Cena de Era Uma Vez em Hollywood/SonyPictures/Divulgação

Créditos da imagem: SonyPictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Era Uma Vez... Em Hollywood tem estreia cancelada na China

Filha de Bruce Lee teria pedido para que filme não fosse exibido no país

Nicolaos Garófalo
18.10.2019
22h18

A China deve demorar um pouco mais para assistir Era Uma Vez... Em Hollywood. Programado para entrar em cartaz no país no dia 25 de outubro, o filme teve sua estreia adiada indefinidamente. De acordo com o Hollywood Reporter, o cancelamento aconteceu a pedido de Shannon Lee, filha do lendário ator Bruce Lee, que criticou a maneira como o pai foi retratado no filme.

A China era vista como importante mercado para o filme, que contava com os espectadores do país para quebrar a marca de US$ 400 milhões nas bilheterias mundiais (atualmente, o longa conta com US$ 366 milhões arrecadados).

Enquanto a Sony, estúdio original do filme, e a Bona Film Group, distribuidora local de Era Uma Vez... Em Hollywood, discutem um corte que agrade os censores chineses, Quentin Tarantino, diretor do longa, afirma que não mudará sua obra para se adequar ao mercado chinês (via Collider).

Em 2013, após o lançamento de Django Livre na China, o filme foi retirado dos cinemas e reeditado por conta de seu conteúdo violento e sexual. O novo corte foi uma decepção nas bilheterias no país, o que pode explicar a relutância do cineasta em mexer com outro trabalho por conta do público chinês.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo conteúdos americanos na China. Ainda em outubro, a animação South Park foi completamente apagada das redes chinesas após satirizar a política de censura no país e a boa vontade de diversas celebridades e artistas de adaptar suas obras para lucrar no país.

Com Leonardo DiCaprioBrad Pitt Margot Robbie no elenco principal, Era Uma Vez Em... Hollywood acompanha Rick Dalton, ex-astro de uma série de TV, e seu dublê de longa data, Cliff Booth, durante o ano de 1969.