As referências e easter eggs do Snyder Cut

Filmes

Lista

Liga da Justiça | As referências e easter eggs do Snyder Cut

Versão de Zack Snyder para o filme da equipe prestou homenagem a HQs, autores e até a outros filmes da DC

Gabriel Avila
24.03.2021
15h00

A versão de Zack Snyder para o filme Liga da Justiça finalmente viu a luz do dia. O longa, que fecha a “trilogia” do diretor, iniciada em Homem de Aço e seguida por Batman vs Superman, finalmente apresenta a visão do diretor para a união da equipe mais celebrada da DC Comics.

Como era de se esperar, o filme traz consigo uma nova leva de referências e easter eggs, então listamos abaixo as principais homenagens do Liga da Justiça de Zack Snyder:

Cafézinho com Zack Snyder

Imagem de Zack Snyder no Snyder Cut

Na cena em que Lois Lane busca um café antes de visitar o memorial do Superman, é possível ver o próprio diretor Zack Snyder na cafeteria ao fundo.

A Nascente de Ayn Rand

Montagem com cena do Snyder Cut e a capa do livro A Nascente

No início do Snyder Cut é possível ver uma edição do jornal Planeta Diário, cuja manchete é “Banco de segurança de Metrópolis busca por novo arquiteto”. A princípio, essa chamada pode não fazer muito sentido, mas ela é uma referência ao romance A Nascente, de Ayn Rand. O livro conta a história de Howard Roark, um arquiteto que nega um trabalho no banco de Manhattan por se recusar a comprometer seus ideais artísticos. Considerando que Zack Snyder sonha em dirigir uma adaptação desse livro, e que ele próprio decidiu deixar o filme da Liga após ter sua visão comprometida, não é de se estranhar esta pequena homenagem no Snyder Cut.

Objeto 61982

Montagem com cena do Snyder Cut e capa da HQ Tales of the New Teen Titans

A Caixa Materna é chamada de objeto 61982 pela equipe do Star Labs. Considerando que o objeto foi responsável pela criação do Ciborgue no filme, tudo indica que esse nome presta referência a junho (mês 6) de 1982, quando foi publicada a HQ Tales of the New Teen Titans #1, que conta a origem do personagem.

Gard’ner Fox

Imagem do caminhão da empresa Gardn'er Fox no Snyder Cut

O Flash é apresentado no Snyder Cut durante um acidente envolvendo seu interesse amoroso Iris West e um caminhão da empresa Gard’ner Fox. Essa é uma referência ao quadrinista Gardner Fox, criador do Flash original, Jay Garrick. Ainda que Fox não tenha criado o Barry Allen, todo o conceito de um velocista que ganha poderes após um acidente químico e atende pelo nome de Flash é seu e serviu de inspiração para o herói nas HQs e no Snyder Cut.

Superman e Lois vão ter um filho

Montagem com cena do Snyder Cut e uma imagem de Superman, Lois e seu filho Jonathan nas HQs

O Snyder Cut deixa pistas de que Superman e Lois Lane terão um filho. Primeiro, dá para ver um teste de gravidez na gaveta da repórter, e depois quando Bruce Wayne dá os parabéns para Clark. O “super bebê” é algo que realmente aconteceu nos quadrinhos, já que Lois e Clark tiveram um filho, Jonathan, que se tornou o Superboy durante o Renascimento DC.

Crise Final

Montagem reunindo cena do Snyder Cut e cena da HQ Crise Final

Pouco antes do Superman ser trazido de volta à vida pela Caixa Materna, o Ciborgue tem a visão de um futuro sombrio em que boa parte dos heróis são mortos pelas mãos do Darkseid. No segmento do Batman, é possível ver seu cadáver carbonizado nas mãos do Superman. Essa é uma referência ao desfecho da saga Crise Final, em que o Homem-Morcego é “morto” por Darkseid e tem seu corpo carregado pelo Homem de Aço.

Sala da Justiça

Montagem reunindo a Sala da Justiça no Snyder Cut e na animação Super amigos

Sede da Liga da Justiça, a Sala da Justiça faz uma breve aparição durante a visão do Ciborgue. Na ocasião, é possível ver a fachada do local totalmente destruída após uma feroz batalha entre os heróis da Terra e Darkseid.

Kilowog

Montagem com imagens do Kilowog no Snyder Cut e nas HQs

Além da própria Sala da Justiça, essa visão do Ciborgue mostra o Lanterna Verde Kilowog. Como era de se esperar em um cenário pós-apocalíptico, ele aparece morto em frente ao QG da equipe.

Tio Ben

Cena do Snyder Cut em que aparece uma homenagem a Ben Parker

Além das várias referências ao Universo DC, o Snyder Cut também presta uma sutil homenagem ao tio do Homem-Aranha. Na cena em que o Flash luta contra o Superman recém-ressuscitado, é possível ver o nome “Ben Parker” no memorial em homenagem aos falecidos na batalha entre o kryptoniano e o General Zod.

Vovó Bondade

Montagem com imagens da Vovó Bondade no Snyder Cut e nas HQs

Uma das adições mais celebradas no Snyder Cut é, sem dúvidas, Darkseid e sua corte em Apokolips. Além de mostrar o vilão e seu servo Desaad, o filme mostra rapidamente a Vovó Bondade. Nas HQs, ela é responsável por torturar inimigos e treinar o exército de seu mestre, mas no Snyder Cut aparece brevemente - mais como um easter egg do que como um personagem de fato.

A carta do Coringa

Montagem com imagens da carta do Coringa nas HQs, Snyder Cut e Batman vs Superman

O epílogo do Snyder Cut trouxe uma interessante interação entre o Batman de Ben Affleck e o Coringa de Jared Leto. Com o objetivo de sobreviver à realidade apocalíptica em que Darkseid controla o Superman, o Palhaço do Crime propõe uma trégua ao Homem-Morcego. O símbolo desse armistício é uma carta, que por conta própria já seria um easter egg, pois sua ilustração é a mesma utilizada na primeira aparição do personagem nas HQs. Porém, ela presta referência ainda ao pesadelo de Bruce Wayne em Batman vs Superman, em que é possível ver a tal carta colada na metralhadora que o herói carrega.

Flashpoint

Montagem com cena do Snyder Cut e capa da HQ Flashpoint

Não é segredo que o filme solo do Flash vai adaptar a HQ Ponto de Ignição (ou Flashpoint, no original). Porém, Zack Snyder já prestou uma cota de homenagens ao quadrinho em seu filme com a Liga. Além do pai de Barry Allen estar preso injustamente pelo assassinato da mãe do herói, é citada uma guerra entre atlantes e amazonas, que também ocorre no quadrinho.

Bat-Tanque

Imagem da cena do Bat-tanque no Snyder Cut

A cena final do Batman no Snyder Cut é aquele belo quadro em que o herói em cima do Bat-Tanque, veículo que aparece no Cavaleiro das Trevas do Frank Miller. Além do tanque, é possível ver pessoas amarradas ao lado, o que parece uma referência aos Mutantes, grupo criminoso que dá trabalho para o herói na HQ.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.