Roteiristas aprovam novo acordo com estúdios (Foto: Mario Tama/Getty Images via AFP)

Créditos da imagem: Roteiristas aprovam novo acordo com estúdios (Foto: Mario Tama/Getty Images via AFP)

Séries e TV

Notícia

Greve dos roteiristas | Sindicato ratifica acordo com 99% dos votos a favor

Com isso, as movimentações da categoria estão oficialmente encerradas

Omelete
2 min de leitura
09.10.2023, às 19H13.
Atualizada em 17.10.2023, ÀS 14H35

Agora é oficial! O WGA, sindicato dos roteiristas de Hollywood, ratificou nesta segunda-feira (9) o acordo com os estúdios. O contrato foi aprovado com 99% de apoio dos membros do sindicato. Ou seja, 8.435 dos 8.435 totais.

O novo contrato passou a valer considerando o dia 25 de setembro, quando o acordo foi anunciado, e será válido até 1º de maio de 2026. Com isso, Hollywood vê o fim do movimento dos trabalhadores que durou 148 dias.

Segundo os roteiristas, a decisão da greve foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estavam a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.

A greve envolvia também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pediam pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pedia legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pedia reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos. 

Com a pressão da greve dos roteiristas, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos foram completamente paralisados até a assinatura de novos contratos.

************* 

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve) 

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.