Música

Lista

Grammy | Conheça os indicados a melhor álbum do ano

Premiação acontece no próximo domingo, dia 10

Julia Sabbaga
06.02.2019
17h14
Atualizada em
10.02.2019
23h39
Atualizada em 10.02.2019 às 23h39

A análise dos indicados ao Grammy continua, e depois de recontar as faixas indicadas a melhor gravação, hoje listamos os álbuns indicados como melhores do ano na premiação da música. 

Confira abaixo os indicados em álbum do ano, prêmio dado para o artista principal, os artistas convidados, produtor e engenheiros de mixagem e masterização:

Invasion of Privacy - Cardi B

Cardi B é uma das mulheres mais indicadas do ano no Grammy, e uma das indicações é no maior prêmio da noite, álbum do ano. Seu álbum de estreia Invasion of Privacy foi lançado em fevereiro e inclui seu primeiro single, "Bodak Yellow", lançado em 2017 e indicado a duas categorias no ano passado, como melhor música e melhor música de rap ("Bodak Yellow" perdeu para "Humble", de Kendrick Lamar, nas duas categorias).

O disco ainda traz "I Like It", indicada como melhor gravação, e "Be Careful", indicada em melhor performance. O disco traz produção de Boi-1da, indicado como produtor do ano, e participações de MigosChance the RapperKehlaniSZA21 SavageJ Balvin e Bad Bunny.

By The Way, I Forgive You - Brandi Carlile

Brandi Carlile é o maior nome feminino do Grammy 2019, liderando com seis indicações, incluindo nas três maiores, gravação, música e álbum. Carlile nunca ganhou um Grammy e foi indicada apenas uma vez no passado, em 2015, por melhor álbum de música americana, The Firewatcher's Daughter. By The Way, I Forgive You é o sexto disco da cantora folk, e é produzido por Dave Cobb, já vencedor de dois Grammys e indicado de melhor produtor em 2015.

Scorpion - Drake

Drake é o maior indicado da noite, com sete indicações, inclusive nos três maiores prêmios da noite. Scorpion é o quinto álbum da carreira do músico e quebrou diversos recordes, inclusive de mais execuções no Spotify e na Apple Music no dia de lançamento, e ainda se tornou o disco mais ouvido nas plataformas em 2018. Entre os produtores de Scorpion está Boi-1da, indicado a produtor do ano, e entre as participações especiais estão Jay-Z, Ty Dolla Sign e Future. Scorpion ainda traz uma participação póstuma de Michael Jackson em "Don't Matter To Me".

H.E.R - H.E.R

Uma das maiores surpresas do ano é a quantidade de indicações de H.E.R, cantora de R&B que está indicada na categoria de artista revelação do ano. Seu auto-intitulado álbum H.E.R é uma compilação de seus dois últimos EPs, lançados em 2016 e 2017, e mais seis músicas novas. A cantora californiana tem 22 anos e levou o Soul Train Music Awards por seu álbum de estreia. 

Beerbongs & Bentleys - Post Malone

Post Malone foi indicado pela primeira vez ao Grammy este ano, como álbum do ano por Beerbongs & Bentleys, e por performances de "Rockstar" e "Better Now". O segundo álbum do rapper quebrou recorde de execuções no Spotify em 24 horas (que mais tarde seria quebrado por Drake) e rendeu ao músico o seu primeiro hit de topo das paradas, "Rockstar". O álbum traz participações de Swae Lee21 SavageTy Dolla SignNicki MinajG-Eazy e YG.

Dirty Computer - Janelle Monáe

Dirty Computer é o terceiro álbum da Janelle Monáe e traz uma coleção de participações especiais impressionante, com Prince, Brian Wilson, Zoë Kravitz, Grimes e Pharrell Williams. O disco foi lançado junto a um filme, descrito como um "emotion picture", e traz mensagens de libertação sexual, e críticas relacionadas a política dos EUA e racismo. O álbum foi incluído em diversas listas de melhores do ano, inclusive na Time, onde ficou em 2º, e no The New York Times, onde ficou em 1º lugar. A faixa "Pynk", do álbum, também está indicada como melhor clipe. 

Golden Hour - Kacey Musgraves

Kacey Musgraves já foi indicada 5 vezes ao Grammy no passado, inclusive como artista revelação, mas suas duas vitórias aconteceram nas categorias de música country. Este ano a cantora foi indicada em quatro categorias e levou sua primeira indicação por álbum do ano, com Golden Hour, seu quarto trabalho de estúdio. As faixas do disco foram escritas e produzidas em parceria com Daniel Tashian e Ian Fitchuk e incluem seus hits "Butterflies" e "Space Cowboy", indicadas como melhor performance country e melhor música de country, respectivamente. 

Black Panther: The Album, Music From And Inspired By - Vários artistas

A trilha sonora de Pantera Negra, que teve curadoria e produção de Kendrick Lamar, é recordista do ano em indicações, com oito no total, pelo álbum e pelas faixas "All The Stars" e "King's Dead". O trabalho traz diversos artistas que compuseram canções inspiradas nos temas e personagens do filme da Marvel, reunindo nomes como SZA, Khalid, Swae Lee, Jorja Smith, Jay Rock, Future, James Blake, Travis Scott e mais.