Homem-Formiga e a Vespa | Como o filme transformou um vilão para o cinema

HQ/Livros

Artigo

Homem-Formiga e a Vespa | Como o filme transformou um vilão para o cinema

Fantasma é bem diferente da versão dos quadrinhos

04.07.2018, às 16H24.
Atualizada em 05.07.2018, ÀS 15H11

Cada vez mais o Universo Cinematográfico da Marvel toma liberdades em relação a suas contrapartes dos quadrinhos. Em Homem-Formiga e a Vespa o público será apresentado a uma nova vilã chamada Fantasma – que é bem diferente da versão que conhecemos nas HQs em diversas maneiras.

Assim que começou a trabalhar na nova produção, o diretor Peyton Reed vasculhou a “enciclopédia da Marvel” e revirou uma lista com todos os vilões, heróis e coadjuvantes dos quadrinhos que poderia utilizar no longa. E, nessa busca, encontrou o Fantasma. “Já tivemos um [filme] onde o vilão contava com poderes similares ao Homem-Formiga. Então queríamos fazer algo diferente”, explica.

Nos quadrinhos, o personagem apareceu pela primeira vez em 1987 nas páginas do Homem de Ferro. Ao contrário de outros vilões, seu foco não é destruir ou conquistar o mundo e, sim, punir grandes corporações como as empresas de Tony Stark. Ele é um hacker e inventor acima da média e usa suas habilidades para invadir esses locais e destruir essas corporações de dentro. Porém, não foi isso que chamou a atenção do cineasta e, sim, o fato dele conseguir ficar invisível e a beleza de sua armadura, que lhe dava um visual único. 

 “A ideia em geral, especialmente do poder de ficar invisível, fazia sentido para nós. Esse poder ficaria ótimos contra o Homem-Formiga e a Vespa”, completa. O diretor ficou interessado no vilão, mas nada de sua história encaixava na continuação. Por isso, ele pediu a autorização da Marvel para criar a sua própria versão da personagem.  

Por ser menos conhecida, a produção teve toda a liberdade de reinventá-la da maneira que queria. Com isso, eles começaram escalando a atriz Hannah John-Kamen e a transformaram em uma vilã. “Fazia sentido para o tema do nosso filme mudar o gênero e fazer dela uma mulher. É algo realmente interessante, pois não vemos essas coisas no MCU”.

Além disso, sua origem foi totalmente remodelada e ela virou filha de Elihas Starr, um vilão pouco conhecido do Homem de Ferro chamado Cabeça de Ovo. Ela foi afetada pelos experimentos do cientista com o Reino Quântico e ganhou poderes de invisibilidade e a capacidade de atravessar qualquer matéria sólida – incluindo corpos e objetos. Com isso, a armadura virou uma forma de ajudá-la a controlar o poder e ela está em uma missão de sobrevivência e não tem interesse nenhum em derrubar grandes coorporações (pelo menos não agora). 

Se arriscar tem sido cada vez mais comum no Universo Cinematográfico da Marvel, a franquia Homem-Formiga tem se solidificado cada vez mais como o principal exemplo. Desde colocar Hank Pym como coadjuvante até a criação de personagens como Hope Van Dyne e Luiz, a franquia tem surpreendido o público e os fãs da Casa de Ideias. Agora, remodelando um vilão menos conhecido das HQs, o estúdio espera criar uma personagem que tenha destaque tanto no cinema e, quem sabe, nos quadrinhos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.