Mario Tama (Getty Images via AFP)

Créditos da imagem: Mario Tama (Getty Images via AFP)

Filmes

Notícia

Greve em Hollywood | Sindicato rejeita "oferta final" dos estúdios

Embate sobre IA ainda é o principal obstáculo das negociações

Omelete
2 min de leitura
06.11.2023, às 21H01.
Atualizada em 07.11.2023, ÀS 09H01

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA), rejeitou a chamada "oferta final" dos estúdios, nesta segunda-feira (6). Não está claro se as partes continuarão as conversas amanhã, apesar de os estúdios estarem inclinados a tal. Com isso, as negociações podem ser suspensas até janeiro de 2024. As informações são do Deadline.

Durante o final de semana, o sindicato se reuniu para discutir os pontos do documento, declarando estarem "revisando e considerando a resposta no contexto das questões críticas que apresentamos em nossas propostas".

Mas hoje, após longas discussões internas, o SAG-AFTRA emitiu o seguinte comunicado nas redes sociais: “Existem vários itens essenciais sobre os quais ainda não temos acordo, incluindo a IA. Manteremos você informado à medida que os eventos se desenrolarem”.

Quando apresentaram a última proposta, a entidade que representa os estúdios já tinha indicado que, caso as negociações não fossem concluídas, novas discussões só ocorreriam no próximo ano. Essa decisão teria um impacto ainda maior no cronograma de lançamentos de Hollywood.

Os dois lados tiveram uma conversa no último dia (1º) e o debate girou justamente em torno do uso de inteligência artificial nas produções. Segundo fontes do THR, as conversas não foram proveitosas e o uso de IAs se mostrou o principal obstáculos dessas negociações. 

A paralisação não só barra as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impede a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos.

O SAG-AFTRA também contava com a pressão adicional por parte dos roteiristas, que deflagraram greve em maio, mas chegaram a um acordo para a revisão dos contratos em outubro. Com o fim da paralisação dos roteiristas, algumas produções já retomaram as atividades.

*************

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.