Mangás e Animes

Notícia

Sakugan: Família, robôs gigantes e mistérios; confira entrevista

Conversamos com o diretor Junichi Wada, a atriz Kanon Amane e o produtor Takayuki Funahashi

Diego Lima
07.10.2021
11h00

Sakugan, anime que estreará exclusivamente na Crunchyroll nesta quinta-feira (7), promete contar uma história que, apesar de incluir elementos literalmente grandiosos, como monstros gigantes e robôs, será totalmente focada na relação entre pai e filha. Especificamente, uma filha genial de nove anos e um "pai vagabundo", como contou o produtor Takayuki Funahashi ao Omelete.

No início de agosto, publicamos uma avaliação do primeiro episódio, ao qual tivemos acesso por tempo limitado. Na época, comparamos o início da jornada de Memempu a uma série de outros animes. Temos robôs semelhantes aos de Code Geass, uma estrutura de mundo parecida com a da primeira temporada de Attack on Titan e até um pouco daquele espírito de aventura de Hunter x Hunter.

Memempu no anime Sakugan.
Crunchyroll

Entretanto, o que há de mais especial em Sakugan, nas palavras de alguns dos principais criadores envolvidos com o projeto, é a relação entre o pai, Gagumber, e a filha, Memempu. Circunstâncias muito específicas fazem com que os dois decidam explorar o vasto desconhecido, mesmo que Gagumber morra de medo de que algo aconteça com a filha dele... E com ele, obviamente.

Abaixo, você confere as entrevistas do Omelete com o diretor, Junichi Wada, com a atriz que faz a voz de Memempu, Kanon Amane, e com o produtor Takayuki Funahashi.

Junichi Wada

Memempu e o pai dela em Sakugan.
Crunchyroll

Sakugan é um anime cheio de mistérios e parece focar bastante na relação pai e filha. Qual é o principal diferencial dessa história?

R: No fim das contas, "mistérios" não passam de um artifício, um truque de palco. Como você apontou, posso dizer que este anime se diferencia ao usar elementos-chave como "direção", "fotografia", "música" e "animação" para retratar a relação entre pai e filha. Não é uma história épica sobre uma dupla que pilota robôs para guerrear e salvar o mundo. O Gagamba entra no robô com muita relutância, embarcando na jornada apenas para acompanhar o crescimento da filha. Não são muitos os animes onde o protagonista é relutante em partir em uma jornada!

Existiu uma reviravolta durante o primeiro episódio que me surpreendeu bastante. De forma geral, você diria que Sakugan brinca com as expectativas do espectador constantemente?

R: As reviravoltas vão continuar, e o desenrolar da histórica vai te deixar sem fôlego até o último episódio. Mas, no caminho, eu quero passar uma mensagem sobre o significado da relação entre pai e filho, e a importância de se passar tempo ao lado das pessoas importantes para você.

Você diria que Sakugan exalta o espírito explorador da humanidade? Se sim, na sua opinião, por que seres humanos são tão curiosos?

R: Eu elaborei a história como se fosse mesmo uma homenagem. Nós todos vivemos em um mundo pequeno e limitado em vários sentidos. No mundo de SAKUGAN, as pessoas também passam seus dias dentro de um buraco escuro. Mas em mundos como esse, sempre nascem pessoas como a Memempu, que querem saber como é fora do buraco. Sinto que a frase de efeito de SAKUGAN — "Se não há uma saída, escave uma você mesmo!!" — é a essência da natureza humana.

Kanon Amane

Memempu em Sakugan.
Crunchyroll

Memempu é uma das personagens mais divertidas que conheci em 2021. Ela é bem energética. Você se divertiu interpretando a protagonista de Sakugan?

R: Pode ter certeza que sim! Foi uma experiência valiosa e muito divertida. Enquanto eu criava este personagem, eu compartilhava de suas preocupações e sofrimentos, e espero mesmo que ela se torne um personagem que muitas pessoas amem.

Como você descreveria Memempu? Acha que ela amadurecerá ao longo da jornada?

R: A Memempu é uma garota adorável, que se formou na faculdade tendo apenas nove anos de idade, que combina a inteligência de um adulto com um vigor juvenil intenso. O diretor de som me disse o seguinte: "ela é uma criança, mas interprete como se ela fosse uma criança samurai." Espero ter sido capaz de transmitir esse espírito "edokko" da Memempu! Durante a jornada, o mundo da Memempu vai se expandir e amadurecer, e espero que vocês apreciem o crescimento da Memempu no caminho.

Se pudesse dar um conselho para Memempu nesta jornada, qual seria esse conselho?

R: A Memempu sempre diz "sou inteligente!", e nunca é para se gabar - é um fato, e ela não mede palavras nem exagera na dose. Por conta disso, ela me ensinou a avaliar melhor quem eu sou, e prometi a ela que nunca vou perder essa qualidade. Eu queria dizer a ela para acreditar em si mesmo e ir para qualquer lugar que ela quiser ir... Mas também para não dar muito trabalho para seu pai. (risos)

Takayuki Funahashi

Pai de Memempu pirando.
Crunchyroll

Com o constante aumento na distribuição de animes por serviços de assinatura mundialmente, como Sakugan, uma série completamente inédita, pretende se destacar?

R: Acho que uma obra com o tema de "pai e filha" é universal, e vai atrair a simpatia de audiências em todos os lugares do mundo. Podem existir muitas obras de mecha e de ficção científica no mundo, mas só existe uma onde os protagonistas são "uma garota genial e um pai vagabundo", concorda? De qualquer forma, nós realizamos a estreia mundial do primeiro episódio em agosto, durante a Virtual Crunchyroll Expo, para que muitos pudessem assistir, e vamos lançar o episódio internacionalmente na Crunchyroll a partir de outubro, com legendas em simulcast. Por ser uma obra original, eu quero que ele seja visto pelo maior número de pessoas possível, o quanto antes.

Quais são as expectativas para o lançamento da série na Crunchyroll?

R: Desde o início, SAKUGAN foi criado para "entreter telespectadores de todo o mundo." Tanto as Colônias quanto o Labirinto estão repletos de cenários dos quatro cantos do mundo, inspirados pela China e Europa, com cavernas de gelo e deserto, e os dois protagonistas têm as motivações mais simples possiveis. Além disso, numa decisão rara até mesmo na nossa indústria, a transmissão na TV japonesa e a distribuição na Crunchyroll serão verdadeiramente simultâneas, e o mundo inteiro poderá assistir no exato mesmo momento. Esperamos que fãs do mundo todo aproveitem a distribuição pela Crunchyroll. Sei que o fuso horário pode complicar bastante em certos casos, mas espero que todos vocês se divirtam com SAKUGAN, e torço para que a conversa nas redes sociais seja muito animada!

Quanto tempo um anime como Sakugan leva para ser concluído?

R: SAKUGAN é a primeira obra do Projeto ANIMA, um projeto de seleção de rascunhos que visa premiá-los com adaptações para animações de TV. Levamos cerca de três anos para produzir o anime, desde a seleção da obra "Sakugan Labyrinth Marker", de Nekotaro Hirai, em agosto de 2018.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.