Cena de Schitt's Creek

Créditos da imagem: CBC/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Entenda o sucesso de Schitt’s Creek, comédia que fez a rapa no Emmy 2020

Última temporada da série canadense levou sete prêmios

Nicolaos Garófalo
21.09.2020
13h19

Premiada com Melhor Série de Comédia no Emmy 2020, Schitt’s Creek surpreendeu o público ao arrebatar sete troféus consecutivos na premiação, fazendo a famosa rapa nas categorias de comédia na noite do último domingo (20). A série surpreendeu, derrotando a queridinha The Marvelous Mrs. Maisel e as elogiadas The Good Place e Insecure, encerrando magistralmente seu último ano. Mas, por que a produção tem sido tão comentada nos últimos meses se já está no ar há seis anos?

Diferente de suas concorrentes, Schitt’s Creek foi a única indicada nas categorias de comédia originada fora dos Estados Unidos. Produzida no Canadá, a série da CBC chegou aos Estados Unidos pela pouco conhecida Pop TV apenas um mês após sua estreia na TV canadense em 2015. Ainda assim, foi apenas ao entrar no catálogo norte-americano da Netflix que a comédia passou a receber maior reconhecimento e, em 2019, suas primeiras indicações ao Emmy.

Mas o que explica a explosão da comédia, tanto na premiação como nas redes sociais, é, surpreendentemente, o atual contexto mundial. Com pessoas do mundo todo em quarentena pela maior parte de 2020, o publicou passou a buscar cada vez mais séries divertidas como uma forma de descansar das dificuldades trazidas pelo coronavírus e pelo momento político frágil de seus governos. É aí que Schitt’s Creek entra.

A série conta a história da família Rose, socialites que, após perder sua fortuna, precisam se mudar para a cidade titular, situada no ambiente rural canadense que não dispõe dos luxos de suas vidas na cidade grande. Protagonizada por Eugene Levy, Catherine O’Hara, Dan Levy e Annie Murphy – todos premiados por suas atuações no Emmy 2020 -, a produção mostra os quatro permanecendo unidos, apesar de todos os acontecimentos recentes em suas vidas.

Buscando manter uma atmosfera divertida, Schitt’s Creek descomplicou temas como sexualidade e família com roteiros bem escritos, que abordavam de maneira leve a vida dos personagens principais. O tom otimista da série se tornou o principal atrativo para o público e a boa execução na frente e atrás das câmeras prendeu os espectadores e recebeu elogios da crítica, especialmente em um momento em que praticamente tudo o que acontece no mundo parece apontar para um futuro difícil. Após maratonar cinco temporadas graças ao streaming, o público pode voltar toda a sua atenção ao último ano da série e dar à produção o maior alcance de sua história.

Para acompanhar a demanda do público, a mídia especializada – e aAcademia do Emmy – passou a prestar mais atenção a Schitt’s Creek, percebendo tardiamente os méritos da série e premiando-a tanto por seu ótimo ano final, quanto pelo legado de comédia descompromissada e ao mesmo tempo bem-feita.

No Brasil, as primeiras cinco temporadas de Schitt’s Creek estão disponíveis no Paramount+, que pode ser acessado por um adicional de R$ 19,90 à fatura mensal do Amazon Prime Video. Na TV, a série é transmitida pela Comedy Central.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.