nas HQs. Essa menção é importante porque, ao que tudo indica, o filme lança o professor em uma história de origem para tomar justamente esse posto. Primeiro, ele ganha de Sersi o anel com a insígnia da sua família e, na cena pós-créditos, herda de Garrett a Espada de Ebano, ambos acessórios icônicos do Cavaleiro Negro.

BLADE

Mahershala Ali como Blade em montagem
Omelete/Reprodução

Whitman não está sozinho quando descobre a Espada de Ebano: uma voz misteriosa o questiona "você tem certeza disso, Sr. Whitman?". Embora sua figura não seja revelada na cena, sabe-se que se trata de Blade, que ganhará um filme (possivelmente em 2022) estrelado por Mahershala Ali.

EROS

Eros nos quadrinhos da Marvel
Marvel Comics/Reprodução

Além de citá-lo nominalmente, Eternos ainda acrescenta uma nova camada à história de Thanos ao apresentar seu irmão Eros, com quem o Titã Louco tem uma relação de rivalidade. Interpretado por Harry Styles, o Eterno aparece na primeira cena pós-créditos se oferecendo como um aliado na jornada de Thena, Druig (Barry Keoghan) e Makkari (Lauren Ridloff) para avisar os Eternos do universo sobre os reais planos dos Celestiais. Vale pontuar que Eros não está sozinho: ele vem acompanhado de Pip, o Troll.

VIBRANIUM

Brian Tyree Henry, Gemma Chan e Richard Madden em Eternos
Eternos/Marvel Studios/Reprodução

Quem especulava que os tremores no mar, vistos no trailer de Eternos, poderiam ser mais uma pista da introdução do vilão Namor em Black Panther: Wakanda Forever vai sair frustrado. Porém, há sim uma referência a Wakanda no filme. Na casa de Phastos, Ikaris brinca que aposta que o amigo criou um abrigo tão perfeito para a família que até a mesa é feita de Vibranium. No caso, ela não era.

ASGARDIANOS

Thor, Odin e Loki no primeiro Thor
Thor/Marvel Studios/Reprodução

Em determinado momento do filme, Gilgamesh e King revelam que já conviveram com os asgardianos. Na realidade, eles conheceram Thor quando o Deus do Trovão ainda era uma criança.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS

Há muitos paralelos entre a trama de Eternos e momentos da Bíblia. Enquanto há acenos intrínsecos à trama, como o paralelo entre os sete dias que os heróis têm para salvar a Terra com os sete dias que Deus precisou para criar o mundo, as referências também aparecem em piadas. Sem saber como resolver o conflito com os Celestiais, Duende chega a dizer “o que vocês sugerem fazer, separar todo mundo em casais e embarcar numa arca gigantesca?”.

MITOS

Ajak nos quadrinhos dos Eternos
Marvel Comics/Reprodução

Eternos estabelece ainda muitos paralelos entre seus heróis e figuras míticas. Afinal, como eles estiveram na Terra desde o início da humanidade, eles inspiraram muitas das nossas histórias. Thena, por exemplo, deu origem à Atena, a deusa da guerra na mitologia grega. Já Gilgamesh foi o ponto de partida para um poema épico da Mesopotâmia. Há, também, acenos mais sutis, como o destino de Ikaris, que voou muito perto do sol, como sua contrapartida na mitologia grega.

Essas relações estão já nos primeiros quadrinhos de Jack Kirby. Logo em uma das primeiras edições de Eternos, estabelece-se que Ajak, por exemplo, é o deus inca Tecumotzin.

ARTEFATOS

Lauren Ridloff no Domo em Eternos
Eternos/Marvel Studios/Reprodução

Makkari é uma colecionadora de artefatos históricos, e seu reencontro com a equipe no Domo é um ótimo indício disso. Lá pode-se ver que a Eterna está em posse da Excalibur, a icônica espada do Rei Arthur; a Tábua Esmeralda, um dos textos mais antigos relacionados à alquimia; e até o Santo Graal.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.