Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Netflix
Artigo

La Casa de Papel | Quais são os planos da inspetora Sierra

Imprevisível desde o princípio, a personagem de Najwa Nimri promete mais uma vez abalar as estruturas e as estratégias do Professor

MC
07.04.2020, às 14H05.
Atualizada em 02.08.2021, ÀS 14H55
Najwa Nimri em La Casa de Papel

Créditos da imagem: La Casa de Papel/Netflix/Reprodução

[Atenção: o texto a seguir contém spoilers da Parte 4 de La Casa de Papel. Logo, se você ainda não assistiu, guarde esse texto para mais tarde]

Desde a sua primeira aparição, a inspetora Sierra (Najwa Nimri) foi um destaque em La Casa de Papel. Além de ser a primeira adversária realmente à altura do Professor (Álvaro Morte), neutralizando-o em mais de uma ocasião durante o assalto ao Banco da Espanha com seus improvisos certeiros, o contraste da sua personalidade sem escrúpulos com o estereótipo da mulher grávida, de quem se espera ternura e meiguice, a tornou uma personagem complexa e interessante que é divertida de odiar.

Omelete Recomenda

Sua figura é tão instigante que várias teorias surgiram ao seu redor. Talvez pela franja e pelo cabelo ruivo, há quem acredite que ela seja a misteriosa quinta esposa de Berlim (Pedro Alonso), Tatiana (Diana Gómez). Embora ela saiba muito bem como desmontar os planos do bando, como se até tivesse conhecimento prévio dos seus próximos passos, como é o caso de Tatiana, a hipótese no fundo não tem muito sentido. Há um intervalo de apenas cinco anos entre os flashbacks do casamento e o roubo, e a diferença de idade entre Gómez e Nimri é mais significativa. Também vale lembrar que a série nunca trocou atores para retratar momentos do passado e do presente, ou seja, se trataria de uma tática muito forçada de virada para o que é padrão da série.

Outro aspecto que desperta a curiosidade dos fãs está na sua gravidez, que já dura duas temporadas. A repercussão desse simples detalhe foi tão grande nas redes que levou até mesmo a Netflix a brincar com isso, comparando-a à grávida de Taubaté:

Realmente é inegável a aura enigmática da inspetora. Mas, se Sierra já despertara essa impressão na terceira temporada, nos novos episódios ela surpreendeu o público não uma, mas duas vezes. Primeiro com a triste revelação sobre o destino do seu marido, que faleceu de câncer há pouquíssimo tempo. Depois, chegando ao esconderijo do Professor em uma investigação solo, enquanto toda a polícia a procurava.

Com uma personalidade tão imprevisível, é até difícil especular quais seriam os planos da inspetora Sierra na quinta temporada, agora que finalmente tem o Professor na sua mira. Chega a ser irônico que ela tenha desvendado todo o mistério justamente quando se tornou alvo dos seus antigos colegas. Capturá-lo poderia, assim, cancelar seu pedido de prisão e readmiti-la à corporação? Sendo Tamayo uma figura um tanto quanto egocêntrica, talvez nem mesmo a prisão da mente criminosa mais ousada da Espanha redimiria a humilhação pública que ela o fez passar. Mas, justamente por isso, há a possibilidade do coronel sequer continuar até o final à frente das investigações após tantas trapalhadas. Em outras palavras, talvez o embate com o Professor possa sim render a Sierra uma promoção, e este seria seu principal foco no próximo ano.

Há de se considerar ainda a curiosa hipótese de ela querer se aliar ao bando, uma teoria bastante popular entre os fãs. A atitude seria surpreendente, mas é isso o que você espera de Sierra, não é? Ser surpreendido. No entanto, apelar para esse recurso seria um indício de esgotamento da série. Afinal, outra inspetora já se juntou ao grupo. Isso sem mencionar que haveria uma resistência muito grande de todos, tendo em vista que ela torturou Rio (Miguel Herrán) e simulou a morte de Lisboa (Itziar Ituño) só para fazer o Professor sofrer.

De todo modo, Sierra saiu em busca de respostas e, perspicaz como é, dificilmente ela não as terá na próxima temporada. Há alguns obstáculos no seu caminho. A inteligência do Professor, claro, mas também o brutamontes Marselha (Luka Peros), que está a caminho do esconderijo depois de resgatar Lisboa da custódia da polícia. Ainda que não estejam claros, os passos seguintes de Sierra serão inquietantes e provocadores, mas é por isso que ela é um elemento hoje tão essencial para La Casa de Papel. Se não for para vê-la causando problema, nem vale a pena.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.