O Marinheiro das Montanhas/Divulgação

Créditos da imagem: O Marinheiro das Montanhas/Divulgação

Filmes

Notícia

Festival de Cannes 2021: Veja como será a participação do Brasil nesta edição

Nosso país será representado no júri e por meio de outras 4 produções na programação oficial

06.07.2021, às 11H18.

De hoje até o dia 17 de julho, a cidade de Cannes — novamente — estará tomada por astros, fotógrafos, jornalistas e diretores em um dos maiores e mais respaldados festivais de cinema do mundo. O Festival de Cannes retoma as atividades após uma pausa forçada, em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. E este ano, o Brasil está presente na celebração, tanto no júri (graças à presença de Kleber Mendonça Filho), como na programação oficial. 

Na competição de curtas-metragens, existem duas produções em busca do ouro: Sideral, de Carlos Segundo, e Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci

O curta Sideral gira em torno de um casal formado por uma faxineira e um mecânico, além de seus dois filhos. A família é impactada pelo lançamento do primeiro foguete tripulado por brasileiros. Já Céu de Agosto gira em torno de uma grávida que precisa cuidar de si e de sua avó, que está doente, enquanto precisa lidar com as queimadas da Amazônia, que afetam o seu dia a dia. 

Embora não esteja em competição, o vencedor do prêmio Um Certo Olhar, em 2019, por A Vida InvisívelKarim Aïnouz, também lança no festival o filme O Marinheiro das Montanhas em uma das sessões especiais. Na produção, o diretor resgata memórias de sua família por meio de fotografias antigas. 

Em outra mostra, na Cinéfondation, que prestigia produções realizadas por novos diretores, o curta Cantareira, do estudante Rodrigo Ribeyro, também faz uma aparição. O título procura mostrar o paradoxo entre a metrópole e a natureza que rodeia a Serra da Cantareira, localizada próxima à cidade de São Paulo. 

Outro título nacional que também fará uma aparição na edição deste ano é Medusa, título selecionado para a Quinzena dos Realizadores. O longa de Anita Rocha da Silveira reflete sobre a pressão que a sociedade coloca sobre as mulheres para serem perfeitas, usando para isso a história de Mariana, uma jovem obcecada por controlar cada aspecto de sua vida. Um dia, no entanto, "a vontade de gritar será maior do que ela é capaz de suportar", segundo a sinopse no Torino Film Lab.

A produtora brasileira RT Features, liderada por Rodrigo Teixeira, também assina a produção de dois filmes da programação oficial. O primeiro é Bergman Island, novo longa de Mia Hansen-Løve (O Que Está Por Vir), que concorre à disputada Palma de Ouro. E Murina, de Antoneta Kusijanovic, que, assim como Medusa, também terá seu lugar na Quinzena dos Realizadores. 

O evento francês ainda será palco de uma exibição especial de Velozes e Furiosos 9, e vai homenagear nomes como Jodie Foster e Marco Bellocchio com Palmas de Ouro honorárias pelo conjunto da obra.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.